(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Zatopek: Projeto atenderá mais de 1,5 mil crianças e adolescentes

Esportes Comentários 08 de fevereiro de 2013

Além de incentivar a prática esportiva, a ação contribui para a descoberta de novos talentos


Pelo sexto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação iniciou as atividades do projeto Zatopek. A ação atenderá, este ano, mais de 1.500 crianças e adolescentes em campeonatos interescolares e treina 65 adolescentes do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica, que é parceira do projeto, em estradas vicinais do município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento. A Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda na programação os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos. Para este ano o trabalho será realizado em mais oito escolas.
As atividades do Zatopek contam com duas frentes: a primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Através desta competição, os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.
Mais que incentivar a prática esportiva, o projeto Zatopek, também tem o papel de descobrir novos talentos. Nos últimos seis anos, por exemplo, alguns nomes surgiram no cenário esportivo de Goiás, graças ao incentivo dado pela Prefeitura de Anápolis.
Gabriela Mota é um exemplo de dedicação. Com 18 anos e há cinco no projeto, a jovem é um dos destaques do Zatopek. Participou de diversas competições em Goiás e outros estados. Destaque para a conquista da medalha de bronze no Brasileiro Interclube de Atletismo realizado em Maringá (PR). Para ela, além de melhorar a condição física, a iniciativa também contribuiu para a sua sociabilização e educação. “Por meio do projeto melhorei as minhas notas, tive a oportunidade de ingressar numa faculdade. Sem esquecer a chance de conhecer outras cidades e estados por meio das competições”, explica.
Breno Victor Bandeira, de 14 anos, é mais uma promessa entre os atletas do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar. Ele ingressou no projeto em 2012, mas já é destaque entre os participantes. O adolescente também fala da importância da iniciativa para a cidade de Anápolis e os benefícios do projeto para sua vida. “Passei a ter uma nova postura, principalmente no meu comportamento, gosto muito e, por isso, pretendo continuar treinando para melhorar meu rendimento e conquistar bons resultados nas competições”, afirma.
Segundo um dos técnicos da equipe, Gisley da Silva Pimentel, o projeto é excepcional, pois, além de revelar atletas, contribui na vida social das crianças e adolescentes. “Muitos destes atletas talvez não consiga grandes vitórias, mas a qualidade de vida deles será outra, tanto na saúde, quanto no seu comportamento”, avalia.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Taça Mané Garrincha - Galo chega à semifinal invicto

20/10/2017

O trabalho realizado por Nassim Hajjar; Mário Alves, Ademir Marinho e Alan George vem gerando bons resultados nas categorias...

Conselho Técnico irá definir o planejamento

20/10/2017

O Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2018 irá acontecer nas próximas semanas e a Anapolina aguarda a definição por...

Campeonato pepa foi um sucesso

12/10/2017

Sob a coordenação de Daniel Victor Barros e Diego de Jesus Freitas, o Campeonato Pepa foi encerrado com sucesso na partida ...

Chuva não interrompe obra no estádio Jonas Duarte

12/10/2017

O torcedor anapolino vai ter que esperar o Campeonato Goiano de 2019 para ver o novo Estádio “Jonas Duarte” totalmente a...