(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.533

Geral Comentários 26 de agosto de 2015

Notas Gerais


Cunha tranquilo


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse estar "absolutamente" tranquilo sobre a denúncia feita nesta quinta-feira, 20, pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal no âmbito da Operação Lava Jato.
Após a apresentação da denúncia, Cunha passou cerca de quatro horas em seu gabinete em uma sequência de reuniões com diversos parlamentares. O último a entrar na sala foi o presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB). Na saída do gabinete, o deputado evitou responder as perguntas de dezenas de jornalistas que o esperavam.


 


Rio São Francisco


A presidente Dilma Rousseff, disse, em entrevista às rádios da rede Grande Rio FM de Pernambuco, que concluirá as obras de integração do rio São Francisco até dezembro do ano que vem e que o empreendimento garantirá o abastecimento de água com segurança na região, já que prevê a construção de reservatórios para armazenamento. "Não controlamos o padrão de chuva, por isso construímos a interligação para usar pouca água, com um canal de 46 km que permitirá armazená-la", disse. Para Dilma, a pior crítica sobre a obra, adiada várias vezes, foi que ela não existia, "o que não é verdade".


 


Política monetária


O diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, disse que a política monetária terá um viés conservador por período prolongado e que é preciso muita calma; sangue frio, paciência e perseverança neste processo. Awazu voltou a repetir o mantra atual do BC de que o objetivo é fazer com que a inflação volte para o centro da meta, de 4,5 por cento pelo IPCA, no final de 2016 e que, para isso, é necessária a manutenção do atual patamar da taxa básica de juros - de 14,25 por cento ao ano - por período suficientemente prolongado. Mas que o BC permanecerá vigilante.


 


Inflação dispara


A inflação acumulada em 12 meses até agosto já ultrapassa os 10% em três regiões investigadas pelo IBGE. No Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15, as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba e a cidade de Goiânia exibem índices de dois dígitos. O resultado mais elevado é em Curitiba, onde a inflação acumulada em 12 meses já chega a 10,88%. Logo em seguida vêm Porto Alegre (10,54%) e Goiânia com (10,38%). Outras cinco regiões exibem aumentos acima de 9%: Rio de Janeiro (9,92%); São Paulo (9,73%); Salvador (9,09%), Recife (9,07%) e Fortaleza (9,07%).


 


Apoio de fora


Dois presidentes latino-americanos declararam apoio à presidente Dilma Rousseff, no mesmo dia em que movimentos sociais convocaram atos pelo Brasil para fazer um contraponto aos protestos que pediram o impeachment da petista, no domingo. Nicolás Maduro, da Venezuela, usou o Twitter para mandar sua mensagem de apoio à petista. "Me somo à jornada mundial de solidariedade e amor com o Brasil”, disse. O post do presidente venezuelano mostrava fotografias do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Hugo Chávez, que comandou o país vizinho de 1999 a 2013.


 


PDT com Dilma


O ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou na sexta-feira, 21, que seu partido, o PDT, é e continuará sendo da base de apoio a presidente Dilma Rousseff, apesar de o líder da legenda na Câmara, André Figueiredo, ter declarado no início do mês que os deputados adotarão uma postura independente. "O partido nunca disse que não é da base. Nosso partido tem um acordo com o governo, que é um governo plural, vai de um setor ao outro, bem antagônico. Nós somos um partido socialista e é óbvio que temos divergência na área econômica do governo, que tem um modelo capitalista", comentou.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....