(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 492

Geral Comentários 31 de outubro de 2014

Notas Gerais


Crescendo devagar
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, disse que a expansão do crédito em setembro seguiu tendência do ano, de "crescimento moderado". Para o economista a evolução do aumento do crédito está consistente com projeção da instituição de aumento de 12% este ano. No acumulado de 12 meses até setembro, a alta está em 11,7%. Houve um maior dinamismo do crédito no mês. Maciel falou que as medidas de compulsório, anunciadas entre agosto e setembro, começam a ser percebidas na aquisição de veículos. No segmento, as concessões cresceram 10,9% no mês.

Separatistas
Alguns paulistas parecem descontes com o resultado da eleição do dia 26/10 e querem separar São Paulo do resto do Brasil. Eles lançaram um site chamado ‘São Paulo Livre’. Segundo o texto publicado, “O Brasil fez a escolha dele. Está na hora de São Paulo fazer a sua”. Porém, a iniciativa esbarra na Lei de Segurança Nacional que prevê os seguintes crimes: Artigo 11 - Tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente. Pena: reclusão de 4 a 12 anos. Incitar desmembramento com uso de armas ou outros meios violentos. Art. 23 - Pena: reclusão, de 1 a 4 anos.

Senado contra
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira, 29, que o decreto da Presidente da Republica Dilma Rousseff (PT) que estabelece que órgãos da administração pública teriam de levar em conta instâncias e mecanismos de participação social, como conselhos populares, será derrubado pelos senadores. O decreto já foi rejeitado na Câmara, na primeira derrota imposta pelos parlamentares a Dilma Rousseff depois de sua reeleição no domingo, 26, na mais apertada disputa presidencial desde a redemocratização. Caberá agora ao Senado analisar o tema.

Mais crédito
As concessões de crédito no Brasil voltaram a crescer em setembro, interrompendo três meses seguidos de queda, após medidas de estímulo adotadas pelo governo, num cenário marcado por crescimento fraco e inflação elevada. O cenário futuro é de moderação por conta do início de um novo ciclo de aperto monetário na noite passada, quando o Banco Central surpreendeu e elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, a 11,25 por cento ao ano. No mês passado, as concessões no segmento de recursos livres tiveram alta mensal de 7,4 por cento, maior expansão desde dezembro passado.

IGP-M em alta
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel (porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários) acumulou alta de 2,96% nos 12 meses até outubro, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É a menor taxa registrada para um período de 12 meses desde abril de 2010. Naquela ocasião ela atingiu 2,88%. No mês de outubro, o IGP-M variou 0,28%. Em setembro, a variação foi de 0,20%. Em outubro de 2013, a variação foi de 0,86%. A variação acumulada de janeiro até outubro, deste ano, é de 2,05%.

Multa pesada
A partir deste sábado (01), motoristas que infringirem as leis de trânsito sentirão um gosto mais amargo no bolso. O valor das multas será reajustado em, até, 900%, de acordo com o DENATRAN. O aumento está previsto na Lei 12.971, que altera 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro - a maioria se refere a ultrapassagens. O valor da multa por uma ultrapassagem em local proibido, considerada infração gravíssima, vai de R$ 191,54 para R$ 1.915,40, alta de 900%. Com a vigência da Lei 12.971, o artigo 191 prevê multa 10 vezes o valor da gravíssima e a suspensão do direito de dirigir.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...