(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 511

Geral Comentários 20 de maro de 2015

Notas Gerais


Investigações
O plenário do Tribunal de Contas da União determinou que sua área técnica analise a atuação dos conselhos de administração e fiscal em todos os casos que envolvam deliberações da Petrobras analisados pela Corte. A medida abarca o período em que a presidente Dilma Rousseff comandou o conselho de administração da estatal, de 2003 a 2010, e inclui a polêmica compra da refinaria de Pasadena e as investigações da Operação Lava Jato. O ministro André Luiz de Carvalho disse que é preciso verificar “se os conselhos praticaram gestão ruinosa ou deixaram de atuar com cuidado”.

Clubes de futebol
A presidente Dilma Rousseff assinou, esta semana, a Medida Provisória que renegocia as dívidas fiscais dos clubes de futebol, estimadas entre R$ 3,5 e R$ 3,8 bilhões. O parcelamento poderá ser em, até, 20 anos e sem entrada. O projeto exige entre as contrapartidas a manutenção de equipes femininas e limitação de mandatos de dirigentes, inclusive de entidades que realizam os campeonatos. A “bancada da bola” no Congresso defende alterações nestes pontos. A CBF não mandou representante à cerimônia, que teve a presença, de clubes, atletas do Bom Senso FC e parlamentares.

Duque falou
O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, voltou a quebrar o silêncio que disse que manteria em seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, para negar que sua esposa tenha tido contato com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início da sessão, ele disse que permaneceria calado, mas respondeu a duas perguntas formuladas pelo deputado Izalci (PSDB-DF). Antes, ele já havia rompido o silêncio para dizer que não conhece o doleiro Alberto Youssef, que o acusou, em delação premiada, de receber propinas de empresas contratadas pela estatal.

Sem reforma
A presidente Dilma Rousseff afirmou, na quinta-feira (19), que não fará reforma ministerial em seu governo. Segundo ela, não há perspectiva para alterar nada nem ninguém e eventuais mudanças serão pontuais. Na noite de quarta (18) o, então, Ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão à Presidente após discutir com deputados na Câmara. Dilma disse a jornalistas que a troca no comando da pasta será feita o mais rápido possível. “Estou fazendo uma alteração pontual. Não tenho perspectiva de alterar nada. Vocês estão criando uma reforma que não existe”, disse.

Sem dinheiro
Com a necessidade de cortes profundos nos gastos, o Governo está de mãos atadas para dar uma resposta eficaz à crise de imagem que atinge, principalmente, a presidente Dilma Rousseff. Em crises anteriores, o governo petista apoiou-se no lançamento programas sociais e de infraestrutura, desonerou ou até mesmo zerou impostos. Agora, sem recursos disponíveis para medidas como estas, busca outra receita para arrefecer os ânimos principalmente da classe média. A presidente lançou mão de dois pontos que sempre foram tidos como problemáticos no governo: o discurso e a articulação política.

Depoimento
O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), informou que o primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), se ofereceu espontaneamente para prestar esclarecimentos. Ele é um dos citados na lista mandada ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como envolvido e cujo pedido de investigação foi autorizado pelo ministro Teori Zavascki. Seu nome está na delação premiada do doleiro Alberto Youssef como um dos políticos que receberam dinheiro do esquema. O depoimento foi marcado para terça-feira (24).

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...