(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.516

Geral Comentários 23 de abril de 2015

Notas Gerais


Terceirização
Em queda de braço com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem discutido com interlocutores a possibilidade de "engavetar" o projeto da terceirização no País. Renan não concorda com o texto aprovado na quarta-feira, 22, pelos deputados em plenário e, diante da ameaça de Cunha de restabelecer o que passou na Câmara, deve segurar a votação da proposta pela Casa até janeiro de 2017. Como o projeto original, apresentado em 2004, é de autoria de um deputado, a Câmara pode dar a palavra final sobre o teor da proposta.

Corrupção antiga
O esquema de corrupção da Petrobras começou em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, disse Augusto Mendonça Neto, executivo da Toyo Setal, em depoimento à CPI na quinta-feira (23). Segundo ele, duas diretorias foram responsáveis por montar e abastecer o esquema. “Não podemos imaginar que uma companhia organizada e competente, pudesse ter um esquema como essas diretorias montaram. O poder que um diretor da Petrobras tem de atrapalhar é enorme, de ajudar, pequeno. Eles vendiam mais dificuldade do que entregar facilidade”, afirmou Augusto Mendonça.

Mais empregos
Após três meses seguidos de demissão, a economia brasileira voltou a contratar em março. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, o País abriu 19.282 vagas de emprego formal no mês passado. Em dezembro de 2014, ele registrou o fechamento de 555.508 empregos. Em janeiro e fevereiro, as demissões superaram as contratações em, respectivamente, 81.774 e 2.415 vagas formais. Além de ser a primeira criação de empregos com carteira assinada em quatro meses, o valor do mês passado também superou março de 2014 - quando foram criadas 13.117 vagas de trabalho.

Automóveis
Amargando queda nas vendas de veículos nos dois últimos anos, e recuo de 17% no primeiro trimestre de 2015, as montadoras resolveram apostar em consórcios para amenizar a crise. Elas anunciaram vantagens a participantes contemplados que ainda não tiraram o veículo. No consórcio, os participantes podem adquirir um veículo por meio de lance ou quando são contemplados em sorteio. "Se a pessoa foi contemplada, por exemplo, na assembleia 25, e o grupo é de 50 meses, ela tem até a assembleia 50 para comprar", explica o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, Paulo Roberto Rossi.

Economia de guerra
A presidente Dilma Rousseff assinou decreto que mantém o limite de gastos para os órgãos do Executivo Federal em 1/18 por mês do valor previsto na dotação orçamentária, de acordo com o Ministério do Planejamento. Em janeiro, a Presidente havia editado outro decreto, prevendo o limite de 1/18, que vigoraria até a sanção da Lei do Orçamento, realizada na última segunda-feira (20). O novo decreto estabelece o teto dos gastos até maio. O governo tem até 30 dias após a publicação do Orçamento para definir a programação financeira e o cronograma da execução mensal previstos na lei.

Voto distrital
Os vereadores de municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ser escolhidos por voto distrital. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a mudança prevista no projeto PLS 25/2015 na quarta-feira (22). Pela proposta do senador José Serra (PSDB-SP), as cidades deste porte serão divididas em distritos, em número igual ao de vagas na Câmara Municipal. Se for aprovado, cada distrito elegerá um vereador por maioria simples. O candidato mais votado será o eleito. O partido, ou coligação, poderá registrar apenas um candidato por distrito e cada vereador terá um suplente.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Previdência alerta para novo golpe de estelionatários

16/11/2018

Os servidores públicos devem estar atentos a um golpe que vem sendo aplicado por estelionatários. Por meio de carta e de co...

Multas e débitos de veículos já podem ser parcelados no cartão

16/11/2018

O parcelamento de infrações de trânsito já estão valendo em Goiás, desde a última segunda-feira, 12, pelo programa Par...

Assembleia Legislativa analisa convalidação do ICMS em Goiás

16/11/2018

O governador José Eliton encaminhou na terça-feira, 13, para apreciação da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que c...

Campeonato de Tiro Esportivo reúne mais de 400 competidores do País em Anápolis

16/11/2018

Mais de 400 atiradores de todos os estados brasileiros participam da Etapa Final do XXXI Campeonato Brasileiro e Open Interna...