(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 439

Geral Comentários 11 de outubro de 2013

Notas Gerais


Brasileira presa
A presidente Dilma Rousseff determinou ao Ministério das Relações Exteriores que dê toda a assistência à bióloga gaúcha Ana Paula Maciel. A brasileira e outras 29 pessoas estão em um centro de detenção na cidade de Murmansk, na Rússia, desde 24 de setembro, sob acusação de pirataria após um protesto do grupo Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico. "Solicitei ao ministro Figueiredo contato de alto nível com o governo russo para encontrar solução para Ana Paula", postou a presidente em sua conta no Twitter. Outros políticos brasileiros estão acompanhando o caso.

Mais médicos
Foi lida na quinta-feira (10), em Plenário, a Medida Provisória (MP) 621/2013, que instituiu o programa “Mais Médicos” com o objetivo de ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde em cidades em que há carência desses profissionais. Aprovada na quarta-feira (9) pela Câmara dos Deputados na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV 26/2013), a proposta chegou ao Senado trancando a pauta de votações. Um dos pontos mais polêmicos foi a necessidade ou não de revalidação do diploma do médico estrangeiro. O Governo Federal insiste no programa por considerá-lo importante.

Calotes
O índice de calotes de consumidores no Brasil apurado pela empresa de dados de créditos Serasa Experian recuou 2,8% em setembro em relação a agosto, na quarta queda mensal consecutiva. Na comparação com setembro de 2012, o indicador caiu 10,8%, encerrando o acumulado do início de 2013 até o mês passado em alta ligeira de 0,7% sobre um ano antes. "A manutenção das baixas taxas de desemprego, o recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre têm contribuído para queda da inadimplência ao longo destes últimos meses", informou a Serasa.

Os empregos
Com as fábricas afetadas pela estagnação na produção diante da fraca confiança de empresários, da perda de fôlego do consumo interno e de uma invasão de produtos importados, a indústria segue a tendência de perda de postos de trabalho. De julho para agosto, o emprego no setor caiu 0,6% na série livre de influências sazonais (típicas de cada período), segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (10). Trata-se da quarta queda consecutiva nessa base de comparação e da mais intensa desde abril de 2009, quando o setor sentia os reflexos da crise global detonada no fim de 2008.

Segue a greve
Banqueiros e bancários voltaram à mesa de negociações na quinta-feira 10, mas não houve qualquer avanço na proposta de reajuste apresentada na semana passada. Segundo os sindicalistas, a Fenaban (sindicato patronal) manteve a oferta de reajuste de 7,1%. O valor é 0,97% acima da inflação de 6,07% pelo INPC no período. Os bancos cobram, ainda, a reposição dos dias parados em até 180 dias. Ainda não há informações se ambos os lados continuarão as negociações. A greve dos bancários completou 22 dias. Já é o maior movimento desde 2004, quando a categoria parou por 30 dias.

Lula reclama
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a imprensa por publicar assuntos que ele considera menos importante com "sensacionalismo" e deixar em segundo plano outros temas. Em discurso durante 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, Lula disse que o assunto não tem o devido espaço e criticou outros temas publicados pela imprensa. "Tinha a impressão que este evento estava proibido para a imprensa porque um assunto deste mereceu menos atenção do que qualquer assunto mais banal do noticiário. Pena que muitas coisas sérias não são tratadas com seriedade”, disse Lula.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Festival fecha o ano com música independente e Pablo Vittar

15/12/2017

O Festival Paralelo Sonoro realiza sua 9ª edição neste ano entre os dias 17 a 23 de dezembro, em Anápolis, Goiás. O foco...

Projeto Criar e Tocar forma nova turma de músicos

15/12/2017

Na última segunda-feira, 11, foi realizada a formatura dos alunos do Projeto Criar e Tocar que concluíram suas atividades e...

Crianças ganharão brinquedos novos

15/12/2017

Vem aí mais uma edição do programa Show de Natal, que faz a entrega de 1 milhão de brinquedos, no mês de dezembro, às c...

IFG oferece cursos com o ensino médio

15/12/2017

Uma boa oportunidade para quem deseja estudar e aprender uma profissão, ao mesmo tempo. Foram abertas as inscrições para o...