(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.297

Geral Comentários 07 de janeiro de 2011

Notas Gerais


Carreira
Foi no Exército que o engenheiro de telecomunicações Luiz Peres, 33 anos, dedicou a maior parte de sua formação profissional. Entrou como cadete da Escola Preparatória e formou-se no Instituto Militar de Engenharia (IME). Chegou à patente de capitão, com atuação no gerenciamento de redes em projetos de telecomunicações do Exército. Em 2008, no entanto, Peres deixou os 13 anos de farda para dedicar-se ao mundo corporativo. O que atraiu o engenheiro foi a possibilidade de exercer um cargo gerencial, o que ele demoraria mais alguns anos para conquistar na carreira militar. “Na Força, eu não tinha tanto potencial de crescimento quando no mercado, aqui fora”, diz.

Arqueologia
O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) divulgou a descoberta de cerca de 40 sítios arqueológicos na Baixada Fluminense durante a realização de obras do Arco Rodoviário Metropolitano. As descobertas, segundo o IAB, vão desde um sambaqui (acúmulo de material orgânico e calcário) de seis mil anos de idade até as ruínas de uma antiga fazenda, passando por uma aldeia indígena de dois mil anos e um porto centenário no Rio Iguaçu. A abertura do terreno para a construção de 72 km da rodovia permitiu encontrar os sítios. Dos 40 locais, 34 estão sob o traçado da estrada. E, 22 já foram resgatados pelo instituto. Outros 12 ainda devem ser recuperados até o final deste ano.

Manutenção
O custo para manter o carro em 2010 ficou 7,48% mais caro, segundo informações da Agência AutoInforme. O índice geral é maior do que a inflação registrada na capital paulista medida pelo IPC, que terminou 2010 em 6,40%. O preço que mais subiu no ano foi estacionamento mensal, com alta de 24,4%. O estacionamento pelo período de duas horas teve crescimento de 21,61%. A lavagem do carro também registrou aumento acima da média (9,28%). O álcool encerrou 2010 com preço 6,21% mais caro em relação ao praticado um ano antes. No mesmo período a gasolina teve alta de 0,55%. Juntos, álcool e gasolina representam 31,21% das despesas que o dono tem com carro.

Mais creches
O Ministério da Educação já selecionou os primeiros municípios que receberão recursos para construção de creches e quadras poliesportivas na segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nesse primeiro grupo, 223 municípios receberão verba para a construção de 520 creches e 98 para 213 quadras. Atualmente, apenas 20% das crianças de zero a três anos têm acesso a creches no País. A lista de contemplados inclui municípios com mais de 50 mil habitantes e localizados em regiões metropolitanas. São Paulo teve o maior número de projetos atendidos: 103 creches. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (59), Rio Grande do Sul (55) e Minas Gerais (51).

Fumantes
Um estudo realizado no Japão com 1,3 mil mulheres que já passaram pela gravidez aponta que fumar excessivamente no início da gestação pode mais que dobrar os riscos de se sofrer um aborto no primeiro trimestre de gravidez. O tabagismo é associado ao parto prematuro e ao baixo peso do bebê ao nascer. Publicado na revista Human Reproduction, o estudo da Universidade de Osaka mostrou que, entre as 430 mulheres que sofreram aborto no primeiro trimestre de gestação, 7% fumava pelo menos 20 cigarros por dia; contra apenas 4% das mulheres que tiveram seu bebê normalmente. As gestantes que fumavam tinham mais de duas vezes mais chances de sofrerem um aborto.

Internacional
E, as importações e exportações de produtos feitas pelo Brasil ao longo 2010 apontam para um peso cada vez maior da China na economia nacional e para uma redução da importância dos Estados Unidos. Ao longo do ano passado, a China foi o país que mais trocou produtos com o Brasil. No total, foram exportados US$ 30,8 bilhões para o gigante asiático. O valor representa um aumento de 46% em relação a 2009 (na comparação entre as médias diárias). Em 2009, as exportações brasileiras para a China representavam 13,7% do total. No ano passado, essa relação saltou para 15,2%. O Estado de Goiás, por exemplo, aumentou, em muito, os negócios com grupos chineses.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....