(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Um ano de muitas transformações e desafios em Anápolis

Cidade Comentários 01 de janeiro de 2017

Cidade teve um ano agitado com as eleições para a Prefeitura e Câmara Municipal, além de obras complicadas e, também, um ano para se esquecer em termos de violência


Ao longo do ano, uma série de acontecimentos marcou o dia-a-dia da população anapolina. Especialmente, a movimentação política em torno da eleição de outubro, para a escolha do Prefeito, do Vice e dos 23 vereadores. E, após um ciclo de hegemonia de oito anos, o Partido dos Trabalhadores deixa o poder. Novato nas urnas, o empresário da área educacional, Roberto Naves e Siqueira, venceu o pleito, no segundo turno e administrará o Município nos próximos quatro anos, com o seu Vice, Márcio Cândido e uma Câmara Municipal que teve uma renovação de quase 2/3 de seus membros. Dos 23 atuais vereadores, apenas oito foram reeleitos.
A disputa pela Prefeitura de Anápolis foi acirrada, contando com sete candidatos: João Gomes (PT - reeleição); Roberto Naves (PTB); Carlos Antônio (PSDB); Valeriano Abreu (PSC); Ernani de Paula (PSDC); Pedro Canedo (DEM) e José de Lima (PV). A disputa por uma vaga na Câmara teve 561 concorrentes e, dentre os eleitos, o campeão de votos foi o ex-prefeito Antônio Roberto Gomide (PT).

Obras
O ano de 2016 foi marcado, ainda, pela espera de obras importantes como o Centro de Convenções, o Aeroporto de Cargas, o CASE (Centro de Atendimento Sócio Educativo) e o Presídio. Conforme reportagem especial feita pelo Jornal CONTEXTO, as obras do Estado tiveram aditamentos de contratos com valores que, somados, chegam a quase R$ 60 milhões.
O ano foi, também, o das obras problemas. No caso, os viadutos da Avenida Brasil e o prédio da Câmara Municipal. A primeira está parcialmente parada e com a necessidade de uma correção para o desvio de uma adutora de água e outra de esgotos que ficam sob as edificações. Já, o prédio da Câmara Municipal teve a obra paralisada, ainda no final do primeiro semestre, por conta de erros de projeto e de execução. Foi pedido um aditamento no contrato, mas este pedido foi rejeitado pela Prefeitura. O impasse segue e não há nenhuma previsão de quando a obra vai recomeçar e não foi revelado ainda o que pode ser feito para adequar a construção. São dois grandes desafios que o Prefeito Roberto Naves e sua equipe terão pela frente.

Plano Diretor
O passado foi marcado, também, pela revisão do Plano Diretor, um arcabouço legal que orienta o crescimento do Município, objeto de muita discussão desde outubro de 2015, quando a proposta foi apresentada. De lá para cá, foram realizadas diversas audiências públicas até a votação na Câmara Municipal. Dentro do Plano Diretor foi, também, discutido, apreciado e votado o Projeto do Perímetro Urbano, uma espécie de fronteira que separa a área urbana da área rural no território do Município e delimita os espaços para a criação de novos bairros, por meio de outra legislação que é o parcelamento do solo. Este projeto ficou fora e deverá entrar na pauta do Legislativo agora em 2017 e, com certeza, será também objeto de muita polêmica.

Violência
2016 é para ser esquecido em se tratando da violência. Mais de 190 homicídios ocorreram ao longo do ano e este número deverá ser recorde, infelizmente. Muitos crimes violentos rechearam as ocorrências nas delegacias e, a maioria, tem ligações com o uso e o tráfico de entorpecentes.
Em 2016, houve, também, muitas mudanças nos comandos das forças de segurança. Na 3ª Regional da Polícia Civil, o Delegado Álvaro Cássio deixou o cargo para assumir a Direção Geral da PC em Goiás. No comando do 3º CRPM, o Coronel PM Wellington de Urzêda Mota assumiu a função em lugar do Coronel José Antônio de Lemos Filho. Na Delegacia da Polícia Federal em Anápolis, assumiu a chefia local o delegado Antônio Santos, pela terceira vez. O cargo, até então, era ocupado pelo também delegado Yuri Ramalho.
Dois pontos positivos merecem registro: a implantação da Patrulha Maria da Penha, para realizar o trabalho preventivo e ostensivo em relação aos crimes praticados contra a mulher e do Grupo Especial de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (GEPATRI), este, a partir de uma articulação feita pelo jornalista e diretor do Jornal CONTEXTO, Vander Lúcio Barbosa, envolvendo o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor, Rotary Clube Anápolis Oeste e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Anápolis (SITTRA).

Saúde e educação
Na área da saúde, o ano de 2016 começou com mais uma paralisação no atendimento do Hospital Espírita Psiquiátrico (HEP) de Anápolis, em razão do atraso no pagamento de convênios com a Prefeitura e o Estado e, sobretudo, pela baixa remuneração dos serviços pagos pelo SUS. Ainda, em relação à saúde, o Município desenvolveu operações integradas para combater a dengue, inclusive, com a participação de militares do Exército e da Aeronáutica. Mesmo assim, o ano vai ser encerrado com quase 16 mil casos notificados, com cinco óbitos confirmados e outros cinco ainda sob investigação.
Na educação, marcou o ano de 2016 a ocupação de escolas estaduais, contra o projeto do governo de desenvolver a gestão compartilhada através das chamadas Organizações Sociais (OS). Mesmo diante dos protestos, que se espalharam por várias cidades, e demandas do Ministério Público, a Secretaria Estadual de Educação consegui levar adiante o edital para selecionar as OS e o projeto começa neste ano de 2017 em 23 unidades de ensino ligadas à regional da educação de Anápolis, escolhidas para serem pilotos da iniciativa.


Esporte
Na área esportiva, o destaque ficou com o Anápolis Futebol Clube, que conquistou o título de vice-campeão goiano da temporada de 2016, o que também lhe rendeu uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. Neste, entretanto, o time não foi muito bem. A Anapolina foi rebaixada para a Divisão de Acesso e vai ter de brigar, agora em 2017, para voltar à elite do futebol goiano. O time vive grande expectativa com a construção do seu Centro de Treinamento.


Mais acontecimentos
Luto em Campo Limpo
Em meio à comoção pública, pelo acidente que vitimou o Prefeito Joaquim Duarte, a Cidade de Campo Limpo deu posse ao vice-prefeito Itair Nunes de Lima.

Norte-Sul: carregamento histórico
Nem a própria Valec deu destaque ao assunto, mas o carregamento de farelo de soja que partiu de Anápolis rumo ao Porto de Itaqui, no Maranhão, foi considerado um feito histórico, envolvendo o transporte por meio de quatro concessionárias ferroviárias e o maior trecho já realizado: 2,2 mil quilômetros.

Contra demissões
O Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis realizou um ato com empregados da CAOA/Hyundai, em protesto contra a demissão de trabalhadores da montadora.

Anápolis City: fechamento de ruas
Durante boa parte do ano, uma polêmica envolveu a Cidade e, em especial, os moradores do bairro Anápolis City. É que, com medo da violência, muitos optaram em fazer o fechamento de ruas com grades. O caso foi parar no Ministério Público e no Judiciário, que mandou retirar as grades.

ACIA celebra 80 anos
Uma das mais antigas entidades classistas em atividades no Estado de Goiás, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) celebrou o transcurso dos seus 80 anos de fundação.

Captação de órgãos no HUANA
O Hospital de Urgências “Dr. Henrique Santillo” realizou, pela primeira vez, uma captação de órgãos sólidos, por uma equipe especializada da Central de Transplantes de Goiás.

Movimentos populares
O protesto contra a Presidente Dilma Rousseff (PT), e contra a corrupção no País, teve a adesão de várias entidades classistas do empresariado anapolino.

APAE: diretoria destituída
Em assembleia geral organizada por um grupo de pais, a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, na gestão da advogada Suelene Ribeiro, foi destituída em votação por maioria absoluta dos presentes. Posteriormente, foi eleita nova direção, sob o comando do advogado Hélio Lopes.

Polêmica do AVTO
Empresários ligados ao setor da construção revelam que a SANEAGO vem cobrando contrapartidas de empresas para a liberação do AVTO (Atestado de Viabilidade Técnico Operacional), necessário à edificação de condomínios acima de 20 unidades.

Base Aérea
Dezenas de autoridades militares e civis, dentre elas, o Governador Marconi Perillo, estiveram presentes ao ato solene em comemoração ao 44º aniversário da Base Aérea de Anápolis.

Aeroporto de cargas
A AGETOP informou o início de uma nova fase no projeto do Aeroporto de Cargas de Anápolis, após a conclusão da pista principal. Mas, apesar de pronta, a pista ainda precisa ser homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Tocha Olímpica
A Cidade recebeu, com festa, a Tocha Olímpica. Milhares de anapolinos acompanharam o percurso e o evento principal, que aconteceu no Parque Ipiranga. Ao todo, 55 pessoas conduziram o símbolo da maior competição esportiva do planeta. O último a recebê-la foi o ex-jogador de futebol Paulo Choco.

Edson Tavares deixa o Porto Seco
Depois de 17 anos, o superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, Edson Tavares, deixou a função. Ele permanecerá, ainda, por mais três anos como conselheiro. Em seu lugar assumiu Said Borges.

Anapolino na Poder
O anapolino Henrique Meirelles assumiu a Pasta da Fazenda, na equipe de transição montada pelo presidente (então interino) Michel Temer. Ele continua no cargo, com a missão de colocar a economia nos trilhos.

Transparência
O Ministério Público Federal divulgou o ranking de transparência pública, que avalia o suporte que os estados e municípios dão para que as pessoas possam ter acesso à informação através dos sites governamentais. Anápolis liderou, mais uma vez, o ranking estadual e, desta vez, com a nota máxima.

Classista centenário
Em solenidade que contou com a presença de dezenas de autoridades políticas e classistas de Anápolis e do Estado, o empresário Waldyr O’Dwyer foi homenageado ao completar 100 anos de idade. A homenagem partiu da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...