(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Viaduto da Brasil com a Goiás gera dúvidas para a CMTT

Trânsito Comentários 20 de dezembro de 2013

Órgão irá fazer um estudo mais detalhado antes de fazer qualquer intervenção no local, devido à complexidade da obra


O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (SICMA), no último dia 16, no encerramento do calendário de reuniões de 2013, o diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Alex Martins e a diretora de Trânsito e Transporte do órgão, Fernanda Mendonça, para a apresentação do Plano de Mobilidade de Transporte, que tem hoje como uma de suas principais vertentes a criação de corredores do transporte de massa de passageiros, surgido a partir de 2011 no âmbito de um programa do Ministério das Cidades, ao qual Anápolis foi inserido.
De acordo com os diretores do CMTT, o Município apresentou no Ministério, um planejamento prevendo a criação de seis corredores: Avenida Brasil Sul, Avenida Brasil Norte, Avenida Universitária, Avenidas São Francisco/JK, Avenida Pedro Ludovico e Avenida Fernando Costa, sendo este os principais eixos com maior fluxo de passageiros do transporte coletivo.
Nos três primeiros eixos- Brasil Sul/BrasilNorte/Universitária- o projeto contempla a criação dos corredores exclusivos, utilização de parte dos canteiros centrais para os pontos de embarque e desembarque de passageiros pelo lado esquerdo e a criação de espaços, também nos canteiros, para pedestres e ciclovia, além de revestimentos especiais nas calçadas, nova sinalização horizontal e vertical, galerias de captação de águas pluviais, revisão de todos os pontos de conversão e, também, a criação de “obras de arte”- viadutos ou trincheiras- na Avenida Brasil nos cruzamentos com a Goiás e com a Amazílio Lino. Entretanto, esta não é, ainda, uma questão definida, dada a complexidade desses cruzamentos, o que requer um planejamento mais acurado antes de qualquer tipo de intervenção. Na Goiás com a Brasil, o problema é ainda maior, devido ao Córrego das Antas que tem um trecho canalizado na região, o que seria um entrave para o projeto de engenharia a ser desenvolvido.
Nos demais corredores, o projeto é quase o mesmo, só que não se prevê pontos de paradas em canteiros, mas por meio de “baias” (demarcação dos pontos no piso asfáltico em locais definidos e com a possibilidade de estender as calçadas).
Sobre a retirada do terminal de passageiros da Praça Americano do Brasil, a técnica do CMTT disse que é necessário- e foi pensado isso na elaboração do edital de licitação do transporte coletivo- a descentralização do embarque e desembarque de passageiros, mas a desativação total, no momento, poderia prejudicar a integração do transporte de massa.
Vários diretores fizeram uso da palavra, destacando a importância de intervenções importantes a serem feitas pela CMTT, especialmente, em relação ao estacionamento na região central de Anápolis, além da necessidade de investir maciçamente na educação para o trânsito. “Foi uma reunião produtiva e o SICMA quer colaborar com o Município nas políticas de mobilidade urbana”, ressaltou o presidente da entidade, Álvaro Maia.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Trânsito

Lei garante ações contínuas de educação no trânsito

26/10/2017

A partir de agora, Anápolis terá campanhas constantes de conscientização de respeito no trânsito. Com base na lei propos...

Campanha “Mão na Faixa” visa reduzir acidentes e mortes

26/10/2017

Reduzir acidentes, preservar vidas. Estes são os pilares da campanha “Mão na Faixa”, lançada pela Companhia Municipal ...

Semana Nacional registra redução de acidentes em ruas e rodovias

21/09/2017

A redução dos índices de violência no trânsito demonstra que as políticas públicas municipais de educação para o set...

Campanha conscientiza sobre o uso da faixa de pedestres

24/08/2017

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), através da diretoria de Educação, continua com ações de conscie...