(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 404

Geral Comentários 08 de fevereiro de 2013

Notas Gerais


Inflação à vista
O IPCA (índice oficial de inflação do País) fechou janeiro com alta de 0,86%. É o maior nível para o mês desde 2003 e o mais alto índice mensal desde abril de 2005. Em dezembro, a taxa havia ficado em 0,79% e fechou 2012 em 5,84%. No período acumulado em 12 meses até janeiro, o IPCA registra avanço de 6,15% e se aproxima do teto da meta oficial de inflação, que é de 4,5%, com margem de dois pontos para cima e para baixo. Os itens que mais contribuíram para a alta foram alimentação, que passou de alta de 1,03% para 1,99% e artigos para residência, que subiu de 0,27% para 1,15%. "Os alimentos subiram muito. A grande maioria dos produtos teve alta" segundo o IBGE.

Bolsa novela
Para implantar a TV digital no Brasil, o governo estuda doar conversores digitais para a população de baixa renda, no que já está sendo chamado de "bolsa novela". Se adotado, o projeto, do Ministério das Comunicações, atenderá a todos os beneficiários do Bolsa Família. O objetivo principal é conceder benefícios fiscais, subsídios e até facilitar crédito para a compra de televisores digitais e conversores. Nos estratos sociais em que não houver condições de compra, a saída pode ser bancar parte do valor ou mesmo doar o equipamento. Inicialmente, o "bolsa novela" com doação, atingiria apenas os usuários do programa Bolsa Família. O projeto foi mostrado à Presidente Dilma Rousseff.

Conflito aéreo
O Japão acusou a Rússia de violar o espaço aéreo do país com a passagem de dois caças sobre a ilha de Hokkaido. Moscou negou a invasão minutos após a denúncia. Essa seria a primeira vez que uma aeronave russa sobrevoa o território japonês desde fevereiro de 2008. As acusações, porém, são negadas pelo governo russo. "Os aviões da Frota do Pacífico voam regularmente nesta região respeitando rigidamente as normas internacionais", declarou o porta-voz russo Roman Martov. A denúncia aconteceu depois de o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmar que quer negociar com a Rússia o controle das ilhas Kurilas, que ficam entre os mares do Japão e de Okhotsk.

Escola para presos
A partir de abril, presos em regime fechado e semiaberto, além de egressos do sistema penitenciário, terão acesso aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A meta é garantir 90 mil vagas até 2014, o que corresponde a 20% da população carcerária atual. O custo estimado da ação é de R$ 180 milhões. O montante inclui repasses para as instituições que realizam os cursos, contratação de professores e pagamento de vale-transporte e alimentação, quando necessário. As primeiras turmas serão focadas, inicialmente em presos em regime semiaberto, ressaltou Marco Antônio de Oliveira, secretário executivo de educação profissional e tecnológica.

Onda de crimes
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D'Ávila, afirmou que o comando para os ataques de violência no Estado partiu de criminosos encarcerados. "Não há indícios. Tenho a plena convicção, plena certeza, de que a ordem para os ataques desse tipo de modalidade criminosa, que se aproxima do terrorismo, partiu de organizações que atuam dentro dos presídios catarinenses", disse. Inicialmente, essa relação era apenas uma das linhas de investigação dos organismos de segurança do Estado. Para o delegado-geral, a denúncia de tortura no Presídio Regional de Joinville é considerada apenas uma hipótese entre as razões que explicam os ataques.

Proteção ao menor
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência lançou a campanha nacional de proteção à criança e ao adolescente. Segundo a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, a central de atendimento do governo "Disque 100" recebeu cerca de 250 mil telefonemas no ano passado, sendo a maioria - quase 160 mil-- de violência contra crianças e adolescentes. As outras denúncias são de violência contra LGBT, idosos e moradores de rua. O número de casos elucidados, no entanto, não foi divulgado. A campanha terá filmes na televisão, spots de rádio, camisetas, bonés, mochilas, máscaras, adesivos, garrafas de água e porta-documentos neste carnaval.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Núcleo reforça ações de atenção básica

19/07/2018

Que a porta de entrada da saúde pública é o postinho mais perto de casa, muita gente sabe. Mas poucos conhecem um trabalho...

Núcleos de Convivência são entregues à comunidade

19/07/2018

Na última quarta-feira,18, a Prefeitura de Anápolis entregou aos moradores do Residencial Summerville o núcleo do Serviço...

Ministério busca menos acidentes e mortes no trânsito

19/07/2018

O Ministério das Cidades tem atuado de forma estratégica e contínua em todo o país na promoção de políticas públicas ...

SEBRAE oferece oficina sobre Plano de Negócios

19/07/2018

Planejamento. Mesmo que o termo seja discutido como um dos essenciais para se começar com qualquer tipo de negócio, muitos ...