(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Vereadores tomam posse e elegem nova Mesa Diretora

Política Comentários 01 de janeiro de 2017

Através de consenso, o Vereador Amilton Filho foi aclamado para presidir o Poder Legislativo nos próximos dois anos


Os 23 vereadores - eleitos e reeleitos no pleito de 02 de outubro último - tomaram posse neste domingo,1º, para cumprirem o mandato de quatro anos na 18ª legislatura da Câmara Municipal de Anápolis. Este ano, em virtude das obras do novo prédio do parlamento local, a sessão teve de ser transferida para o Teatro Municipal, onde também aconteceu, logo em seguida, a posse do Prefeito Roberto Naves (PTB). A cerimônia, que estava marcada para começar às 09 horas, iniciou-se com quase uma hora de atraso, num dia de forte calor.
A cerimônia seguiu todo o rito protocolar do Regimento Interno da Casa. O Vereador mais votado, Antônio Gomide (PT), presidiu os trabalhos acompanhado, na Mesa, pelos vereadores Amilton Filho (SD), Vilma Rodrigues (PSC), Thais Gomes de Souza (PSL), José Fernando de Paiva (PTN) e Leandro Ribeiro da Silva (PTB). Instalada a sessão, os eleitos para a Câmara Municipal entregaram à secretaria legislativa, as cópias dos seus diplomas e das declarações de renda. Logo em seguida, ocorreu a posse e o juramento para os ocupantes do cargo, que exercerão a função no período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.
Ainda na sequência, os trabalhos foram interrompidos, conforme previsto no Regimento Interno da Casa, para a formalização de chapas para concorrer à eleição da Mesa Diretora. No entanto, foi apresentada uma chapa apenas, de consenso, liderada pelo Vereador Amilton Filho, que está em seu segundo mandato e, na legislatura anterior, ocupou a primeira secretaria e a vice-presidência, respectivamente.
A votação foi feita nominalmente para cada cargo. Primeiro, foi aclamado o presidente, Amilton Filho, na sequência: Thaís Gomes, como Vice-Presidente; Leandro Ribeiro, 1º Secretário; Professora Geli Sanches, 2ª Secretária; Pastor Elias Rodrigues Ferreira (PSDB), 3º Secretário e José Fernando de Paiva, 4º Secretário. À medida em que a eleição transcorreu, os eleitos ocuparam as suas respectivas posições na mesa diretiva.
Finda a parte protocolar, a Vereadora Geli Sanches (PT) fez uso da palavra, representando a ala veterana da Casa. Ela ressaltou que a Câmara Municipal deve trabalhar para honrar os votos que foram confiados aos Vereadores nas urnas. O Vereador Raimundo Teles de Oliveira Santos Júnior (PTN) foi o escolhido para falar entre os novatos e defendeu que a Câmara Municipal deve cumprir o seu papel de fiscalizar o executivo e exercer o seu papel crítico, atuando também para combater a corrupção. Antes, já havia feito uso da palavra o Vereador Antônio Gomide (PT), que fez um discurso pregando a união da classe política em prol de Anápolis.

Presidente
Visivelmente emocionado, o Vereador Amilton Filho, já como presidente do Legislativo, lembrou que há quatro anos atrás tomava posse para o seu primeiro mandato parlamentar, acalentando o sonho de seguir os passos do Pai, Amilton Batista, que foi também Vereador. Ele lembrou que, ainda no primeiro mandato, compôs a Mesa Diretora, também um sonho para a sua carreira política e, agora, chegando à presidência, conseguiu, novamente, realizar mais um sonho depois de muito diálogo para o fechamento da chapa. “Esta nova Mesa representa o sentimento de renovação da população em relação à Câmara Municipal”, disse, referindo-se ao fato de que na última eleição, houve uma mudança de quase dois 2/3 na composição e que, na configuração da Mesa ora eleita, de um total de seis cargos, quatro são ocupados por vereadores que estão no exercício do primeiro mandato.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereador defende mudança no pacto federativo

08/12/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) usou a tribuna durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 06, para defender mudan...

Prefeito pode fazer uma reforma administrativa no começo do ano

08/12/2017

O Prefeito Roberto Naves (PTB) deverá ampliar a reforma em sua equipe, a partir de janeiro próximo. É que algumas Pastas e...

Vereador busca solução sobre fechamento de ruas

30/11/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, informou na tribuna do plenári...

“Estamos cansados de esperar o Governo”, desabafa Roberto

30/11/2017

“A Cidade não aguenta mais esperar”. A afirmação é do Prefeito Roberto Naves (PTB), que não esconde mais a sua insat...