(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Uma aventura pelo corpo humano

Tecnologia Comentários 06 de novembro de 2014

Exposição é aberta às crianças em período escolar. Comunidade também poderá acompanhar em horários diferenciados até o mês de janeiro


O Planetário Digital trouxe para Anápolis a exposição Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, que foi aberta na última quarta-feira,05 e que poderá ser vista até o mês de janeiro próximo.
Direcionada ao público infantil, a exposição, que é apresentada em Goiás pela primeira vez, integra o projeto Ciência para pequenos curiosos e conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em um cenário estimulante, em meio a modelos anatômicos e modelos lúdicos, as crianças são convidadas a fazer uma viagem exploratória para desvendar os segredos que envolvem o funcionamento dos órgãos e sistemas. A supervisora de exposições itinerantes do Museu da Vida, Miliana Fernandes, explicou que a mostra tem objetivo de fazer com que as crianças se interessem pelo universo científico. “Acreditamos que a exposição facilita a compreensão de temas específicos de forma mais criativa”, afirmou.
A supervisora ainda explicou sobre uma das atrações da exposição que é o nariz gigante, onde, de olhos vendados, as crianças percorrerão o interior do órgão e terão que identificar suas particularidades. E quem fez esta experiência foi o estudante Vinicius Batista de 10 anos de idade. “Aprendi que os pelinhos do nariz ajudam a purificar o ar que a gente respira”, comentou Vinicius, que ainda considerou esta iniciativa da Prefeitura. “Dentro da sala de aula, a gente já aprende, e indo a exposições a gente aprende mais e melhor”, disse.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Fabrízio Ribeiro, destacou a parceria com o Museu da Vida como mais uma ação da administração municipal no sentido de contribuir para divulgação da ciência e, em consequência, despertar o interesse das crianças para esta área. O secretário afirmou que, além de espaço de entretenimento, o Planetário também é um ambiente de pesquisa educacional, científica, astronômica e tecnológica.
Para o prefeito João Gomes, o Planetário Digital tem sido um espaço que tem dado a devida contribuição no aprendizado dos estudantes anapolinos, agora com a exposição relacionada ao conhecimento do corpo humano. “Com certeza devolveremos crianças com diversos questionamentos aos nossos professores e também aos pais. É assim que funciona, educação de forma contínua”, pontuou o prefeito. Ele ainda comentou sobre a funcionalidade do Planetário. “Precisamos fazer investimentos que deem retorno para a cidade”, finalizou.

Museu da Vida
O Museu da Vida espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, que tem por objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, com exposições, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. Por ser vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, o Museu assume características únicas, refletindo a cultura, a missão e o compromisso social da instituição. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida.

Atrações da exposição Museu da Vida

Túnica contadora de história / Afinal, o que houve com meu corpo?
Um belo dia, o corpo acordou sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu? A túnica contadora de histórias desafia o visitante a descobrir.

Modelando o cérebro
Adivinhar de que animais são alguns modelos de cérebro e entender suas semelhanças e diferenças, conhecer o cérebro humano e personalizar um minicérebro feito em gesso para levar para casa são alguns destaques desta oficina.

Belezas do interior
O visitante é convidado a customizar livremente os cartões-postais da exposição enquanto observa, em um espaço relaxante, imagens microscópicas do interior do corpo humano.

Lounge de pernas pro ar
Espaço relaxante com pufes a almofadas para as crianças e seus acompanhantes descansarem entre as atividades.

Esqueleto Sabichão
Por que temos um esqueleto? Ao interagir com o Esqueleto Sabichão, a criança é convidada a descobrir por que ficamos de pé, nos movimentamos e ainda como nossos órgãos ficam protegidos.

Bate, coração!
Com um boneco de 1,30m de altura, os visitantes descobrem o que acontece com o nosso corpo depois que o coração bate.

Serviço
Exposição Uma aventura pelo Corpo Humano
Data: início da mostra no dia 5 de novembro
Horário: 8h30
Visitação: novembro a janeiro
Horário de visitação: quarta a sábado, das 18h às 22h, para o público em geral, e de terça a sexta, das 8h às 12h e 14h às 18h, visitas das escolas.
Agendamento: 3902 2728
Local: Planetário Digital de Anápolis – Praça Cecé Alencar – Av. Jamel Cecílio – Bairro Jk Nova Capital

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Tecnologia

Simulador é atração da Semana Nacional de Trânsito

14/09/2018

Um simulador de impacto será uma das principais atrações da Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada entre os dias 18...

Acadêmicos da UniEVANGÉLICA apresentam projetos promissores

03/08/2018

Em sintonia com a visão da UniEVANGÉLICA de investir em desenvolvimento tecnológico e ampliar a produção de conhecimento...

Audiência debaterá sobre antenas

13/04/2018

As mudanças no regulamento para a instalação de antenas de telecomunicação no Município é o tema de uma audiência age...

Município vai ter a maior usina fotovoltaica urbana do Brasil

22/03/2018

O Município de Anápolis será referência no Brasil na produção de energia fotovoltaica, sistema que converte a luz natur...