(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Vice-Governador faz anúncio de projetos para expansão industrial

Cidade Comentários 21 de setembro de 2017

José Éliton apresentou alternativas para novas plantas industriais, com a criação de novos distritos


O Vice Governador José Éliton participou, na noite da última quarta-feira, 20, de reunião com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis. A pauta do encontro girou em torno das demandas do parque industrial local. Também estiveram presentes, o secretário estadual de Desenvolvimento, Francisco Pontes; o Prefeito Roberto Naves; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás), Júlio Vaz; o presidente da Agência Goiana de Regulação, Ridoval Chiareloto e vários outros representantes do Governo do Estado.
Antes de responder a algumas perguntas formuladas pela diretoria da entidade, José Éliton afirmou que pretende desenvolver, em Anápolis, o que chamou de “agenda objetiva de trabalho” e se comprometeu em estar na Cidade, pelo menos, a cada dois meses, a fim de levantar problemas em vários segmentos e dar encaminhamento aos mesmos, nas esferas de competência do Governo.
A principal novidade apresentada na reunião foi em relação à expansão de áreas para a industrialização. O Vice-Governador confirmou que o Estado já está disponibilizando uma área de 13 alqueires ao Município, para a implantação do distrito municipal. Esta área será transferida para a Prefeitura, que fará a infraestrutura e, em seguida, deverá estabelecer uma parceria público-privada para a gestão junto às empresas interessadas. Há, também, a previsão de uma área de 200 alqueires para a ampliação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA). Além disso, a CODEGO está com vários processos encaminhados para a retomada de áreas não utilizadas no Distrito.

as expectativas
O Prefeito Roberto Naves adiantou que a expectativa é de que até março, ou abril do ano que vem, já comece a expansão industrial por meio do distrito municipal. Por outro lado, ficou descartada a utilização de uma parte da área da Plataforma Logística para abrigar indústrias, como havia sido proposto anteriormente. O presidente da ACIA, Anastácios Apostolos Dagios afirmou que a destinação de novas áreas vem num momento apropriado, já que a economia do País dá sinais de melhora. Ele lembrou que o Município de Anápolis estava, praticamente, estagnado, há cerca de cinco anos, quanto à expansão industrial. Situação que, agora, na sua avaliação, pode se reverter.
Quanto ao problema da Estação de Tratamento de Esgotos do DAIA, outra demanda apontada pelos empresários, o Vice-Governador José Éliton disse que foram realizadas diversas melhorias no sistema, inclusive, atendendo a demandas do Ministério Público. Porém, quanto à expansão - com custo estimado de cerca de R$ 8 milhões - ainda há a necessidade de alocação de recursos.
José Éliton foi questionado, também, quanto ao funcionamento do Aeroporto de Cargas e da Plataforma Logística. Em relação ao Aeroporto, o Vice-Governador adiantou que a pista já está pronta e está sendo concluída a área de taxiamento. Depois de concluído, o mesmo deverá ser licitado para exploração pelo setor privado. Quanto à Plataforma, ele adiantou que o projeto esbarra em um problema complexo, que é a operacionalidade da Ferrovia Norte Sul, o que não depende do Estado. Assim como o aeroporto, esta plataforma será licitada para a inciativa privada. O Governo já acenou que todo o complexo poderá ser licitado em conjunto, mas não há um prazo definido para que isto aconteça.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Segundo viaduto da Brasil já tem a primeira rampa pavimentada

12/10/2017

A impermeabilização da rampa sul do viaduto “Idelfonso Limírio”, erguido na confluência da Avenida Brasil e da Rua Am...

Certificado presta homenagem a personalidades anapolinas

12/10/2017

Seis personalidades que em suas ações defendem a vida e a família foram homenageadas durante sessão solene realizada no d...

Passe Livre Estudantil deve funcionar a partir do dia 17

12/10/2017

O programa Passe Livre Estudantil (PLE) deverá começar a funcionar em Anápolis no início da próxima semana, provavelment...

Ministério Público terá nova sede

05/10/2017

Com previsão de as obras começarem a serem executadas ainda este ano, o Ministério Público, em Anápolis, vai funcionar n...