(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 509

Geral Comentários 06 de maro de 2015

Notas Gerais


Álcool na gasolina
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Moan, afirmou na quinta-feira, 05, que o governo federal pediu às montadoras que acelerassem os testes de durabilidade nos veículos em relação ao aumento da mistura do etanol anidro na gasolina. Segundo ele, algumas empresas estão tentando entregar os resultados ainda em março, "mas não sei se vão conseguir". Os testes de durabilidade começaram em setembro de 2014. De acordo com Moan, normalmente, eles demoram de 12 a 18 meses para se concluírem, equivalente a 100 mil Km rodados em teste.

Quer ser ouvido
No momento em que o presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), anunciava a indicação da multinacional Kroll para investigar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, os membros da comissão foram surpreendidos com a chegada do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Cunha disse que foi à comissão em virtude das informações de que seu nome estaria na lista dos envolvidos na Operação Lava Jato. "Este parlamentar faz questão e está à disposição para prestar esclarecimentos". Ele disse que sempre apoiou a comissão.

Menos carros
A indústria brasileira de veículos produziu 200,1 mil veículos em fevereiro, uma queda de 2,3 por cento sobre janeiro e recuo de 28,9 por cento na comparação com o mesmo mês de 2014. Com o resultado, o setor acumula perda de produção de 22 por cento em relação ao acumulado do primeiro bimestre do ano passado, a 404,9 mil unidades. A desaceleração da indústria ocorre desde 2014, mas começou a apertar o passo este ano, com a retração mais intensa dos consumidores e fim de incentivos concedidos pelo governo, condicionados a compromissos de manutenção de empregos no setor.

Economia encolhe
Os analistas do mercado preveem que a economia brasileira encolherá 0,58% em 2015, seu pior resultado nos últimos 25 anos, segundo o Boletim Focus, pesquisa semanal divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os economistas do setor financeiro elevaram sua projeção para a contração do PIB neste ano de 0,50%, calculado na semana passada, até 0,58%, segundo o Boletim Focus. Se a previsão se confirmar, a economia brasileira registrará seu pior resultado desde 1990, quando encolheu 4,35%. A recessão em 2015 seria maior do que as registradas em 2009 (-0,33%) e 1992 (-0,54%).

Governador cassado
O TRE de Rondônia decidiu pela cassação do mandato do governador Confúcio Moura (PMDB), e do vice, Daniel Pereira (PMDB). A decisão foi tomada, por quatro votos a três, no julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a coligação Rondônia no Caminho Certo, por abuso de poder econômico nas eleições de 2014 e compra de votos. Ainda cabe recurso. Segundo a ação, em uma convenção realizada no ano passado pelo PMDB para indicar os candidatos, houve distribuição em grande quantidade de comida a cerca de mil participantes, caracterizando compra de votos.

PEC da Bengala
A Associação dos Magistrados Brasileiros divulgou nota, na quinta-feira (5), na qual classifica a “PEC da Bengala”, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, de “grande retrocesso”. A proposta de emenda à Constituição amplia de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória de magistrados de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União. Para o presidente da AMB, João Ricardo Costa, os tribunais precisam de “oxigenação” e, para isso, é importante, segundo ele, manter os 70 anos para a aposentadoria. Até 2018, cinco ministros farão 70 anos.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...