(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Usina Santa Helena abre safra da cana

Cidade Comentários 19 de maro de 2010

Grupo Empresarial sai da crise e reativa importantes projetos no setor sucroalcooleiro


A Usina Santa Helena inicia a safra 2010/2011 neste sábado,20. A unidade começa o ano com fôlego e grandes expectativas, com a previsão de moagem de 2.200.000 toneladas de cana-de-açúcar, quase o dobro do ano passado. Além disso, é estimada uma produção de 3.200.000 sacas de açúcar (50 kg) e 75.000 m³ de etanol.
Apesar das dificuldades do ano anterior e do processo de Recuperação Judicial das usinas do Grupo Naoum, a usina Santa Helena apresentou bons resultados na safra passada. Foram 1.206.286 toneladas de cana moída, mais da metade da moagem total das usinas do Grupo e um quantitativo que representa cerca de 90% da cana que abastece a indústria da unidade. O resultado foi a produção de 1.873.903 sacas de açúcar (50 kg) e 33.832 m³ de etanol em um total de 11.500 hectares plantados. Esse ano serão 22 mil hectares.
Para o presidente das usinas do grupo, Mounir Naoum, o sacrifício e a união de todos os colaboradores da empresa foram fatores fundamentais para a abertura de mais uma safra. “A experiência do Grupo Naoum de mais de 40 anos no ramo de produção de açúcar e etanol, a tradição e conceito junto à sociedade e, acima de tudo, o respeito à dedicação dos colaboradores da usina, dão a certeza de que podemos continuar produzindo e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da região, trazendo riquezas para o nosso País.”, afirma.
Além da Usina Santa Helena, o Grupo Naoum tem outras duas unidades no Mato Grosso, nos limites do município de Jaciara. As usinas Pantanal e Jaciara devem dar abertura à safra nas próximas semanas. No ano passado, ambas possuíam um total de 25.200 hectares de área plantada e, nesse, devem atingir os 29 mil. Juntas, as três unidades do grupo moeram 2.407.353 toneladas de cana na safra 2009/2010 e para esse ano estima-se crescimento de 56%, um total de 3.750.000 toneladas.
No dia 9 de abril, ocorrerá a Assembleia Geral dos Credores, na qual será avaliada o Plano de Recuperação proposto pelas usinas do Grupo.

Assembleia debate Plano de Recuperação Judicial
A Assembleia Geral de Credores das usinas do Grupo Naoum está marcada para o dia 9 de abril de 2010. O evento terá início com a primeira chamada dos participantes a partir das 9 horas, no auditório do Senac. Durante a reunião, credores avaliarão o Plano de Recuperação proposto pelas usinas. A sessão será conduzida pelo administrador judicial, o advogado Airton Fernandes de Campos, que fará a abertura, e, em seguida fará uma exposição detalhada acerca do Plano de Recuperação.
A instalação da assembleia se dará com a presença dos credores titulares de mais da metade dos créditos. Caso não haja quorum necessário, ocorrerá nova assembléia no dia 15 de abril, com qualquer número de credores presentes.
No final de 2008, as usinas do Grupo Naoum, com sede nas cidades de Santa Helena, estado de Goiás (Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool S/A) e Jaciara, no Mato Grosso (Usina Jaciara S/A e Usina Pantanal de Açúcar e Álcool Ltda), pediram recuperação judicial à 4ª. Vara Cível da Comarca de Anápolis, cujo titular é o juiz Dioran Jacobina Rodrigues.

A recuperação foi concedida com o objetivo de viabilizar a superação da crise financeira vivida pela empresa no período da recessão internacional, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos colaboradores e dos interesses dos credores. Dessa forma, a empresa seria preservada, assim como sua função social e o estímulo à atividade econômica. Para isso, foi designado o advogadoAirton Fernandes de Campos, como administrador da Recuperação Judicial.
Desde então, as usinas, que juntas empregam cerca de 5.000 colaboradores diretos, têm seguido com os trâmites legais exigidos pelo juiz competente e desempenhado esforços extras, procurando seus credores no sentido de demonstrar sua situação, mas, sobretudo, apontando capacidade de viabilização econômica.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

UniEVANGÉLICA apoiou evento voltado a idosos

16/11/2017

A UniEVANGÉLICA participou das celebrações dos 15 anos do Instituto de Seguridade Social de Anápolis – ISSA, vinculado ...

Município vai ter encontro do Projeto Goiás 2038

16/11/2017

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (SED-GO) reunirá representantes do Governo Municipal e da sociedade orga...

Fechamento de bares mais cedo volta à discussão em Anápolis

16/11/2017

Proposta já aplicada em várias cidades brasileiras e defendida por muitas outras, inclusive Anápolis, a limitação de hor...

Mudança extingue a 137ª Zona e remaneja mais de 46 mil eleitores

09/11/2017

Mais de 46 mil eleitores da 137ª zona eleitoral de Anápolis devem ser remanejados para as 3ª, 141ª e 144ª zonas eleitora...