(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Uma boa pedalada começa na escolha certa e nos cuidados com o equipamento

Geral Comentários 24 de fevereiro de 2012

A prática do ciclismo tem se popularizado cada vez mais. As opções variam do lazer à velocidade e as pedaladas em trilhas. Seja qual for a prática, é indispensável ter um equipamento adequado


O ciclismo é uma prática esportiva e de lazer que, a cada dia, ganha um número maior de adeptos. E não é por acaso. Afinal, é um bom exercício para o corpo e para a mente. Para quem quer fugir do stress cotidiano, andar de bicicleta pelas ruas, nos parques e praças ou em trilhas, é sempre uma boa opção, principalmente, acompanhada de uma boa orientação profissional.
O empresário Henrique Pereira de Araújo, da Performance Bike, destaca que para os iniciantes uma dica importante é, primeiramente, escolher um equipamento que seja adequado com o tipo de prática que a pessoa deseja fazer. Ou seja, a escolha da bicicleta deve levar em conta se a mesma será usada para passeio, para o mountain bike (trilhas) ou, até, para velocidade em estrada e, mesmo, competições. “A orientação é importante, por que a bicicleta deve estar adaptada ao biotipo do ciclista”, destaca.
Um exemplo: se a pessoa quer adquirir uma bicicleta para fazer trilhas, ela deve escolher um equipamento que seja próprio e, mais do que isso, com um selim e guidão ajustados para o tamanho e peso do praticante. “Isso garante um melhor desempenho, conforto e segurança”, ensina Henrique Pereira, acrescentando que, dessa forma, evita-se, inclusive, um investimento errado.
Além do equipamento correto, o ciclista não pode deixar de lado outra questão importante: as roupas e os acessórios de segurança, como capacete que são indispensáveis em qualquer situação, até mesmo para o lazer. Geralmente, o ciclista gasta um bom tempo pedalando e, assim, deve ter o conforto necessário para que o corpo não sofra desgastes. De acordo com Henrique Pereira, é fundamental também que as pessoas, ao iniciarem a prática do ciclismo, procurem a orientação de um profissional de educação física e, até mesmo, orientação médica, para que tenha a orientação devida. Com isso, poderá ter mais tranquilidade para desenvolver a prática esportiva, conhecendo os limites do próprio corpo.

Manutenção
Hoje, o mercado dispõe de uma enorme variedade de equipamentos que atendem as diferentes necessidades dos praticantes do ciclismo e, é claro, há opções para todos os gostos e bolsos. Algumas bicicletas custam mais de uma dezena de reais, sem contar aquelas que são especialmente preparadas para competições de alto desempenho.
Devido não só ao custo do equipamento, mas, principalmente pela questão da segurança, é necessário, conforme observa Henrique Pereira, fazer a manutenção periódica do veículo. Antigamente, lembra o empresário, as pessoas só levavam a “magrela” para as casas especializadas em conserto e manutenção, quando o equipamento já apresentava algum estrago. “Hoje, as pessoas fazem as manutenções preventivas, o que contribui com a segurança, o melhor desempenho e a durabilidade do equipamento”, diz. Por ser um atendimento que demanda um bom tempo para ser realizado, procurar o serviço especializado é uma opção preferencial dos ciclistas. Mas quem dispuser de algum tempo pode, também, em casa, fazer a limpeza e a lubrificação da relação (corrente e catracas) e, obviamente, a limpeza geral.
Henrique Pereira ressalta que o mercado de bicicletas está num bom momento em Anápolis, inclusive, em razão do surgimento de novas praças e parques que acabam por estimular as pessoas a aderirem a esta prática esportiva e de lazer. Também tem aumentado o número de eventos como passeios ciclísticos e competições em diversas modalidades. “Temos ainda espaço para crescer em relação a competições”, adianta, argumentando que a cidade tem bens atletas seja para os circuitos de velocidade ou de mountain bike.

Dicas para uma boa prática do ciclismo

- Proteja sua cabeça. Use capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%.

- Verifique sempre os freios e rodas antes de pedalar

- Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras.

- Crianças não devem dirigir uma bicicleta à noite, pois é muito mais perigoso do que durante o dia.

- Para pedalar à noite, utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso diurno.

- Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás, para verificar o trânsito.

- Dirija do lado direito em sentido reto e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.

- Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando por que o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

PROCON vê medidas para impedir os abusos nos preços

16/11/2017

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou na última terça-feira, 14, que, em conjunto com a Delegacia do...

Dona de casa tem direito aos benefícios do INSS?

16/11/2017

A Previdência Social é o ombro amigo da população brasileira, e tem como um dos princípios a solidariedade que busca amp...

Conferência debate os rumos da saúde

16/11/2017

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 04, 05 e 06 de dezembro próximo. Na oportunidade, serão de...

Joanápolis sedia a Festa do Milho

16/11/2017

Agregar valor à produção local e movimentar a economia. É com este objetivo que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de...