(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

UniEVANGÉLICA: aprovação de doutorado em ciências ambientais

Educação Comentários 06 de setembro de 2018

Entidade é a primeira instituição de ensino superior privada de Goiás a oferecer programa para formação de doutores nesta área


O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA teve o seu programa de Doutorado em Ciências Ambientais aprovado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (MEC). Com isso, a instituição se torna a primeira da rede particular do Estado de Goiás com autorização para formar doutores na área. A conquista do Doutorado foi celebrada pelo Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Universitária, Prof. Dr. Sandro Dutra e Silva.
“Toda a equipe da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária (PROPPE) se sente motivada e grata com o importante apoio recebido da Reitoria e Mantenedora para os projetos institucionais voltados à pesquisa e pós-Graduação”, evidenciou o Professor Sandro Dutra e Silva. A comunidade universitária celebrou este momento histórico para a UniEVANGÉLICA, que se torna a única instituição de ensino superior (IES) privada a oferecer Doutorado no município de Anápolis. No Estado de Goiás, a UniEVANGÉLICA é a primeira IES particular que vai possibilitar a formação de doutores em Ciências Ambientais.
Para o Reitor Carlos Hassel Mendes, os avanços em pesquisas que ocorreram nos últimos anos na UniEVANGÉLICA colocam a instituição como protagonista na produção de conhecimento, em Anápolis e no estado de Goiás. “Estamos a caminho de nos tornarmos uma universidade. A conquista de um doutorado para a instituição é um passo importante nesse caminho que estamos trilhando. Entendemos que esta vitória nos permite sonharmos com novos cursos e novas ofertas de campos de pesquisa”, vislumbrou.
“Estamos muito orgulhosos por esta conquista da UniEVANGÉLICA. A Associação Educativa Evangélica vai continuar atuando em todas as suas mantidas para o aumento do número de pesquisas, cursos e demais ações que beneficiem a comunidade. O Doutorado em Ciências Ambientais será uma referência para todo o Estado de Goiás. A partir desta conquista, diversas outras vitórias virão”, destacou o chanceler do Centro Universitário de Anápolis e presidente da Associação Educativa Evangélica, Ernei de Oliveira Pina.
O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA) formará mestre e doutores em Ciências Ambientais. O PPG STMA possui duas linhas de pesquisa: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento e Territorialidade, que dedicam-se a discutir o Meio Ambiente na interface social e natural. “Temos como principal objetivo debater as questões ambientais a partir do diálogo entre sociedade e natureza. Agora com o doutorado, o PPG STMA ampliará ainda mais sua atuação junto à comunidade acadêmica, visando promover a melhoria da qualidade de vida da população de Anápolis”, ressaltou a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) da UniEVANGÉLICA, Profa. Dra. Giovana Tavares.
O Programa de Pós-graduação do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA se destaca também pela participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento. A proposta ambiental se tornou ao longo dos últimos anos um atrativo para estudiosos da área. Os temas pesquisados no PPG STMA incluem também políticas públicas, história ambiental, educação ambiental, pesquisas sobre produtos naturais e fármacos, identificação de espécies de plantas que podem ser utilizadas na produção de medicamentos, entre outros.
“Temos uma história que começou em 2006. Hoje, após 12 anos de criação do Programa, são aproximadamente 180 dissertações de mestrado defendidas. Conseguimos atender a uma demanda significativa de profissionais que atuam em todo o país e que buscam aprimorar seus conhecimentos na UniEVANGÉLICA. Com o doutorado, vamos ampliar os estudos no setor e contribuir com pesquisas desenvolvidas em Goiás e no Brasil”, acrescentou a Professora Giovana Tavares.
O Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) da UniEVANGÉLICA possui importantes parcerias com Instituições de pesquisa nacionais e internacionais e empresas, além de trabalhos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis no campo da Educação Ambiental.
De acordo com dados do PPSTMA, mais de 350 pessoas são envolvidas por ano na discussão de temas ambientais junto à comunidade. E como forma de divulgar todo o conhecimento produzido, a Revista Fronteiras, publicação científica institucional, fortalece o Mestrado e o Doutorado da instituição, além do Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, que acontece há 9 anos, juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. territorial expressa nas relações humanas, no uso e na conservação dos recursos naturais.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Ciências Ambientais - UniEVANGÉLICA tem aula inaugural do Mestrado e Doutorado da matéria

22/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA dá mais um passo importante para se transformar em uma universidade....

FAEG Jovem leva horta comunitária a escola pública

22/03/2019

No dia 18 último, o grupo Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, esteve pela manhã na Escola Munici...

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...