(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Uma cidade dentro de Anápolis

Geral Comentários 18 de agosto de 2017

A Vila, que nasceu na década de 40, tem hoje um contingente populacional de quase 100 mil habitantes na chamada “Grande Jaiara”


No próximo dia 21, comemora-se o Dia Municipal da Jaiara, instituído através da Lei nº 3.307/08, de autoria do então Vereador Sírio Miguel Rosa. A comemoração tem sua razão de ser. Afinal, trata-se de um setor densamente habitado, que tem um legado histórico, político, econômico e social importante dentro da história de Anápolis.
Segundo os historiadores, a Jaiara começou a ser planejada em 1946, mas somente dois anos depois começou a ser povoada, através do empreendedorismo do engenheiro agrônomo Luiz Caiado de Godoy, que loteou e fundou a Vila e deu a ela o nome de “Jayara”, em homenagem aos seus filhos Jairo e Yara. O nome, com a letra “y” é o que consta dos registros oficiais. Mas, usualmente, com o passar dos tempos, o nome passou a ser Jaiara. Não há, entretanto, nenhum documento referente a esta mudança que, inclusive, pode ter sido decorrente das reformas ortográficas da língua portuguesa.
A formação da Vila Jaiara deu-se, basicamente, em função da instalação da indústria têxtil Vicunha, que absorveu, no final da década de 40 e início da década seguinte, um grande contingente de trabalhadores. Localizada a uma distância de cerca de cinco quilômetros da região central, muitos que ali trabalhavam optaram em mudar para mais próximo da unidade fabril, que funcionou até o final da década de 90.
O fechamento da Vicunha causou um susto na economia anapolina à época e, também, nos moradores da Jaiara. Entretanto, àquela época, a região já contava com uma população razoável e um comércio pujante e, em seu redor, foram formados outros núcleos habitacionais. Hoje, adotou-se chamar a região de a Grande Jaiara, que tem uma população estimada de cerca de 100 mil moradores.
Pelas suas características econômicas e populacionais, aquele setor não demorou também a se transformar numa espécie de “nicho” político, muitas vezes, sendo uma região decisiva na eleição de prefeitos e vereadores.
A Jaiara que se conhece hoje é praticamente uma cidade dentro de Anápolis. A Vila tem shoppings; unidades de ensino superior; centros de atendimento à saúde, clube (SESI) e um comércio atuante, principalmente ao longo da Avenida Fernando Costa, a via principal que corta o setor.
No aspecto cultural e religioso, a Jaiara abrigou os estúdios da Rádio Carajá, fundada pela família Simonetti e a segunda do Estado de Goiás. O setor abriga vários templos religiosos, além de vários bares, restaurantes e espaços de cultura.


Programação do Dia da Jaiara

19 de agosto (sábado)
16h – Jogo amistoso master entre Anapolina e Araguaia
Local: Centro Esportivo – R. Assis Brasil, s/nº
20 de agosto (domingo)
8h – 5ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Local: largada no Feirão Coberto da Vila Jaiara
9h – Início do desfile cívico-militar
Local: concentração em frente à Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama) – Av. Fernando Costa
21 de agosto (segunda-feira)
7h30 – Café da manhã
9h30 - sessão ordinária da Câmara Municipal de Anápolis
Local: Associação de Moradores – Av. Morrinhos, s/nº - Qd.79 Lt. 12

Câmara Municipal fará sessão especial na Jaiara

A Câmara Municipal aprovou na última terça-feira, 16, o Decreto Legislativo que autoriza a transferência da sessão ordinária do dia 21 de agosto para a sede da Associação de Moradores da Vila, em comemoração ao Dia da Jaiara. A propositura é do vereador Américo Ferreira (PSDB).
Em sua justificativa, Américo afirma que o projeto visa contemplar os moradores da Jaiara pela participação no desenvolvimento de Anápolis. “Notadamente no campo social, educacional e, principalmente, no comércio, onde temos um setor em franca ascensão”, escreve o vereador. Américo, também, ressalta que a mudança de local da sessão ordinária visa comemorar o Dia da Jaiara (21 de agosto).
O presidente da Câmara Municipal, Vereador Amilton Filho (SD), afirmou que toda a estrutura para a realização da sessão ordinária será levada para a Vila Jaiara, inclusive a transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Construtores vão arrecadar doações

24/11/2017

No início da noite da última terça-feira,21, foi realizada a solenidade de lançamento de mais uma edição do projeto ACA...

Genérico contra o câncer de próstata

24/11/2017

Os pacientes que enfrentam o câncer de próstata poderão contar com mais uma alternativa de tratamento: na próxima segunda...

Médica anapolina no comando de UTI

24/11/2017

A médica Ludhmila Hajjar vai assumir a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Bastant...

Lei institui o programa MP de Olho na Bomba

24/11/2017

Foi publicada no Diário Oficial de Goiás da última terça-feira, 21, a Lei nº 19.888, que aprova o projeto MP de Olho na ...