(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.291

Geral Comentários 19 de novembro de 2010

Notas Gerais


Pontualidade
A inadimplência com cheques segue em queda em 2010 e já registra o menor patamar dos últimos seis anos. No acumulado do ano até outubro, foram devolvidos 1,78% dos cheques compensados no País, a menor variação desde 2004 (1,58%), segundo levantamento da Serasa Experian divulgado nesta quinta-feira. Em outubro, a taxa de devolução de cheques por falta de fundos ficou em 1,56%. Essa é a menor variação mensal desde janeiro de 2005 (1,53%). Na avaliação dos técnicos da Serasa Experian, os recuos podem ser explicados pela queda no uso do meio de pagamento, com destaque para o grande aumento no uso de cartões de crédito para vendas à vista e a prazo.

Roupas caras
Comprar roupas deve ficar mais caro a partir do ano que vem. Problemas nas safras de algodão nos principais países produtores têm provocado forte redução dos estoques, o que tem feito os preços da matéria-prima chegar a seu maior patamar nos últimos 140 anos. O cenário está tirando o sono de executivos da indústria têxtil, que afirmam ser inevitável o repasse dos custos para o varejo, já que a oferta de algodão não deverá ser normalizada no curto prazo. Para piorar, a expectativa do setor é que o aumento de preços resulte em queda no consumo. Os consumidores devem começar a sentir os aumentos nos preços dos tecidos a partir de fevereiro ou março do ano que vem.

Condenação
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiram, na quinta-feira, 18, em uma votação apertada - 3 votos contra 2 - mandar a júri popular o militar da reserva Hélio Vitório dos Santos, de 68 anos, e a dona de casa Ildemir Bonfim de Souza, de 57, pais de Juliana Bonfim da Silva, de 13 anos. Em 22 de julho de 1993, a menina morreu sem que a família a autorizasse a realizar transfusão de sangue, por serem integrantes da religião Testemunha de Jeová, que é contra o procedimento. O médico José Augusto Faleiros Diniz, de 67 anos, que atendeu a adolescente e faz parte da mesma seita, também irá a júri, por ter acatado a opinião dos pais e não realizado a transfusão.

Educação
O Brasil aumentou o número de anos obrigatórios de estudo por emenda constitucional em 2009. A média de escolaridade apontada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do mesmo ano, mostra que o País não chegou sequer ao que previa o texto anterior da Constituição. Até o ano passado, o artigo 208 declarava que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada a oferta gratuita para quem a ela não teve acesso na idade própria", o que correspondia a 08 anos de estudo quando o texto entrou em vigor, em 1996.

Tráfico humano
A Polícia Federal em Minas Gerais prendeu na quinta-feira (18) 11 pessoas, a maioria em Governador Valadares (MG), acusadas de integrar quadrilha de tráfico internacional de pessoas. A operação contou com a participação de 160 agentes e adidos policiais dos EUA. A corporação ainda cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras de Cuparaque, Conselheiro Pena, Ipatinga, Sobrália, todas na região do Rio Doce. O delegado Cristiano Campidelli, chefe da unidade da Polícia Federal disse que em Governador Valadares, a operação visou a captura de suspeitos denominados “cônsules”, que agenciam viagens, além de falsificarem documentos exigidos.

Colesteróis
Um medicamento experimental, o anacetrapib, do laboratório farmacêutico americano Merck, provocou redução do colesterol ruim e na elevação do bom, segundo resultados de um teste de uma revista médica. O teste, feito com 1.623 pessoas que já faziam tratamento com estatinas - medicamentos anticolesterol - demonstrou que, depois de seis meses, o anacetrapib reduziu 40% do colesterol ruim (de 81 a 45 miligramas/decilitro), contra a redução de 6% (82 a 77 mg/dl) entre pacientes que ingeriram um placebo. O anacetrapib aumentou em 138% o colesterol bom dos doentes (de 41 a 101 mg/dl) com relação a 15% (40 a 46 mg/dl) no grupo de controle.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...