(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.523

Geral Comentários 12 de junho de 2015

Notas Gerais


Maioridade eleitoral


A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, 11, a redução nas idades mínimas para concorrer a cargos de deputado federal e estadual, governador e senador. A idade de elegibilidade de senadores caiu de 35 para 29 anos. Governadores podem concorrer também com 29 anos a partir do texto aprovado - atualmente a idade mínima é de 30 anos. Para deputados federais e estaduais, a idade mínima foi de 21 para 18 anos. As votações foram aprovadas com boa margem de apoio. Continuam iguais as idades para eleger presidente da República (35 anos), prefeitos (21 anos) e vereadores (18 anos).


Crescimento zero


O Banco Mundial cortou a previsão de crescimento do Brasil em 2015 e, para os próximos dois anos, de acordo com o relatório chamado Perspectiva Econômica Global. A previsão para este ano é de que a economia brasileira encolha 1,3%. Em documento anterior, datado de janeiro, a instituição estimava expansão de 1% para o País. O Brasil foi o país que teve o maior corte de projeções entre as principais economias mundiais avaliadas no documento do Banco Mundial. Além do corte em 2015, a projeção para o ano que vem foi reduzida de crescimento de 2,5% previsto em janeiro para 1,1%.


Dilma preocupada


A presidente Dilma Rousseff afirmou que a inflação "preocupa bastante" e tem de ser derrubada "logo". Segundo a petista, o Brasil "não pode e não vai" conviver com uma alta taxa de inflação. A inflação oficial do País, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo ficou em 0,74% em maio, segundo o IBGE. É a maior taxa para o mês desde 2008. O índice foi puxado pela conta de luz e pelos alimentos. Nos últimos 12 meses, o índice atingiu 8,47% - maior taxa para 12 meses desde dezembro de 2003, quando foi de 9,3%, e mais do que nos 12 meses anteriores, quando foi de 8,17%.


Contas amargas


As contas do governo registraram nos quatro primeiros meses deste ano o pior resultado para o período desde 2001, ou seja, em 14 anos, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (28) pela Secretaria do Tesouro Nacional. No primeiro quadrimestre de 2015, de acordo com dados oficiais, foi registrado um superávit primário (a economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda) de R$ 14,59 bilhões. O resultado representa uma queda de 50,9% frente ao resultado do primeiro quadrimestre de 2014, quando o superávit primário ficou em R$ 29,73 bilhões.


Cachimbo da paz


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou de sua viagem oficial à Rússia disposto a bater menos no governo. Ele recebeu um telefonema do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pedindo que adiasse a votação do projeto de reajuste do Judiciário, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Renan concordou e adiou a votação para o dia 30. Logo depois de Levy, o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, telefonou com o mesmo pedido. Levy e Barbosa disseram a Renan que se reuniriam com o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowiski o que, de fato, ocorreu.


Em campanha


Nas conversas reservadas do Congresso a opinião quase unânime é de que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já tomou a frente dos senadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) numa previsível disputa pela candidatura presidencial do PSDB. Em sua passagem por Brasília esta semana Alckmin deixou claro que já está em campanha. E o grande marco dessas articulações foi um jantar em sua homenagem na casa da família do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), promovido pelo vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), com a estimativa de cerca de 70 a 80 pessoas presentes.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

PROCON vê medidas para impedir os abusos nos preços

16/11/2017

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou na última terça-feira, 14, que, em conjunto com a Delegacia do...

Dona de casa tem direito aos benefícios do INSS?

16/11/2017

A Previdência Social é o ombro amigo da população brasileira, e tem como um dos princípios a solidariedade que busca amp...

Conferência debate os rumos da saúde

16/11/2017

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 04, 05 e 06 de dezembro próximo. Na oportunidade, serão de...

Joanápolis sedia a Festa do Milho

16/11/2017

Agregar valor à produção local e movimentar a economia. É com este objetivo que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de...