(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 447

Geral Comentários 06 de dezembro de 2013

Notas Gerais


Inflação nacional
A inflação deve ficar acima do centro da meta do governo (4,5%) neste ano, apesar de a projeção ter diminuído em relação a outubro. Essa avaliação é do cenário de referência, divulgada na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. O relatório diz que a projeção para a inflação caiu, mas não dá números específicos. O BC trabalha para que a média de alta dos preços seja de 4,5% em cada ano, mas há uma tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos (ou seja, aceita-se inflação entre 2,5% e 6,5%), conforme o sistema de metas de inflação.

Violência urbana
Um a cada cinco moradores de cidades acima de 15 mil habitantes foram vítimas de algum tipo de crime em um período de 12 meses. Os dados foram compilados por uma pesquisa do Ministério da Justiça para ver o número de vítimas que não necessariamente tenham registrado o caso. A pesquisa entrevistou 78 mil pessoas em 346 municípios nos períodos de junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012. Foram pesquisados delitos, como sequestro, fraude, acidente de trânsito, agressão, ofensas sexuais, discriminação e furto ou roubo de automóveis, motocicletas e outros objetos.

Bolsa Família
A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff sofreu forte queda em junho e está se recuperando de maneira lenta e gradual. Mas entre os beneficiários do Bolsa Família, o maior programa social da administração federal, a taxa já está 12 pontos acima, em 53%. Segundo o Datafolha, esse padrão é recorrente. Numa pesquisa de 6 e 7 de junho passado, ainda sem os efeitos completos das manifestações daquele mês, 67% dos que recebiam os benefícios do programa, achavam o governo petista bom ou ótimo - percentual dez pontos acima da aprovação geral à administração que era de 57%.

Com Marina
Lideranças do agronegócio decidiram quebrar o gelo e buscar uma aproximação com a ex-senadora Marina Silva, hoje a aliada mais influente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato do PSB à Presidência da República. O aceno partiu dos dirigentes da Sociedade Rural Brasileira, entidade que congrega empresários de vários segmentos do agronegócio, e que sempre encarou Marina como inimiga de seus interesses. Na semana passada o presidente da entidade, Cesário Ramalho, procurou a ex-senadora durante um evento em São Paulo para um primeiro contato.

Dirceu on line
Sob o argumento de que os presos também têm direito à informação e a se expressar, a defesa do ex-ministro José Dirceu enviou à Justiça um pedido de autorização para que, mesmo dentro para cadeia, ele possa continuar atualizando seu blog. Detido desde o dia 15 devido à condenação a 10 anos e 10 meses no julgamento do mensalão. No pedido à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, o advogado José Luís Oliveira Lima cita que a Lei de Execução Penal estabelece como direito dos presos "o contato com o mundo por meio de correspondência escrita, da leitura e demais meios de informação".

Recurso negado
O Supremo Tribunal Federal rejeitou um recurso apresentado pelo ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), para evitar o encerramento de seu processo e atrasar sua prisão. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, havia certificado o fim do processo ao negar o recurso, conhecido como embargos infringentes. Como Corrêa não obteve quatro votos por sua absolvição - mínimo exigido para requerer os infringentes - Barbosa negou seguimento ao recurso. Corrêa apresentou um novo recurso, conhecido como agravo regimental. Ele é usado para que uma decisão individual seja submetida ao plenário.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Previdência alerta para novo golpe de estelionatários

16/11/2018

Os servidores públicos devem estar atentos a um golpe que vem sendo aplicado por estelionatários. Por meio de carta e de co...

Multas e débitos de veículos já podem ser parcelados no cartão

16/11/2018

O parcelamento de infrações de trânsito já estão valendo em Goiás, desde a última segunda-feira, 12, pelo programa Par...

Assembleia Legislativa analisa convalidação do ICMS em Goiás

16/11/2018

O governador José Eliton encaminhou na terça-feira, 13, para apreciação da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que c...

Campeonato de Tiro Esportivo reúne mais de 400 competidores do País em Anápolis

16/11/2018

Mais de 400 atiradores de todos os estados brasileiros participam da Etapa Final do XXXI Campeonato Brasileiro e Open Interna...