(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Zapty: de Anápolis para todo o Brasil

Geral Comentários 19 de maro de 2010

Paulo Morais, escritor do livro “Zapty: o extraterrestre” e criador do boneco do mesmo personagem, conquista o público infantil com uma história irreverente que discute diversos problemas de forma clara e objetiva


De um sonho para a vida real. Foi assim que aconteceu com o advogado, ex-bancário e iniciante de escritor, Paulo Aparecido Morais, ao ver seu livro, e o boneco do personagem, surgirem nas prateleiras das lojas de brinquedos de todo o Brasil. Após passar por diversas tribulações na vida pessoal, ele resolveu abordar temas em seu livro que vem atingindo as crianças e o mundo, como a relação familiar, aquecimento global e desmatamento do cerrado.
Segundo o autor, a ideia de escrever um livro começou após ter se separado de seus filhos Érico, de 11 anos, Victor, de 14 anos e o especial Bruno, de 18 anos. “Senti a necessidade de me aproximar deles e o livro é uma homenagem, pois deles me afastei por um bom tempo após o divórcio”, disse. Antes de rascunhar a história de um extraterrestre, Paulo Morais plantou três bálsamos e os batizou com os nomes dos filhos. Proferiu palestras sobre os dados da educação inclusiva em diversas escolas, devido ao cenário em que o filho mais velho vive. Até hoje, é convidado para falar sobre o tema e compartilhar a experiência.
Em meio a tantas mudanças em sua vida, surge o Zapty, uma história divertida indicada pelos críticos para uma leitura dos pais com os filhos. São 79 páginas de aventura que, de forma irreverente e delicada, abordam temas de impacto social.
Mas, não parou por ai. De março de 2008, a setembro daquele ano, Paulo trilhou o objetivo de criar o boneco Zapty. Após passar por diversas mãos de artesãs de Anápolis, o extraterrestre, enfim, surgiu.
No dia 20 de setembro de 2008 o autor decidiu ir para São Paulo levar sua criação. Para ele, “a persistência é uma lição de coragem e sonho”. Muitas pessoas o criticaram. Foram nove empresas fabricantes de brinquedos visitadas durante oito dias.
A decisão não podia ser melhor; a empresa IFA, mesma fabricante do boneco global Louro José, da Ana Maria Braga (Rede Globo), aceitou o desafio e já está comercializando o Kit Zapty: livro, boneco e uma caixa de giz de cera. O livro contém 15 ilustrações para a criança colorir e tem um custo para o consumidor de R$ 14,90.
Hoje, o autor está em busca de incluir o kit na educação infantil de todas as escolas do Brasil, pois é indicado para crianças de oito a 13 anos. Em abril, a empresa IFA irá apresentar o kit durante a maior feira de brinquedos da América Latina, a ABRIN, e a terceira maior do mundo, que reúne os mais expressivos fabricantes nacionais de brinquedos, puericultura e afins. Promovida pela ABRINQ - Associação Brasileira de Brinquedos e FRANCAL FEIRAS – acontece, anualmente, no primeiro semestre e promove o lançamento de novos produtos que aquecem as vendas do setor durante o ano todo.
Manual do Estudante
Além do livro infantil, Paulo Morais redigiu o Manual do Estudante. Trata-se de um livro que retrata os problemas de violência envolvendo menores, o chamado buylling escolar. “Ao observar o relacionamento com os pais, tive a ideia de desenvolver o manual”, contou. Segundo ele, os noticiários de 2009 focaram a violência das crianças nas escolas, como depredação, lesão aos professores e muitos não sabem a punição que existe na lei para esses crimes.
“Se cada criança souber que pode ser punida, severamente, não haveria tamanha violência”, disse. Paulo Morais atua na área penal em Anápolis. Para desenvolver esse material, contou com a colaboração do juiz de direito Mateus Milhomem de Sousa e do serventuário de justiça, Áureo do Brasil Cunha. O manual, além de alertar os pais sobre o comportamento dos filhos, orienta as crianças sobre as consequências do ato criminal.

Livro: ZAPTY - O Extraterrestre
Autor: Paulo Aparecido Morais
Editora: Kelps
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 79
ISBN: 9788577663651
Sinopse: Três crianças, os irmãos: Érico, Victor e Bruno, durante um passeio a um sítio, vivem uma experiência inusitada. Jamais poderiam imaginar que encontrariam um extraterrestre e que se tornariam amigos deste pequeno ser galáctico. Tem início aí, uma aventura infantil. Eles precisam correr contra o tempo, entrar em contato com a nave-mãe, para levar de volta o pequeno ZAPTY, ao seu planeta de origem, o B612. Uma aventura instigante e com simplicidade.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Anapolino é destaque em competição nacional

21/09/2017

Na última segunda-feira, 18, o prefeito Roberto Naves recebeu em seu gabinete o jovem Gabriel Douglas Araújo, estudante da ...

Promotores de Justiça têm encontro em Anápolis

21/09/2017

Os encontros regionais da Procuradoria Geral de Justiça Presente e de elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministéri...

Entenda o que é trabalho intermitente

21/09/2017

A Reforma Trabalhista tem um ponto que necessita de grande destaque, que é a criação de um novo modelo de trabalho que at...

Projeto ampara crianças em situação de risco

21/09/2017

Será lançado nesta sexta-feira, 22, o Projeto Querobem. A solenidade está marcada para o auditório do Bloco F, da UniEVAN...