(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 402

Geral Comentários 25 de janeiro de 2013

Notas Gerais


Crocodilos
A cheia do rio Limpopo, no nordeste da África do Sul, fez com que 15 mil crocodilos escapassem no domingo da fazenda na qual viviam, informou a agência de notícias local SAPA. Mais da metade dos répteis continua em liberdade ao longo do curso do rio, embora alguns milhares tenham sido capturados e devolvidos à fazenda, explicou Zane Langman, genro do dono do estabelecimento. Após vários dias de fortes chuvas, os proprietários da fazenda se viram obrigados a abrir comportas do rio devido ao medo de que o enorme volume de água destruísse os compartimentos. Foi então que os granjeiros da região alertaram da fuga em massa de crocodilos aos donos dos animais.

Pena de morte
Uma britânica de 56 anos foi condenada à pena de morte em Denpasar, Bali, na Indonésia. Enquanto ouvia o veredicto acompanhada de um tradutor, Lindsay June Sandiford cobriu o rosto com um lenço. Não se sabe se ela vai recorrer. Sandiford estava presa desde 19 de maio de 2012, quando foi flagrada tentando entrar na ilha com cerca de 5 kg de cocaína, quantidade estimada em US$ 2,5 milhões (R$ 5,1 milhões). Sandiford, uma dona de casa, viajou de primeira classe de Bangkok, na Tailândia, até Bali, onde tentou desembarcar com a droga escondida em fundos falsos de um casaco. Ela foi flagrada por uma máquina de raios-X e detida por policiais do aeroporto.

Desconto na energia
Apesar da promessa de desconto médio de 20% nas contas de luz a partir de fevereiro - acordo que foi reiterado na quarta-feira em cadeia nacional pela presidente Dilma Rousseff -, o Banco Central prevê que a redução real no valor da tarifa será de apenas 11%. A estimativa consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, da quinta-feira, 24. A queda de 20% para 11% leva em consideração as revisões tarifárias que acontecem anualmente, o que vai reduzir o desconto na conta de luz. Dilma sentiu necessidade de reiterar o compromisso porque os níveis dos reservatórios das usinas brasileiras e consequente ativação das termelétricas colocou o desconto em xeque.

Vagas no SISU
A disputa por vagas reservadas para cotistas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) teve o dobro da concorrência do sistema universal. Do total de 1,95 milhão de inscritos, 864,8 mil se identificaram como beneficiários da lei de cotas, destinada a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Esses estudantes disputaram 37.147 vagas reservadas pelas instituições federais, o que corresponde a uma média de 23,3 candidatos por vaga. Na ampla concorrência, foram 11,75 candidatos por vaga. Segundo a legislação, as universidades e institutos federais devem reservar em 2013 ao menos 12,5% de suas vagas para as cotas. A ideia é chegar a 50% dentro de quatro anos.

Ameaça nuclear
O governo da Coreia do Norte afirmou que pretende fazer novos testes nucleares e lançamentos de foguetes balísticos que dizem ter como alvo os Estados Unidos, a quem chamou de "inimigo declarado". O anúncio foi feito um dia após o Conselho de Segurança da ONU aprovar o aumento das sanções ao regime comunista pelo lançamento de um foguete espacial, realizado em dezembro. Em comunicado publicado pela agência de notícias estatal KCNA, o país, governado pelo ditador Kim Jong-un, considerou as sanções da ONU ilegítimas e ilegais e acusou a entidade de responder aos desejos dos americanos com o que chamou de "política contra a Coreia do Norte".

Invasão condenada
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou que o ex-presidente ficou "chateado" com a invasão da sede da instituição, mas disse que os manifestantes têm a solidariedade do petista. "Ele disse que ficou chateado porque o pessoal invadiu. Ele teve que mudar a sua agenda, mas faz parte. Eles têm a solidariedade do presidente Lula para resolver o problema. O que eu não concordo é com os métodos que estão usando. Acho a invasão inadequada", afirmou. Entre cinquenta e cem pessoas ameaçadas de despejo do assentamento Milton Santos, na região de Campinas, invadiram a sede do instituto, no Ipiranga, zona sul de São Paulo, por volta das 6h30 de quarta-feira (23).

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura vai contratar OS para promover os eventos natalinos

12/10/2017

A Prefeitura está lançando edital de chamamento público para seleção e posterior estabelecimento de Termo de Colaboraç...

Anápolis tem 1ª Olimpíada Digital de Matemática

12/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a 1ª Olimpíada Digital de Matemática. O...

Pesquisa retrata infância em Goiás

12/10/2017

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)...

Fisco flagra transporte com notas irregulares

12/10/2017

A equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Anápolis flagrou na última terça-feira,10, dois cam...