(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 445

Geral Comentários 22 de novembro de 2013

Notas Gerais


Espionagem
O governo brasileiro confirmou na quarta-feira (20) que operações do serviço secreto brasileiro monitoraram, em ações de contrainteligência, representantes de países como Rússia, Irã e EUA e tentaram averiguar se houve sabotagem na explosão da base de lançamento de satélites em Alcântara, no Estado do Maranhão. Sem detalhar as ações comandadas pela Agência Brasileira de Inteligência, o diretor do órgão, Wilson Trezza, e o ministro chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), José Elito, garantiram, durante audiência no Senado, que todas as operações respeitaram a legislação.

Explicar fuga
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou o envio de um convite para o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) prestar explicações sobre a fuga do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, um dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo do mensalão. Cardozo deve comparecer à comissão no início de dezembro. O pedido de esclarecimentos foi apresentado pelo PSDB. Os tucanos queriam convocar Cardozo, mas os governistas negociaram e conseguiram aprovar um convite diante da promessa de que o ministro falará sobre o caso no Congresso.

Senador preso
O ex-senador Mário Calixto Filho foi detido em Guayaramerín, cidade boliviana. Calixto Filho era foragido da Justiça e participaria de reunião entre autoridades bolivianas e políticos brasileiros, entre eles o governador de Rondônia, Confúcio Moura. A Guarda Nacional da Bolívia efetuou a prisão, a pedido da Polícia Federal em Guajará-Mirim. Mário Calixto estava foragido desde junho passado, quando deixou um hospital particular em Porto Velho, onde estava preso em tratamento de saúde. A fuga ocorreu quando ele soube que seria mandado para o presídio federal de Campo Grande.

Apoio a Dilma
O vice-presidente Michel Temer (PMDB), cumpriu uma extensa agenda no Rio Grande do Sul para reforçar as articulações visando o apoio à presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014. Em Porto Alegre, Temer se encontrou com a bancada de deputados do seu partido na Assembleia, participou de almoço com prefeitos e vereadores e foi a uma reunião do diretório estadual. O PMDB gaúcho é um dos mais refratários a alianças com o PT. Nas últimas campanhas, ficou com o PSDB no Rio Grande do Sul. Para 2014, há um movimento a favor do governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB.

Calote na Caixa
A Caixa Econômica Federal elevou em 21,4% as despesas com provisão para calote no terceiro trimestre em relação a igual período do ano passado, para R$ 22,755 bilhões. Na comparação com o segundo trimestre, a alta foi de 5,2%. O banco viu a taxa de inadimplência avançar 0,34 ponto percentual sobre o resultado de um ano atrás, atingindo 2,4%. O número também é 0,13 ponto percentual maior do que aquele visto em junho deste ano. Na semana passada, o Banco do Brasil também divulgou aumento das provisões para devedores duvidosos diante do maior número de inadimplentes.

Planos econômicos
Os seis maiores bancos do país têm reservados R$ 18,2 bilhões para indenizar os correntistas por supostas correções indevidas nas poupanças à época dos planos Bresser (1987); Verão (1989); Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). Passado o julgamento do mensalão, o assunto deve voltar à pauta do Supremo Tribunal Federal na próxima semana. As ações pedem a diferença da correção das poupanças no mês em que entraram em vigor. É o julgamento envolvendo o maior número de interessados (396 mil ações) da história. Os bancos têm assegurados só dois dos 11 votos do STF.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura vai contratar OS para promover os eventos natalinos

12/10/2017

A Prefeitura está lançando edital de chamamento público para seleção e posterior estabelecimento de Termo de Colaboraç...

Anápolis tem 1ª Olimpíada Digital de Matemática

12/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a 1ª Olimpíada Digital de Matemática. O...

Pesquisa retrata infância em Goiás

12/10/2017

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)...

Fisco flagra transporte com notas irregulares

12/10/2017

A equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Anápolis flagrou na última terça-feira,10, dois cam...