(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Vem aí o 1º Fórum Cultural

Cultura Comentários 17 de abril de 2009

Realizado pela primeira vez em Anápolis, o encontro tem como objetivo integrar os segmentos culturais e elaborar propostas de atuação no município


Um instrumento de consolidação e diálogo entre os diferentes setores do meio artístico/social. Isso é o que pretende a Diretoria de Cultura do município, com a realização do I Fórum Cultural de Anápolis. O encontro acontece neste dia 18, sábado, a partir das 8h30, no auditório da Escola de Música e pretende trazer discussões sobre a realidade da cultura anapolina, com ênfase para as questões da Lei de Incentivo; Fundo Municipal, Conferência Municipal e Plano Municipal.
Segundo Augusto César Almeida, titular da Diretoria, a idéia do Fórum é reunir as pessoas ligadas à cultura para a discussão da realidade desse segmento em Anápolis. A pretensão é traçar-se o que existe em movimentos e espaços culturais no Município. Para Augusto, “é o início do debate sobre o que queremos que seja a cultura local”.
A idéia de Fórum, realizada até mesmo em nível mundial, é uma iniciativa que visa promover a cultura como dimensão fundamental da vida contemporânea, envolvendo repertórios humanos de natureza diversa - ser, sentir, fazer, pensar, fabular - focalizando, de maneira especial, a relação que mantém com o desenvolvimento das sociedades.
Integração
O diretor afirmou que em Anápolis, por exemplo, a Escola Municipal de Teatro poderia formar muito mais artistas, assim como ocorreu no passado. “Precisamos dar mais espaço e incentivar as pessoas sobre a importância de se apreciar esse tipo de trabalho”, ressaltou. Além disso, Augusto César salientou que é preciso incentivar mais as produções teatrais do município, tanto das instituições públicas, quanto das particulares. “Queremos melhorar os que já existem, fomentar os novos e trazer experiências cênicas de fora. O teatro foi o mais esquecido nos últimos anos e sofreu muito”, explicou e citou que Anápolis já teve um presidente da Federação Teatral.
Quanto à dança, o diretor disse que atualmente as várias escolas existentes no município têm conseguido divulgar os trabalhos realizados, porém em baixa escala. “Com o Fórum podemos interligar as ações teatrais e dar espaço a todos”, disse. Para ele, a intenção é discutir como esses vários órgãos da cultura podem trabalhar de forma integrada e conseguir responder ao município em termos de cultura.
O Fórum tem um trabalho ainda maior, o de incentivar a aprovação do projeto de lei do Plano Nacional de Cultura. “Em minha opinião, essa seria uma grande conquista para todos os artistas”, disse. Podem participar do evento todas as pessoas que estejam ligadas à área da cultura direta ou indiretamente.
Dinamismo
O primeiro Fórum segue uma dinâmica de apresentação dos planejamentos realizados pela diretoria de cultura para serem executados em 2009 e uma prestação de contas do que já estão fazendo. Após a exposição, os presentes irão debater e sugerir novas possibilidades do incentivo à cultura e acessibilidade. “A intenção é de se concluir o encontro com os setores organizados e, na próxima reunião, eles apontarem o que está sendo feito em cada segmento”, disse.
Após o encontro, a diretoria pretende viabilizar a formação do Conselho Municipal de Cultura, reunindo representantes de cada segmento cultural. Para este ano, o diretor disse que algumas datas já estão programadas: até o final de agosto deve acontecer uma Conferência Municipal de Cultura, visando constituir uma equipe para atuar na Conferência Estadual e, até outubro, participar do Conselho Nacional da modalidade. Por isso, Augusto César ressaltou que “a participação é que vai dar a possibilidade de se pensar em um planejamento da cultura para longo prazo na cidade de Anápolis”.

Autor(a): Jackeline Rust

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Inscrições abertas para as oficinas do EDAnça

19/04/2017

Um dos eventos consolidados no calendário da Secretaria Municipal de Cultura, o Festival de Dança (EDAnça) acontece, neste...

Cantora busca ampliar horizonte musical

23/03/2017

Estilo despojado na música, no visual e na atitude. Assim é a cantora e compositora Danila Moreira, que busca o seu lugar a...

Curta-metragem anapolino participa de Festival de cinema em Veneza

17/03/2017

A nova Prefeitura de Anápolis tem como uma de suas prioridades o fomento à cultura e o incentivo aos artistas de nossa cida...

Dança, Artes, Teatro e Música iniciam ano letivo

09/03/2017

O começo das aulas nas quatro escolas foi acompanhado pelo prefeito Roberto Naves A Prefeitura de Anápolis, por meio da Se...