(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 502

Geral Comentários 16 de janeiro de 2015

Notas Gerais


Economia parada
A atividade econômica brasileira ficou praticamente estagnada em novembro, de acordo com dados do Banco Central, em um resultado melhor do que o esperado, mas que ainda assim sinaliza que a economia encerrou 2014 enfraquecida. O Índice de Atividade Econômica do BC - considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto - registrou variação positiva de 0,04% em novembro sobre o mês anterior, segundo números dessazonalizados. O resultado ainda mostra ligeira recuperação em relação ao resultado mensal de outubro, que também melhorou ao ser revisado para cima pelo BC.

PSDB reorganiza
Passada a derrota eleitoral, o PSDB começa a se organizar na oposição, de olho no comando do Congresso. E aposta em novos desdobramentos da divisão da base aliada, nas dificuldades enfrentadas pela economia e em novas denúncias de corrupção na Petrobras e em outras estatais como seus trunfos. No Senado, o ex-presidenciável Aécio Neves busca um dissidente da base aliada para disputar a Presidência da Casa. O nome mais cogitado é do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o peemedebista mais próximo à oposição. Na Câmara Federal, o preferido candidato é Júlio Delgado (PSB-MG).

Indústria recua
O valor da folha de pagamento real (desconta a inflação) dos trabalhadores da indústria recuou 2,6% frente a outubro, eliminando parte do avanço de 1,1% registrado no mês anterior. A principal influência negativa no total nacional foi causada pela indústria paulista, que registrou recuo de 7,9% no ganho do trabalhador no mês. Os dados, ajustados sazonalmente, foram divulgados na última quinta-feira (15), pelo IBGE. Na comparação com novembro de 2013, o valor da folha de pagamento real recuou 5,6%, a sexta taxa negativa consecutiva verificada neste tipo de confronto.

Marta Suplicy
A ex-ministra da Cultura Marta Suplicy volta a sonhar com a prefeitura de São Paulo. A senadora petista tem votos em bairros da periferia por causa de marcas de sua administração (2001 a 2004) como os CEUs e o bilhete único. O atual prefeito paulistano, Fernando Haddad, também do PT, tem mais penetração em áreas de classe média e o maior símbolo de sua gestão até agora são as ciclovias. Mas, dirigentes petistas consideram que Marta - tal qual as ex-colegas Luiza Erundina e Marina Silva - teria atribuído a si muito mais importância do que, de fato, possuiria hoje no partido.

Reajuste no judiciário
O Conselho Nacional de Justiça determinou que os tribunais reajustem, imediatamente, em todos os estados, os salários de seus desembargadores e juízes, mesmo sem o aval das assembleias legislativas. O aumento deve ter como referência o valor do subsídio de ministros do Supremo Tribunal Federal, reajustado na segunda-feira, 12, em lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com nota publicada no site do CNJ, a liminar foi concedida em pedido apresentado pela Associação dos Magistrados Brasileiros, cujo relator é o conselheiro Gilberto Martins.

Financiamento
A Caixa Econômica Federal vai subir as taxas de juros do financiamento imobiliário a partir do dia 19 deste mês O banco informa que as taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS não sofrerão qualquer correção em suas taxas de juros.
A partir do dia 19, serão corrigidas as taxas de juros das operações para financiamento de imóveis residenciais contratadas com recursos da poupança. As novas condições passam a valer para créditos habitacionais concedidos a partir do dia 19 de janeiro.



Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...