(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Voluntariado faz de Anápolis um exemplo para o País

Especial Comentários 21 de outubro de 2011

Não só para o Brasil, mas também para outras nações. Afinal, as ações do Rotary extrapolam fronteiras e beneficiam a milhares de pessoas com obras e programas diversos


A história do Rotary se confunde com a história de Anápolis. E, também, muitos de seus personagens que, ao longo de décadas, se entregaram à causa do voluntariado sob a inspiração de um trabalho que começou no ano de 1905, em Chicago-EUA, liderado por um homem chamado Paul Percy Harris. Seus ideais correram o mundo e, hoje, a comunidade rotariana soma mais de 1,2 milhão de pessoas de 200 países que se unem para promoverem o bem em suas comunidades.
O Rotary Clube Anápolis é o mais antigo dos cinco clubes existentes no Município. Foi fundado em 17 de abril de 1941 e, portanto, está completando 70 anos. Alguns dos seus sócios fundadores são nomes conhecidos da história da Cidade: Alderico Borges de Carvalho; Aquiles de Pina; Carlos de Pina; Genserico Gonzaga Jaime; Sócrates Mardocheu Diniz; James Fanstone; Jonas Ferreira Alves Duarte; Luiz Caiado de Godoy; Eurípedes Junqueira; Onofre Quinan, Ursulino Leão dentre outros de uma lista bastante extensa de personalidades que ocuparam cargos diversos como o de Prefeito e Governador, ou se destacaram nas suas atividades profissionais.
Mas, a história do Rotary é ainda mais rica em obras. No âmbito internacional, por exemplo, segundo o Presidente do Rotary Clube Anápolis, Willian Leyser O’Dwyer, o Bill, como é mais conhecido, a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) foi uma das grandes bandeiras da entidade e o resultado disso é que, hoje, praticamente, ela é uma doença erradicada em quase todo o mundo.
Em Anápolis, as ações do Rotary estão por todos os lados. Conforme lembrou Bill O´Dwyer, a Escola Agrícola “Sócrates Diniz”, que durante muitos anos funcionou numa ampla área às margens da BR-060, no trevo do Distrito Agroindustrial, foi a primeira instituição a ministrar ensino em nível técnico. Mais tarde, o local foi doado para que ali se instalasse um centro para acolher dependentes químicos.
As escolas “Rotary Donana” e “Rotary Dona Sandita” (que homenageiam as mães de dois rotarianos e ex-prefeitos da cidade - Odorico da Silva Leão e Anapolino de Faria), são dois expoentes do trabalho educacional realizado pela entidade. O projeto AABB Comunidade acolhe 265 crianças e adolescentes oferecendo atividades educativas, recreativas e de lazer, contribuindo para que as mesmas possam contar com uma boa base de formação e, assim, obterem mais oportunidades de sucesso pessoal e profissional. Outra rica experiência é o projeto Light House, cujo foco é alfabetização de adultos. Além disso, o Rotary já doou gabinetes odontológicos, realiza periodicamente campanhas de acuidade visual com a doação de óculos para os que necessitam e participa de um sem número de trabalhos sociais, que são, em grande parte, desenvolvidos através das Casas da Amizade, as quais têm à frente as esposas dos rotarianos. E, também, o projeto de intercâmbio de jovens que permite que brasileiros vão estudar e conhecer outros países, línguas e culturas, assim como jovens estrangeiros venham para o Brasil com o mesmo objetivo.


Anápolis ajudou na fundação do Rotary de Brasília
O Rotary de Anápolis, conforme ressaltou Bill O´Dwyer, surgiu através do clube de Goiânia e ajudou a fundar o de Brasília. Hoje, é respeitado em níveis nacional e internacional. Tanto é que, recentemente, o presidente mundial, o indiano Kalyan Banerjee esteve no Município para uma visita ao capitão Waldyr O´Dwyer (pai de Bill, empresário e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira), que é o mais antigo rotariano em atividade, com 65 anos dedicados à causa e com muita disposição.
O Rotary, efetivamente, esteve presente em diversos momentos importantes da história de Anápolis, como a implantação do Distrito Agro Industrial, através do então Presidente da Goiasindustrial Sultan Falluh, e na implantação da Base Aérea. Desde o primeiro comandante até o atual, Alcides Teixeira Barbacovi, todos fizeram ou fazem parte do Rotary.
O Rotary de Anápolis já contribui com sete Governadores do Distrito 4530 que compreende o Distrito Federal e os estados de Goiás e Tocantins. Foram eles: Sócrates Mardocheu Diniz; Odorico da Silva Leão; Geraldo Rosa; Ivan Roriz; Willian Laser O´Dwyer, Eurípedes Junqueira e Moacir Lázaro de Melo. Este último, pelo Rotary Clube Anápolis Oeste e os demais pelo Rotary Clube Anápolis. E, atualmente, conta também com um Assistente de Governador, o empresário de comunicação Mário Alves, do Rotary Clube Oeste, o qual tem realizado um trabalho reconhecido na comunidade rotariana e em geral.

Eventos da agenda rotariana
O Rotary Clube Anápolis Oeste estará realizando neste sábado, 22, a vigésima segunda edição do Rotary Fest, tradicional festival de chope, cuja arrecadação com a venda de canecas vai para os trabalhos desenvolvidos pela instituição. O evento será realizado no Estádio “Jonas Duarte”, das 12 às 16 horas. O preço da caneca é de R$ 25, sendo que maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3317-5500.
Desde o último dia 17, o Rotary Clube Anápolis está com uma extensa programação comemorativa ao aniversário de 70 anos. E, neste sábado, haverá um jantar dançante, a partir das 20 horas, no Salão de Eventos Lune, com a participação de rotarianos de Anápolis e de outras cidades pertencentes ao Distrito 4530. No dia 5 de novembro, haverá uma ação conjunta do Rotary; Base Aérea, Prefeitura e outros parceiros no Bairro Jandaia, a partir das 8 da manhã. A programação será divulgada posteriormente.
Na última quarta-feira,19, houve momentos solenes realizados na Câmara Municipal e na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). Na quinta feira, foi realizado um momento cívico no Projeto AABB Comunidade e um concerto com a Banda Sinfônica da Base Aérea no Teatro Municipal.

Fique por dentro

O Rotary em Anápolis
Mais de 150 rotarianos
Cinco clubes:
Rotary Clube Anápolis
Rotary Clube Anápolis Oeste
Rotary Clube Anápolis Norte
Rotary Clube Anápolis Leste
Rotary Clube Nova Geração

O Rotary no Brasil
38 Distritos
2,3 mil clubes
56 mil rotarianos

O Rotary no Mundo
530 Distritos
34 mil clubes
1,2 milhão de rotarianos

Autor(a): Nilton Pereira / Vander Lúcio Barbosa

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Miguel Squeff - Saudades eternas

21/06/2018

Domingo, 17 de junho, 22hs45, faleceu o cronista esportivo Miguel Squeff. A notícia divulgada nas redes sociais se espalhou ...

Engecom coloca Anápolis na vanguarda da engenharia e arquitetura

10/05/2018

Até o início da década de 80 eram poucas as edificações verticais em Anápolis. O cenário econômico ajudou a transform...

Doar leite é simples, saudável e salva vidas em situação de risco

05/04/2018

Ana Flávia Dias é mãe de primeira viagem e nesta semana foi ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais Mulher), no Ba...

Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado no Legislativo

22/03/2018

A vereadora professora Geli Sanches (PT), lembrou, na tribuna, a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down. Ela apro...