(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 452

Geral Comentários 17 de janeiro de 2014

Notas Gerais


Banco do Vaticano
O Papa Francisco substituiu parte da comissão de cardeais criada por seu antecessor, Bento 16, para supervisionar o Instituto de Obras da Religião, o banco do Vaticano, e entre os afastados está o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
O escritório de imprensa do Vaticano informou a decisão do Papa de renovar esta comissão, apesar de Francisco ter nomeado em junho uma comissão especial para estudar a reforma do referido banco. Bento 16, em fevereiro de 2013, tinha renovado a comissão por um quinquênio, mas o Papa mudou de ideia e introduziu as mudanças.

Eleições 2014
O ministro Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral adiantou que o Supremo Tribunal Federal pode declarar a inconstitucionalidade da resolução que exige autorização do juiz eleitoral para investigação de candidatos na disputa deste ano. O Ministério Público quer que a corte eleitoral reveja a medida. Marco Aurélio, que também integra o STF, foi o único a votar contra a resolução no TSE. O ministro diz acreditar na sensibilidade do relator, ministro do STF Dias Toffoli e do colegiado quanto ao acolhimento do pedido de reconsideração, feito pelo Ministério Público.

Mais espaço
A cúpula do PMDB decidiu que não fará cobranças públicas para ampliar seu espaço no primeiro escalão do governo até que a presidente Dilma Rousseff conclua as negociações com outros partidos aliados para determinar o tamanho da reforma ministerial que iniciará no final de janeiro. A decisão foi tomada numa reunião na noite de quarta-feira, 15, depois de muita pressão dos principais caciques do partido, que estão, desde o começo do governo, incomodados com o número de ministérios sob seu comando, apesar de serem os maiores aliados do governo petista no Congresso.

Reforma ministerial
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que ainda não há definição sobre a dança das cadeiras que deverá ocorrer nos ministérios com a saída de alguns titulares para concorrerem nas eleições de outubro e que tudo o tem saído na imprensa é "especulação". Mercadante é cotado para assumir a Casa Civil com a saída de Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao governo do Paraná, mas também há a possibilidade de ele coordenar a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Tudo o que tem sido dito sobre isso é especulação", disse o Ministro em entrevista coletiva sobre o Enem.

Frango em alta
A expectativa de recuperação do consumo de frango no Brasil, maior exportador global do produto, deverá implicar em aumento da competição com o mercado externo em 2014, refletindo em alta dos preços para exportação, disse o presidente da associação que reúne a indústria. A Copa do Mundo no Brasil neste ano, que também tem eleições, deve elevar o consumo no País, num momento em que a indústria mantém sua oferta ajustada. Estudos mostram que o Brasil deve receber perto de 500 mil turistas, e tem ainda a retomada do consumo, que tinha recuado no ano passado por vários motivos.

Inflação ameaça
A revista britânica "The Economist" chama a inflação de “o bicho-papão do Brasil” e afirma que o ano não começou bem para Dilma Rousseff. "Os custos econômicos são claros: a alta inflação atinge tanto os pobres, quanto as classes médias endividadas quando as taxas de juros sobem. Mas também é uma questão política. A maioria dos adultos lembra a era hiperinflacionária da década de 1990, quando os lojistas ajustavam os preços a cada manhã e novamente no período da tarde.", diz a revista. A alta de preços causada pela inflação prejudicaria a reeleição de Dilma, segundo a publicação.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

PROCON vê medidas para impedir os abusos nos preços

16/11/2017

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou na última terça-feira, 14, que, em conjunto com a Delegacia do...

Dona de casa tem direito aos benefícios do INSS?

16/11/2017

A Previdência Social é o ombro amigo da população brasileira, e tem como um dos princípios a solidariedade que busca amp...

Conferência debate os rumos da saúde

16/11/2017

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 04, 05 e 06 de dezembro próximo. Na oportunidade, serão de...

Joanápolis sedia a Festa do Milho

16/11/2017

Agregar valor à produção local e movimentar a economia. É com este objetivo que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de...