(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 501

Geral Comentários 08 de janeiro de 2015

Notas Gerais


Ministro desconversa
Questionado sobre possíveis impactos que as denúncias de corrupção na Petrobras poderiam ter sobre o Ministério de Minas e Energia, o novo titular da pasta, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que o assunto era de responsabilidade da Justiça. “Essa situação está equacionada. Não é meu papel, enquanto ministro, tratar destas questões. Meu papel é formular políticas públicas, dar transparência à gestão pública, implementar as ações que façam com que a Petrobras seja mais eficiente, mais lucrativa e que preste - mais além do que já faz - serviços aos brasileiros”, disse o amazonense.

Mulheres
Escolhida para permanecer na Secretaria de Políticas para Mulheres no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, a ministra Eleonora Menicucci pretende concluir projetos iniciados na gestão anterior, sobretudo na área de violência contra a mulher. “A prioridade é inaugurar as Casas da Mulher Brasileira”, diz, em referência aos centros de acolhimento a mulheres vítimas de violência, anunciada em 2013. O atraso na entrega das casas chegou a ser motivo de irritação na campanha de Dilma, que pretendia usar as inaugurações para aumentar a proximidade com o eleitorado feminino.

Dados da corrupção
Em um ano marcado pela Operação Lava Jato, que desarticulou um esquema de corrupção descrito como muito maior que o do mensalão, o Ministério Público Federal instaurou 13,3 mil processos de combate à corrupção no Brasil. Os dados, correspondentes aos dez primeiros meses de 2014, incluem ações penais, inquéritos criminais, pedidos de escutas telefônicas, entre outros. O volume de procedimentos de combate à corrupção em 2014, no entanto, é menor que nos dois últimos anos: 2012 e 2013. Em 2012, foram instaurados 16 mil procedimentos, e no ano passado, 20 mil.

Verbas para a defesa
Após tomar posse, o novo ministro da Defesa Jaques Wagner prometeu usar seu prestígio político para garantir junto à área econômica os recursos necessários para as Forças Armadas manterem os projetos prioritários, como a renovação da frota aérea da Aeronáutica e o programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha, entre outros. “Todos sabemos que teremos um ano de aperto, mas quero dizer aos comandantes e aos civis que este ministro estará à frente na luta pela continuidade de todos os projetos”, disse o ministro na cerimônia de transmissão de cargo na sexta-feira (2), em Brasília.

Orçamento menor
O Governo anunciou o corte mensal provisório de R$ 1,9 bilhão no Orçamento de 2015. A medida foi necessária frente às incertezas sobre a evolução da economia, o cenário fiscal e o calendário do Poder Legislativo, que só retomará suas atividades a partir de fevereiro. O decreto diz que, enquanto não houver a publicação da Lei Orçamentária de 2015, em discussão no Congresso Nacional, a execução mensal dessas despesas estará limitada a um dezoito avos da dotação prevista. Este valor impõe uma limitação adicional de 33% em relação ao valor autorizado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Indústria em declínio
A produção industrial brasileira recuou 0,7% em novembro sobre o mês anterior, resultado que mostrou desempenho pífio e destaca a fraqueza da economia no último trimestre. Na comparação com 2013, a produção despencou 5,8% em novembro, informou o IBGE. Foi o nono resultado negativo seguido e queda mais forte desde junho (6,9%). O setor acumula em um ano recuo de 3,2%, o maior desde janeiro de 2010 (-4,8%). A geração de Bens de Consumo Duráveis recuou 2,1% em novembro sobre o mês anterior, chegando a uma queda de 11% na comparação com um ano antes.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

PROCON vê medidas para impedir os abusos nos preços

16/11/2017

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou na última terça-feira, 14, que, em conjunto com a Delegacia do...

Dona de casa tem direito aos benefícios do INSS?

16/11/2017

A Previdência Social é o ombro amigo da população brasileira, e tem como um dos princípios a solidariedade que busca amp...

Conferência debate os rumos da saúde

16/11/2017

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 04, 05 e 06 de dezembro próximo. Na oportunidade, serão de...

Joanápolis sedia a Festa do Milho

16/11/2017

Agregar valor à produção local e movimentar a economia. É com este objetivo que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de...