(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 440

Geral Comentários 18 de outubro de 2013

Notas Gerais


Voto distrital
O grupo de trabalho da reforma política na Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (17) uma proposta que altera a forma de eleição dos deputados federais. Segundo o texto, o sistema de apuração dos votos continua sendo proporcional, mas os candidatos concorrerão em pequenas regiões dentro dos Estados. O modelo sugerido é misto. Os parlamentares o denominaram de voto proporcional regionalizado. De acordo com a proposta, os eleitores continuam a votar no seu deputado de preferência. A diferença é que os eleitores seriam divididos em grupos, que elegeriam seus próprios deputados.

Planos de saúde
Tantos são os problemas e dificuldades enfrentados com planos de saúde no País que 30% dos usuários recorrem ao Sistema Único de Saúde ou ao atendimento particular para receberem cuidado médico adequado. É o que mostra uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina divulgada na quinta-feira (17), às vésperas do Dia do Médico. O levantamento indica que houve um aumento de 50% na procura de usuários de convênios por atendimento particular ou pelo SUS em relação à apuração anterior, feita no ano passado. O Ministério da Saúde anda não se pronuncio a respeito da pesquisa.

Municípios
Sete em cada dez municípios do país não podem celebrar convênios para receber recursos do Governo Federal por conta de alguma irregularidade. Os são da Confederação Nacional dos Municípios. Ao todo, 3.922 municípios estão inscritos no Cadastro Único de Convênios, ou seja, 70,4% do total de 5.568 cidades no país. O CAUC é um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias do governo federal e funciona como uma espécie de cadastro para "proteção ao crédito" entre entes públicos. Na lista de itens exigidos está a verificação da regularidade o cadastro.

Corrida presidencial
Potenciais adversários da presidente Dilma Rousseff na corrida presidencial de 2014, o PSB de Eduardo Campos e o PSDB de Aécio Neves agem nos bastidores para estimular candidaturas de partidos de menor expressão. O objetivo é aumentar a chance de segundo turno na disputa presidencial. O alvo é o trio formado por PPS, PSOL e PSC, que têm 3min35seg no horário eleitoral de TV. Para Aécio, é "legítimo" que as siglas com condições legais de entrar na disputa lancem seus próprios candidatos. Na última pesquisa Datafolha Dilma tem 42% das intenções de voto; Aécio 21% e Campos 15% .

Reforma agrária
A presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo irá publicar, até o fim deste ano, cem decretos para desapropriação de terras destinadas à reforma agrária. O anúncio foi feito no lançamento do plano Brasil Agroecológico, em Brasília. É o primeiro anúncio efetivo de ampliação da reforma agrária desde a mudança no modelo, no início do ano. Antes, para desapropriar uma fazenda, a Presidência precisava ter somente um laudo demonstrando que o local era improdutivo. Agora, com as novas regras, será necessário também um estudo que comprove a capacidade de geração de renda do imóvel.

Aviões russos
O Brasil aprofundou sua cooperação militar com a Rússia ao fechar a compra de R$ 2 bilhões em baterias antiaéreas e admitiu participar da produção de um caça de próxima geração Segundo o ministro Celso Amorim (Defesa), nada impede a participação brasileira no projeto do Sukhoi T-50, caça que servirá de base para um modelo a ser produzido em conjunto com a Índia. Ele fez o comentário após reunião com seu colega Sergei Shoigu. Reafirmou o processo para comprar caças de geração atual, o F-X2, segue com três concorrentes: o americano F/A-18, o francês Rafale e o sueco Gripen.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...