(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Viúva promove festa de Natal para a comunidade

Comportamento Comentários 22 de dezembro de 2012

Há 40 anos Dona Abadia desenvolve um trabalho singular com as viúvas do Bairro Boa Vista


A mineira de nascimento, e, anapolina de coração, Abadia Alves, 71, é Presidente do Círculo de Oração da Igreja Assembleia de Deus do Bairro Boa Vista. Desde a década de 50 em Anápolis, há 40 anos é moradora e referência na região. "Quando me mudei para cá, as ruas não eram asfaltadas. Os postes foram colocados pelo Sindicato do Comércio por intermédio do meu marido", diz. A presença dela e de seu esposo Luciano, sempre fez a diferença no bairro. "Naquela época não havia farmácias, nem feira por aqui. Lembro-me de que auxiliava meu marido a aplicar injeções quando as pessoas da vizinhança necessitavam", conta. Muito conhecida no setor, Dona Abadia, que cresceu ajudando a mãe em uma lavanderia, tem o costume de ajudar a quem precise de seu auxílio, seja financeiramente ou por meio de um conselho.
Durante todo o ano prestando serviços no círculo da Igreja, ela e inúmeros membros do bairro juntam pequenas quantias em dinheiro que no mês de dezembro são a soma para a festa de natal que a Presidente do Círculo de Oração realiza todos os anos. A celebração é conhecida como “a festa das viúvas”. Um bolo de dois metros; dois mil salgados, bombons caseiros e frutas compõem a ceia da festa que recebe diversos convidados, também de outras regiões. "Estou esperando o pessoal de Goianápolis. Eles já participaram da festa e gostaram muito", diz.
O valor arrecadado, também, é utilizado para a compra de tecidos, que dão formato às roupas doadas para as viúvas mais necessitadas, e mantimentos para as cestas básicas que ela distribui para elas e para outras pessoas carentes que recorrem à sua ajuda.
Para o neto, Luciano Thiago, a avó é motivo de orgulho. "Ela é uma das moradoras mais antigas do Bairro Boa Vista e há tantos anos desenvolve um grande trabalho de assistência social na região. É um orgulho", comenta o neto.
O trabalho realizado por Dona Abadia com as viúvas, há 37 anos, é admirado a ponto de estar sendo desenvolvido em outras localidades por pessoas que se simpatizaram pelo serviço prestado. "Algumas pessoas da Bahia conheceram esse trabalho e gostaram tanto que levaram o projeto para lá e já estão colocando em prática", conta feliz.
Apesar de um número considerável das viúvas da Igreja já haverem falecido, a festa nunca deixa de acontecer, pois já é uma tradição tanto naquela comunidade religiosa, como no bairro. "Se houver, somente, duas viúvas na igreja a festa continuará sendo feita porque ela é também uma tradição", explica.
E, nesta sexta-feira, 21, a partir das 19h30 acontecerá, na Igreja Assembléia de Deus do bairro Boa Vista, a edição 2012 da “festa das viúvas”. Ela será aberta a toda a comunidade. Dona Abadia, que sempre gostou de ajudar ao próximo, não esconde a satisfação que sente pelo trabalho que realiza. "Estou muito alegre pela festa e por cada um daqueles a quem ela vai beneficiar", finaliza.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Comportamento

Registros de casamentos caem e os de divórcios aumentam, mostra IBGE

02/11/2018

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acaba de divulgar a estatística de registro civil. Os números trazem dad...

Palmadas estimulam agressividade em crianças, diz estudo

29/04/2016

A criança que apanha (leves palmadas no bumbum ou em outra extremidade) é mais propensa a desafiar seus pais, ter um compor...

Brasileiras iniciam vida sexual na adolescência

02/10/2015

etade (53%) das mulheres inicia a vida sexual entre 16 e os 18 anos no Brasil. A pesquisa, reali...

Qual é a melhor idade para conversar com os filhos sobre o álcool?

14/09/2015

ara evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica entre pré-adolescentes e jovens...