(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.465

Geral Comentários 16 de abril de 2014

Notas Gerais


Economia melhora
A economia brasileira subiu pelo segundo mês consecutivo, registrando alta de 0,24% em fevereiro em relação a janeiro. Mas isso significou uma desaceleração forte em comparação com o resultado de janeiro, quando o índice avançou 2,35% diante de dezembro. Os dados, divulgados n quarta-feira (16), são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado pelo mercado uma prévia do Produto Interno Bruto oficial. O BC também revisou os dados de janeiro: anteriormente havia divulgado alta de 1,26%, mas agora disse foram que 2,35% de crescimento.

Defesa da Petrobras
A presidente Dilma Rousseff afirmou que "nada nem ninguém" conseguirá destruir a Petrobras, em meio à polêmica sobre a compra de uma refinaria pela empresa nos Estados Unidos e após um ex-diretor da companhia ter sido detido em uma operação da Polícia Federal que investiga lavagem de dinheiro. A estatal é alvo de CPIs no Congresso para investigar supostas irregularidades em contratos. "Nós sabemos que a Petrobras é a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira. Ela é a maior empresa desse país. E esse título dificilmente alguém irá tomar da Petrobras", afirmou.

Renan e a CIP
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AM), adiou para a próxima semana a votação do relatório da Comissão de Constituição e Justiça, que previa a criação de uma CPI para investigar a Petrobras e um suposto cartel de empresas de trens e metrôs em São Paulo e Brasília. Segundo ele, não houve acordo entre os líderes partidários, devido ao baixo quórum. Pouco antes da sessão, Renan disse que um dos motivos para o adiamento da votação era a espera por um posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a disputa entre oposição e governistas sobre qual a amplitude da CPI a ser criada.

Manifestações
As recentes utilizações da Lei de Segurança Nacional para punir manifestantes têm preocupado defensores de Direitos Humanos no Brasil que pressionam o governo para que a lei, símbolo da Ditadura Militar, seja revisada ou mesmo suprimida. O caso chegou a ser apresentado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. Além dos episódios relatados na audiência sobre o enquadramento de populações indígenas envolvidas com a questão fundiária, a preocupação se estende para o uso da Lei 7.170 sancionada em 14 de dezembro 1983.

Conselho a Dilma
O novo ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, admite a necessidade de aproximar a presidente Dilma Rousseff do mundo político, para sanar as dificuldades que hoje atingem a articulação política do governo. Em entrevista ao programa Opinião, da TViG, Berzoini adianta que a presidente vai intensificar as reuniões com partidos neste último ano de governo. Dilma, segundo ele, também se prepara para dar início a uma agenda de aproximação com empresários. “Existe uma demanda no mundo político por maior proximidade com o mandatário, com o plano Executivo”, diz o ministro.

Proposta de Campos
Pré-candidato ao Palácio do Planalto em outubro, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) defendeu a redução à metade da quantidade de ministérios, atualmente em 39. "Precisa reduzir a quantidade de ministérios, quem sabe à metade do que existe hoje", afirmou durante entrevista coletiva após evento em que anunciou a ex-ministra Marina Silva (também do PSB) como sua vice na chapa presidencial. E mandou ainda recado para legendas que eventualmente os procurem para apoiar a sua aliança. "Ministério não vai ser entregue para partido como se fosse propriedade", disse.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Anapolino é destaque em competição nacional

21/09/2017

Na última segunda-feira, 18, o prefeito Roberto Naves recebeu em seu gabinete o jovem Gabriel Douglas Araújo, estudante da ...

Promotores de Justiça têm encontro em Anápolis

21/09/2017

Os encontros regionais da Procuradoria Geral de Justiça Presente e de elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministéri...

Entenda o que é trabalho intermitente

21/09/2017

A Reforma Trabalhista tem um ponto que necessita de grande destaque, que é a criação de um novo modelo de trabalho que at...

Projeto ampara crianças em situação de risco

21/09/2017

Será lançado nesta sexta-feira, 22, o Projeto Querobem. A solenidade está marcada para o auditório do Bloco F, da UniEVAN...