(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Viaduto da Brasil tem engenharia inovadora em Goiás

Cidade Comentários 13 de maio de 2016

O pavimento terá um segmento em pré-moldado passado por cima do cruzamento das duas avenidas. A “ponte” será suspensa por cabos, numa estrutura denominada estaiada


Toneladas de ferro e concreto, abaixo e acima da terra, dão sustentação e contorno ao viaduto da Avenida Brasil com a Avenida Goiás. Uma obra de engenharia que muita gente ainda não se deu conta de sua dimensão e importância, do ponto de vista da construção em si e de sua funcionalidade. É isso que o projeto desenvolvido pela JOFEGE Pavimentação e Construção promete, ou seja, mais um cartão postal para a Cidade e um componente do sistema de mobilidade urbana que poderá, se não resolver os problemas do trânsito na região, melhorar, em muito a situação, dentro da concepção que abarca o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), ou, Transporte Rápido por Ônibus.
Na última terça-feira, 10, o Prefeito João Gomes fez uma visita ao local para acompanhar o cronograma. O Jornal Contexto fez parte do grupo que pôde conhecer de perto os detalhes da obra que é, de fato, muito interessante de se ver. Uma estrutura robusta, imponente e, na linguagem técnica, uma obra de engenharia. O detalhe que mais chama a atenção é a tecnologia empregada, ou seja, a sustentação da plataforma por meio de cabos, estrutura conhecida como estaiada, tipo de ponte suspensa por cabos que partem diretamente de um mastro e vão até o seu tabuleiro.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Ulisses Sá, trata-se do primeiro projeto, em Goiás, que adota esta tecnologia. A mesma, porém, já é largamente empregada no País e que pode ser vista, por exemplo, na Ponte “Juscelino Kubitschek”, em Brasília (DF), ou na ponte “Otávio Frias de Oliveira”, em São Paulo (SP). Em Curitiba (PR), há também um projeto muito parecido com o que está sendo desenvolvido em Anápolis.
Ainda neste mês, de acordo com o engenheiro da JOFEGE, a obra do viaduto começará ficar ainda mais visível para a população. A empresa também está trabalhando, simultaneamente, no viaduto do cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Amazílio Lino de Souza. As duas estruturas serão sustentadas por 56 vigas. O segundo viaduto não é tão complexo como o primeiro e não utilizará a tecnologia estaiada.
De acordo com o Prefeito João Gomes, além do aspecto visual, essas obras vão fazer com que o trânsito flua com mais rapidez. Este ponto, disse, é crucial para a melhoria do sistema de transporte urbano, que terá maior fluidez e, consequentemente, possibilidade de melhorar o cumprimento de metas de horários. Com os viadutos, deverá ser praticamente ou todo eliminado o controle semafórico em boa parte da Avenida Brasil, que é o principal corredor do sistema.

Cronograma
O engenheiro Ulisses Sá afirmou que, embora complexas, as obras caminham “dentro do cronograma”. Ele adiantou que já estão sendo feitos os preparativos para a colocação da base pré-moldada que vai compor a passagem no ponto do cruzamento entre as avenidas Brasil e Goiás. O serviço será realizado num final de semana, para minimizar os impactos no trânsito.
Além disso, o engenheiro assinalou que estão sendo realizadas importantes obras paralelas, como a do sistema de drenagem, que deve acabar com os alagamentos que ocorrem no trecho central da Avenida Brasil. Na visita ao canteiro de obras, os representantes da empresa, também, fizeram questão de mostrar parte do material empregado, alguns, inclusive, importados do Japão.
Os viadutos fazem parte de um pacote de obras de mobilidade urbana, que visam melhorar o sistema do transporte urbano. Outra intervenção que tem chamado a atenção de muita gente, são os “buracos” ao longo da Avenida JK. Nestes locais, serão implantados os pontos de ônibus, com um pavimento reforçado em aço e concreto, o que vai reduzir o gasto municipal com as manutenções asfálticas nos locais de paradas, que são muito frequentes, devido ao peso e frequência de passagem dos veículos e, consequentemente, muito onerosas.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...

Escola de Pais promove evento para a família

18/05/2017

A Escola de Pais do Brasil (EPB) – Seccional Anápolis- realiza no próximo dia 26, a partir das 19h30, o 31º Seminário R...

Presidente do Tribunal de Justiça visitou a Base Aérea

11/05/2017

O comando da Base Aérea de Anápolis, agora denominada Ala 2 de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira -, recebeu, na segunda-...

ABIH quer pressa para Centro de Convenções e Aeroporto de Cargas

04/05/2017

O momento vivido pela rede de hotelaria de Anápolis foi debatido no Denali Hotel na manhã do último dia 28 de abril, em ma...