(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Usina Santa Helena inicia safra da cana

Geral Comentários 19 de junho de 2009

O Grupo Naoum inicia a safra da cana-de-açúcar na usina Santa Helena, em Goiás. No próximo mês, as unidades do Mato Grosso - Jaciara e Pantanal - também começam a produzir


Em meio ao debate travado no campo jurídico em torno da recuperação judicial, a Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool abre, oficialmente, neste sábado, 20, a safra 2009/2010 da cana-de-açúcar, com previsão de moagem para este ciclo de 2.100.000 toneladas, sendo 90% de cana própria.
As outras unidades do Grupo Naoum, localizadas no Estado do Mato Grosso, também anunciaram a abertura da safra, sendo que a Usina Pantanal começa a produção do dia 1º e a Usina Jaciara, no dia 15 do mês de julho próximo, com previsão de produzir 1.500.000 toneladas de açúcar.
“Gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram, de forma direta ou indireta, para a viabilização da volta das nossas usinas ao cenário produtivo, de modo especial aos colaboradores, parceiros e fornecedores, apesar das dificuldades suportadas, bem como, ao Poder Judiciário e demais órgãos inseridos na recuperação judicial”, ressaltou o diretor presidente, Mounir Naoum.
O Grupo Naoum protocolou o pedido de Recuperação Judicial em 20 de novembro do ano passado, sendo o mesmo deferido no dia 25 do mesmo mês, pelo juiz da 4ª Vara Civil da Comarca de Anápolis, Dioran Jacobina Rodrigues. O despacho foi publicado no Diário Oficial no dia primeiro de dezembro de 2008. A medida, entretanto, em nada afeta outros empreendimentos do grupo, que atua no segmento de hotelaria em Anápolis e Brasília.

Repercussão
O retorno à produção das usinas repercutiu na mídia. A Agência Estado noticiou que os credores estão elaborando uma proposta alternativa à que foi apresentada pelo grupo para o refinanciamento da dívida de R$ 426 milhões. Esta nova proposta, entretanto, deve ser apreciada e aprovada em assembléia. Mas, para isso, o Judiciário ainda precisa julgar pedidos de impugnação do plano de recuperação original.
Ainda de acordo com a Agência Estado, a MBF, consultoria encarregada de revisar as projeções de curto e longo prazos, que fazem parte do plano alternativo apresentado pelos credores aos acionistas do Grupo Naoum, avalia que o grupo “possui estrutura de ativos disponíveis para comercialização e quitação de grande parte de seus débitos. A recuperação judicial, já que solicitada, poderá ser transposta com facilidade, dentro de uma programação séria de redução de custos e gestão voltada a busca constante por resultados. Além disso, 95% da cana do grupo é própria, o que facilita toda a logística de colheita e industrialização da cana”.


Um pouco sobre o Grupo Naoum

O Grupo Naoum - que tem sua sede administrativa em Anápolis - possui empreendimentos na área da agroindústria, com as plantas industriais das usinas de álcool e açúcar Santa Helena, Jaciara e Pantanal. Em outra vertente, o grupo também tem investimentos no segmento de hotelaria.
A história do Grupo Naoum remonta ao ano de 1947, com a chegada do imigrante libanês Mounir Naoum, que criou a “Nazir e Sobrinho” que, mais tarde, deu origem à Casa América.
Juntamente com os irmãos Willian e Jorge - o restante da família deu-se dez anos após a sua chegada - Mounir formou a sociedade Irmãos Naoum. E, em 1965, passou também a atuar no segmento agroindustrial com a Usina Santa Helena, no interior goiano. Em 1972, foi fundada a Usina Jaciara, no município matogrossense de mesmo nome e, na mesma localidade, em 1995, foi criada a Usina Pantanal.
Em 1989, foi inaugurado, em Brasília, o Naoum Plaza Hotel que veio a se tornar uma rede com a inauguração do Naoum Express, em Anápolis, e o Naoum Express de Brasília, em 2007 e 2008, respectivamente.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Ampliado o alcance do Portal do Cidadão

20/10/2017

O Portal do Cidadão, lançado em julho pela Prefeitura, já apresenta resultados efetivos e se confirma como facilitador na ...

Audiência vai discutir o Estatuto do Desarmamento

20/10/2017

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) prorrogou o prazo das inscrições para os interessados em assistir à audiên...

Donos de postos e funcionário do Inmetro são presos pela PF

20/10/2017

Até a manhã desta quinta-feira,19, dois empresários de Anápolis se encontravam presos na carceragem da Polícia Federal, ...

Vereador quer melhorar transporte interestadual

20/10/2017

vereador Lisieux José Borges (PT), se reuniu com o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Ridoval Chiareloto, p...