(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.460

Geral Comentários 14 de maro de 2014

Notas Gerais


Vendas no varejo
O arrefecimento da inflação de alimentos beneficiou as vendas no setor de supermercados em janeiro, segundo o IBGE. A atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão de 1,0% em janeiro ante fevereiro. A alta nas vendas foi de 5,5% em relação a janeiro de 2013, o que resultou numa contribuição de 44,6% para o crescimento de 6,2% do comércio varejista no período. "Os preços da alimentação em domicílio já estão mais bem comportados", disse Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

FHC reaparece
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou na quarta-feira, 12, ao fim da primeira parte do evento que comemora os 20 anos do Plano Real, em São Paulo, que o Brasil "perdeu o rumo". "O País se sente sem saber para onde vai". "As apostas implícitas nas decisões governamentais foram de que, com a crise mundial, o mundo ia mudar na direção da prevalência do terceiromundismo, não é o que está acontecendo", disse FHC, que criticou ainda a perda de liderança do Brasil na América Latina. Setores do Governo Dilma Rousseff não quiseram comentar a fala de Fernando Henrique.

Feriado na Copa
Por causa da realização de jogos da Copa do Mundo, a prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado parcial nos dias 18 e 25 de junho e feriado integral no dia 4 de julho desse ano. O objetivo é diminuir o fluxo de veículos na cidade e minimizar possíveis transtornos para a população, além de facilitar o deslocamento de torcedores para o Estádio do Maracanã, na zona norte da capital. No dia 18 de junho (quarta-feira), haverá o jogo Espanha x Chile às 16 horas. E no dia 25 de junho (quarta-feira), Equador e França se enfrentam às 17 horas. Nestes dois dias, o feriado será a partir do meio-dia.

Doação para campanhas
O Supremo Tribunal Federal pode julgar ainda em abril a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil que tenta proibir o financiamento de campanhas eleitorais por empresas. Durante o ano passado, o caso começou a ser julgado pelo Supremo, mas foi suspenso em decorrência de um pedido de vista do ministro Teori Zavascki. Nesta semana, entretanto, Zavascki informou em audiência com membros do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, um dos coautores da Adin, que pretende liberar o processo para a pauta até o final deste mês de março.

Justiça brasileira
Para o Ministério da Justiça convergem os mais diversos temas que afetam a vida do País - da segurança na Copa do Mundo à extradição de condenados foragidos, passando pela elaboração de projetos de leis, conflitos entre ruralistas e indígenas e interlocução com os demais poderes da República. Foi em meio a essa agenda pesada que o ministro José Eduardo Cardozo definiu as atividades da pasta. Ele só se recusou a falar sobre o processo do mensalão. "Quando deixar de ser ministro, me darei ao direito de tecer considerações não só políticas como jurídicas e sobre quaisquer outros julgamentos".

O apagão
Reeleição garantida no primeiro turno, com 47% dos votos, cravou o Instituto Datafolha na última pesquisa, sobre o favoritismo de Dilma Rousseff nas eleições deste ano. Especialistas afirmam que à oposição caberá torcer pelos protestos contra a Copa do Mundo enquanto elege os pontos fracos da administração petista para apresentá-los quando a disputa chegar à televisão. Para alguns, o “calcanhar de Aquiles” é o fantasma do racionamento energético, que volta a rondar o Brasil 13 anos após o apagão que foi assunto em 2002, ano em que o PT venceu sua primeira campanha presidencial.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...