(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Valec anuncia licitação para o pátio de Anápolis

Geral Comentários 27 de outubro de 2012

Licitação, com modelo usado para a Copa, terá abertura de propostas das empresas interessadas marcada para o dia quatro de dezembro próximo


A Valec, empresa do Governo Federal responsável pela Ferrovia Norte-Sul irá realizar, no dia 04 de dezembro próximo, a licitação para a elaboração do projeto e execução a implantação do pátio de Anápolis. A obra é considerada fundamental para que a Ferrovia possa entrar em operação. O edital de chamamento foi publicado no dia 19 último, no Diário Oficial da União.
Segundo informa a Valec, no dia 04 de dezembro, a Comissão de Licitação estará recebendo, às 10 horas, no auditório da empresa, as propostas das empresas ou consórcio interessados pela obra. O processo será por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), criado pela Lei 12.462/2011 e permite a flexibilização de licitações e contratos destinados à realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo/2014.
Ainda, de acordo com a Valec, os trabalhos para a construção do Terminal Multimodal de Anápolis, bem como da estruturação da logística de transbordo, devem estar totalmente concluídos em setembro do próximo ano, quando a Valec pretende concluir, também, todas as obras complementares da Ferrovia Norte Sul, relativas ao trecho de 855 km entre Palmas e Anápolis.
O edital da licitação, com um total de 119 páginas, pode ser acessado no site: www.valec.gov.br e no www.comprasnet.gov.br. Nele, constam as regras de participação das empresas ou consórcios e o rol de documentos a serem apresentados para habilitação. O critério de julgamento levará em conta duas variáveis: técnica, com fator de pontuação de 30% e preço, com fator de pontuação de 70%. O prazo de vigência do contrato é de 18 meses. O prazo para execução das obras necessárias para implantação do Pátio de Anápolis, a contar da emissão da respectiva Ordem de Serviço pela VALEC, é de 12 meses, devendo seguir ao cronograma físico que faz parte do pacote do edital.
O Pátio de Anápolis ficará localizado entre o Km 9.600 e o km 13.360 da Ferrovia Norte-Sul. Dentre os vários detalhes da obra, consta do projeto 40.205 unidades de dormentes para bitola mista; 3.316,00 toneladas de carga e descarga de trilhos que serão fornecidos pela Valec e a construção de um viaduto sobre acesso ao pátio modal.

Sobre a Norte-Sul
O trecho entre os municípios de Palmas, no Estado do Tocantins, e Anápolis tem um total de 855 quilômetros de extensão, em fase final de construção. Quando estiver em operação será o indutor do crescimento autossustentável na região Centro Oeste e, especialmente, proporcionará benefícios socioeconômicos aos Estados de Goiás e Tocantins.
Segundo a Valec, 13 Pátios Multimodais estão sendo e/ou vão ser construídos em pontos estratégicos ao longo do percurso, com o intuito de proporcionar a articulação entre o sistema fluvial da Bacia Amazônica e o sistema ferroviário nacional e, reduzir o custo dos transportes, o consumo de combustíveis, os pesados ônus de manutenção do modal rodoviário e os índices de acidentes nas estradas. “E o mais importante: vão se constituir em agentes dinamizadores das atividades agrícolas e minerais de toda a área beneficiada, promovendo o surgimento de novas indústrias, o crescimento do comércio e a criação de milhares de empregos”, destaca a empresa, que estima em 270 mil o número de empregos diretos e indiretos que serão gerados em várias comunidades próximas ao traçado da ferrovia.

Municípios que a Ferrovia Norte - Sul corta:

Tocantins
Paraíso; Porto Nacional; Fátima; Brejinho de Nazaré; Santa Rita do Tocantins; Crixás; Aliança do Tocantins; Poeiras; Gurupi; Cariri do Tocantins; Peixe; Figueirópolis, Alvorada e Talismã.

Goiás
Porangatu; Formoso; Santa Tereza; Estrela do Norte; Mara Rosa; Alto Horizonte; Campinorte; Uruaçu; São Luiz do Norte; Santa Isabel; Castrinópolis; Rialma; Ceres; Rianápolis; Jaraguá; Jesúpolis; São Francisco de Goiás; Petrolina de Goiás; Ouro Verde de Goiás; Campo Limpo de Goiás, Nerópolis e Anápolis.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....