(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.455

Geral Comentários 07 de fevereiro de 2014

Notas Gerais


Menos veículos
O volume recorde de veículos vendidos em janeiro não foi suficiente para sustentar uma retomada mais firme da atividade nas montadoras. A produção do setor recuou 18,7% em relação a igual mês do ano passado. Em relação a dezembro, houve leve avanço, de 2,9%. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. As vendas do início do ano foram impulsionadas pelo estoque de unidades com Imposto sobre Produtos Industrializados reduzido, faturadas no ano passado. O IPI subiu em 1º de janeiro e elevou o preço dos carros fabricados neste ano.

Lobby do deputado
O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), antes de se entregar para cumprir a pena pelos crimes do mensalão, dedicou parte do tempo a um lobby para evitar a abertura de seu processo de cassação. O petista telefonou para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e também para assessores dele pedindo que adiassem a reunião que vai debater o processo de perda do mandato. O petista argumentou que a discussão não seria possível porque ainda há um recurso apresentado por sua defesa ao STF questionando se a atribuição para cassar o mandato é da Câmara ou é do Supremo.

Em família
Henrique Pizzolato, preso na Itália, "jogou o nome da família na lama", disse Lídia Pizzolato de Rossi, 72, tia do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil condenado no julgamento do mensalão. "Não queria que sujassem principalmente o nome do meu pai, porque ele foi um herói de guerra. Mas sujaram", disse. "Ele (Henrique) jogou o nome da família na lama", completou. O pai dela, Vitório, nasceu na Itália e veio para o Brasil depois de lutar na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Lídia, que vive no município de Concórdia (433 km de Florianópolis), é irmã de Pedro Pizzolato, pai de Henrique.

Insatisfação no PMDB
Insatisfeita com o espaço reservado por Dilma Rousseff ao partido na reforma ministerial, a bancada do PMDB na Câmara fez uma reunião com fortes críticas à Presidente e, ao final, divulgou nota afirmando que não pretende indicar os substitutos para os dois ministérios hoje sob sua influência - Turismo e Agricultura. Embora nos microfones fale-se que o Partido não quer mais ter sua imagem vinculada à disputa de cargos federais, nos bastidores o objetivo é tentar colocar o Planalto contra a parede e conseguir melhor resultado na queda de braço para ocupar mais espaço na Esplanada.

Secretário suspeito
Um secretário do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), está passado por uma forte investigação sob suspeita de manter ligações com o cartel que atuava no Metrô e na CPTM. O engenheiro Osvaldo Spuri, que ocupa a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras da prefeitura paulista, é um dos acusados de ter desaparecido com parte dos documentos de uma licitação da CPTM em que houve atuação do cartel, segundo a Siemens, que denunciou o conluio. Sumiram os papéis sobre como são formados os preços. Sem esses documentos, não dá para saber como a CPTM chegou ao preço final.

Ainda o mensalão
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que ministérios públicos nos Estados estão investigando as doações recebidas por petistas condenados no processo do mensalão. Conforme se noticiou, procuradores apuram a origem dos recursos doados. Na prática, querem averiguar se o dinheiro, realmente, pertencia aos simpatizantes ou se existiu algum esquema de lavagem no sistema de arrecadação. "O que eu posso adiantar é que isso (investigar as doações) não é atribuição do procurador-geral e que já existem, sim, investigações instauradas nos órgãos competentes do Ministério Público", disse.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Festival fecha o ano com música independente e Pablo Vittar

15/12/2017

O Festival Paralelo Sonoro realiza sua 9ª edição neste ano entre os dias 17 a 23 de dezembro, em Anápolis, Goiás. O foco...

Projeto Criar e Tocar forma nova turma de músicos

15/12/2017

Na última segunda-feira, 11, foi realizada a formatura dos alunos do Projeto Criar e Tocar que concluíram suas atividades e...

Crianças ganharão brinquedos novos

15/12/2017

Vem aí mais uma edição do programa Show de Natal, que faz a entrega de 1 milhão de brinquedos, no mês de dezembro, às c...

IFG oferece cursos com o ensino médio

15/12/2017

Uma boa oportunidade para quem deseja estudar e aprender uma profissão, ao mesmo tempo. Foram abertas as inscrições para o...