(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 508

Geral Comentários 27 de fevereiro de 2015

Notas Gerais


Brasil X Venezuela
Líderes da oposição, com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiram aprovar na quarta-feira (25) uma moção de repúdio contra a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. O ato é uma reação ao comportamento da presidente Dilma Rousseff, que evitou comentar o caso e concedeu a credencial ao embaixador da Venezuela. "Não posso receber um embaixador baseado nas questões internas do país", disse a presidente. Opositor ao governo chavista, Ledezma é acusado pelo presidente, Nicolás Maduro, de planejar um golpe de estado.

Reforma política
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) escolheu um parlamentar da oposição para presidir a comissão especial daquela casa de leis, que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 352/13) da Reforma Política. Ele também indicou um peemedebista para relatar o projeto. Os trabalhos do colegiado serão conduzidos pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e relatados por Marcelo Castro (PMDB-PI). Ainda, de acordo com o líder do Democratas, deputado Mendonça Filho (PE), a escolha dos nomes “é um sinal positivo para a oposição nesta Casa”.

Menos empregos
O mercado de trabalho eliminou 253 mil vagas com carteira assinada no setor privado na passagem de dezembro para janeiro, o equivalente a uma queda de 2,1%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo IBGE. Na comparação com janeiro do ano passado, houve um corte de 1,9%, o que significa a extinção de 224 mil vagas formais. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam um resultado entre 4,50% e 5,60%, e um pouco acima da mediana de 5,00%. Em dezembro, a taxa de desocupação foi de 4,3%.

Direitos iguais
Os cônjuges de parlamentares homossexuais também serão contemplados com passagens aéreas que serão pagas com verba oriunda da Câmara. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), esclareceu que a concessão do benefício seguirá os mesmos critérios adotados pelo Itamaraty para conceder passaportes diplomáticos. Pelas regras do Itamaraty, a união do casal tem que estar registrada em cartório. O presidente da Câmara anunciou, também, um pacote de benefícios para os deputados, que inclui o reajuste da verba de gabinete, da cota parlamentar e do auxílio-moradia.

Ação de Lula
De passagem por Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem buscado ampliar a aproximação, não apenas, com integrantes da base aliada. No radar do petista, também entraram representantes do PSB, partido que deixou o núcleo do governo no ano passado, por ocasião da disputa pela Presidência da República. Em Brasília desde quarta-feira, 25, Lula se reuniu com o vice-presidente do PSB, o senador Fernando Bezerra (PE), no hotel em que estava hospedado. O encontro entre ambos ocorreu horas antes de o petista participar de jantar com integrantes da bancada do Senado do PT.

Piorou
As contas do governo registraram superávit primário - a economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda - de R$ 10,4 bilhões em janeiro deste ano, informou a Secretaria do Tesouro Nacional na quinta-feira (26). É o menor resultado para meses de janeiro desde 2009, quando houve um superávit primário de R$ 3,97 bilhões. Naquele momento, o governo optou por diminuir o esforço fiscal para gastar mais e, assim, tentar combater os efeitos da crise financeira internacional - iniciada em setembro de 2008 na concordata do banco americano Lehman Brothers.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...