(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 441

Geral Comentários 25 de outubro de 2013

Notas Gerais


Sobe o desemprego
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% setembro, leve alta em relação a agosto, quando registrou 5,3%, informou na quinta-feira (24) o IBGE. Em setembro do ano passado, a taxa de desemprego havia ficado em 5,4%. A mínima recorde, registrada em dezembro do ano passado, é de 4,6%. O baixo desemprego é um dos principais fatores para o bom desempenho do consumo nos últimos anos, embora tenha havido desaceleração em 2013. Ele também é uma das causas da inflação, que se mantém acima do centro da meta do governo há três anos e deve continuar elevada nos próximos anos.

Mais barnabés
Servidores públicos civis e militares responderam em setembro por 8,2% da população ocupada nas seis maiores regiões metropolitanas do País, proporção recorde para o mês. Atualizados hoje, os dados do IBGE mostram que o emprego público está em alta no Brasil este ano: pela primeira vez, a proporção de servidores no total de ocupados ficou em 8% ou mais por cinco meses consecutivos. Em comparação com o ano passado, o percentual cresceu em quatro regiões metropolitanas. A maior alta ocorreu no Rio de Janeiro 9,2%, em setembro de 2012, para 10,5% agora. Em São Paulo, onde o peso do emprego privado é o maior o percentual de funcionários públicos subiu de 6,2% para 6,7%.

Dilma em campanha
A presidente Dilma Rousseff afirmou na quinta-feira (24) que considera que o seu governo vem cumprindo os "pactos" firmados e definidos por ele próprio após as manifestações de junho. Ela, contudo, evitou criticar o Congresso, onde tramita essa reforma sem levar em conta o desejo do Planalto. "Uma avaliação baseada em fatos, em dados, uma avaliação objetiva, é que nós avançamos muito, sim, e cumprimos os pactos. O programa Mais Médicos, educação com a destinação dos royalties e do fundo social do pré-sal e mobilidade estão avançando e fazendo o Brasil avançar", disse Dilma.

Greve de prefeitos
Prefeituras de Pernambuco e de Minas Gerais ameaçam fechar as portas em protesto contra a queda nos repasses federais do Fundo de Participação dos Municípios, verba para o custeio das administrações. O movimento ocorre nos estados dos presidenciáveis Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG), no momento em que ambos elevam o tom contra o governo de Dilma Rousseff, candidata à reeleição. Em PE, o protesto é organizado por aliados de Campos e poupa a gestão estadual. Em Minas são alvos tanto o Planalto como a gestão de Antônio Anastasia (PSDB), sucessor de Aécio no cargo.

Ministro defende
O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) aproveitou o anúncio de um pacote de investimentos em pavimentação e saneamento da União para alfinetar governos anteriores ao petista. Durante evento, realizado na quinta-feira (24), o Ministro disse que as ações da presidente Dilma Rousseff fazem parte de um "novo" caminho para o País. Ribeiro anunciou investimentos que somam R$ 13,5 bilhões para obras. O ministro destacou que o Brasil, sob o comando de partidos adversários, praticava uma política 'velha', que apenas se preocupou em deixar como legado "obras faraônicas".

Dia do ovo
O calendário oficial do Estado de São Paulo conta agora com o "Dia Estadual do Ovo", data a ser comemorada anualmente na segunda sexta-feira do mês de outubro. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Vitor Sapienza (PPS). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a lei. Ele vetou artigos que previam a realização de palestras gratuitas sobre o valor nutricional e a produção do ovo. Também foi barrado um parágrafo da proposta que tratava da realização de cursos de culinária a serem ministrados no Dia Estadual do Ovo nas instituições que capacitam pessoas a produzir pães.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Ampliado o alcance do Portal do Cidadão

20/10/2017

O Portal do Cidadão, lançado em julho pela Prefeitura, já apresenta resultados efetivos e se confirma como facilitador na ...

Audiência vai discutir o Estatuto do Desarmamento

20/10/2017

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) prorrogou o prazo das inscrições para os interessados em assistir à audiên...

Donos de postos e funcionário do Inmetro são presos pela PF

20/10/2017

Até a manhã desta quinta-feira,19, dois empresários de Anápolis se encontravam presos na carceragem da Polícia Federal, ...

Vereador quer melhorar transporte interestadual

20/10/2017

vereador Lisieux José Borges (PT), se reuniu com o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Ridoval Chiareloto, p...