(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 432

Geral Comentários 23 de agosto de 2013

Notas Gerais


Renda cai
Com a inflação em patamar elevado, a renda média dos trabalhadores teve a quinta queda consecutiva em julho, informou o IBGE. O rendimento em julho ficou em R$ 1.848,40, 0,9% abaixo do registrado em junho. "Há uma influência da inflação e da perda no poder de compra por outros motivos, como correções (menores) e reduções de salários", afirma Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, índice oficial da inflação, acumula alta de 6,27% nos 12 meses encerrados em julho, próximo da meta do governo (6,5%).

Contra o Governo
Presidente da Câmara e uma das mais ativas vozes do PMDB no Congresso, Henrique Eduardo Alves (RN) votou para derrubar um dos vetos presidenciais cuja rejeição mais preocupa a equipe econômica do Governo: o projeto que isenta estados e municípios de perdas decorrentes de desonerações feitas pelo Planalto, medida que Dilma Rousseff havia barrado. A votação dos vetos presidenciais é secreta, mas a mídia presenciou quando Alves preenchia a cédula, por volta das 20h20, sentado na primeira fileira do plenário - a sessão era comandada por Renan Calheiros, presidente do Senado.

Prévias eleitorais
Os partidos brasileiros não costumam usar prévias na escolha de candidatos à Presidência. Desde 1985, esse instrumento foi utilizado em três ocasiões. O assunto voltou a ser destaque depois que os presidenciáveis do PSDB José Serra e Aécio Neves passaram a discutir a realização de uma consulta interna para definir o candidato tucano à Presidência em 2014. Em 1989, desgastado pela sua participação no governo José Sarney, o PFL realizou prévias para definir seu candidato. Três nomes se inscreveram: Aureliano Chaves (MG), Marco Maciel (PE) e Sandra Cavalcanti, deputada federal.

Vai negociar
O governo cedeu e vai negociar mudanças no fator previdenciário com as centrais sindicais. O fim do fator é uma das principais pautas das centrais sindicais e foi um dos pretextos para uma série de mobilizações. O índice reduz o benefício de quem se aposenta com menos idade e sua extinção significaria prejuízo nas contas públicas. “Não há nenhuma intenção no fim puro e simples do fator. Acho que a disposição da mesa de negociação é de encontrar uma fórmula de implementar gradualmente, de forma sustentável", disse, em Brasília, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Aumento
Após apelos da Petrobras por aumento nos preços da gasolina e do diesel, e diante das perdas geradas à companhia pela escalada do dólar, integrantes do Governo já dão como certo um reajuste ainda neste ano. Não há definição de percentual nem de quando o aumento será concedido. A presidente da empresa, Graça Foster, esteve ontem com a presidente Dilma Rousseff. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também discutiu o assunto com ela. A avaliação é de que a desvalorização cambial não deixa muitas alternativas, e auxiliares presidenciais dizem ser muito difícil fugir de um aumento.

Os ministros
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, recebeu críticas duras dos colegas por causa do bate-boca protagonizado com o ministro Ricardo Lewandowski na semana passada. Não se desculpou pelo incidente e afirmou que, apenas, queria garantir que o julgamento dos recursos do julgamento do mensalão fosse rápido. "Justiça que tarda não é Justiça. Todas as minhas iniciativas na condição de presidente são com essa intenção", disse Barbosa, ao abrir a sessão de quarta-feira, 21. Na semana passada, ele havia dito que Lewandowski fazia "chicanas", ou seja, manobras protelatórias.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...