(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 398

Geral Comentários 28 de dezembro de 2012

Notas Gerais


Inscrições no SISU
O MEC abriu em seu site a consulta de oferta de vagas dos cursos de instituições que selecionam estudantes através do Sistema de Seleção Unificada. Para o primeiro semestre de 2013, o sistema oferecerá 129.279 vagas - 19% a mais em relação ao mesmo período de 2012. Na edição de 2013, 101 instituições públicas selecionam os estudantes através desse sistema para vagas em 3.751 cursos. A consulta pode ser feita por cidade, por instituição ou por curso. As inscrições acontecem do dia 7 de janeiro até às 23h59 do dia 11 pelo site do SISU. O estudante precisa ter participado do ENEM de 2012, realizado nos dias 03 e 04 de novembro, e ter nota acima de zero em redação.

Economia
O crescimento da economia do País deverá ganhar corpo e se estender até o segundo trimestre do ano que vem, informou a Serasa Experian. O indicador de perspectiva econômica - que aponta os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência - cresceu 0,3% em outubro ante setembro, alcançando 101 pontos. Conforme os economistas, os incentivos dados pelo governo combinam com um cenário de redução gradual dos níveis de inadimplência do consumidor. Além disso, a continuidade de ganhos salariais acima da inflação e a baixa taxa de desemprego deverão impulsionar o ritmo da atividade econômica ao longo dos próximos trimestres.

Cursos superiores
O Ministério da Educação publicou portaria que renova o reconhecimento de 4.370 cursos superiores. As instituições poderão, no prazo de 60 dias, embargar as informações referentes ao número de vagas, endereço de oferta, denominação e grau de curso. O embargo deverá ser realizado no ambiente do sistema e-MEC, momento em que deverá ser apresentada justificativa que respalde a atualização cadastral solicitada. A lista traz os nomes dos cursos, das instituições de ensino e o número de vagas. A renovação é válida apenas para os cursos listados na portaria. Todos os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC, condição básica para a validade dos diplomas emitidos.

Crime hediondo
Após receber a mensagem de um homem pelo celular, uma mulher de 54 anos foi assassinada a facadas pelo marido nesta quarta-feira em Aguaí, SP. O autor confessou o crime e o motivo: ficou enciumado. A vítima é Rosa Maria Ambrósio Justino, que trabalhava como acompanhante de idosos. De acordo com a polícia, o crime revoltou a população e o crime registrado no bairro Bom Gosto, em Aguaí (SP). A mulher foi encontrada morta por uma filha no interior de sua casa, localizada na Rua Francisco Lotufo. A polícia então foi acionada e localizou o suspeito - que não teve o nome revelado - caminhando perto do local do crime e com a roupa toda suja de sangue.

Bela herança
Walter Samaszko Jr. era um solitário cuja morte passou praticamente despercebida. Mas uma equipe enviada para limpar sua casa encontrou uma fortuna escondida na garagem. Milhares de moedas de ouro da Áustria, México e EUA, no valor de mais de US$ 7,4 milhões. Alan Glover, um oficial de Carson City, Nevada, e administrador público do imóvel, pediu emprestado um carrinho de mão de um vizinho para transportar o tesouro para fora da casa. Autoridades da prefeitura procuraram por meio de registros um herdeiro: uma professora substituta moradora de São Francisco que um juiz declarou na terça-feira de 18 de dezembro ser a única prima viva de Samaszko.

Barbárie
Centenas de trabalhadores de uma plantação de chá queimaram vivos o proprietário da fazenda e sua mulher no noroeste da Índia, segundo autoridades locais. Os trabalhadores atearam fogo no bangalô em que o fazendeiro Mridul Kumar Bhattacharyya e sua esposa, Rita, viviam, em Kunapathar, no Estado de Assam. O incidente ocorreu na noite de quarta-feira (26), após uma disputa de duas semanas entre os trabalhadores e a administração da fazenda. Segundo a polícia de Kunapathar, Bhattacharyya teria ordenado que alguns trabalhadores deixassem seus alojamentos na véspera do incidente. Em resposta, mais de 700 trabalhadores teriam cercado o bangalô do patrão.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...