(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 386

Geral Comentários 05 de outubro de 2012

Notas Gerais


Vendas menores
O fato de o mês de setembro ter tido apenas 19 dias úteis, a menor quantidade para o mês desde 2007, impactou os seis segmentos pesquisados pela Serasa Experian para o cálculo do Indicador de Atividade do Comércio, que mede o movimento de consumidores nas lojas de todo o País. Esse "efeito calendário" fez o indicador recuar 1,8% em relação a agosto, já com ajuste sazonal, e afetou fortemente, por exemplo, as lojas de veículos, motos e peças, segmento que registrou queda de 9,5% frente aos 23 dias úteis de agosto. Já o ramo de material de construção recuou 9,4%. Em agosto, o segmento de veículos, motos e peças teve crescimento de 12% sobre o mês anterior.

Concorrência
O mercado farmacêutico brasileiro deve contar com a entrada de uma empresa estrangeira em breve, segundo o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Sérgio Mena Barreto. De acordo com ele, o Brasil tem despertado o interesse de investidores de vários cantos do mundo. "As atenções de todo o mundo estão voltadas para os países emergentes, em especial para o Brasil. Se o mercado farmacêutico do País dobrará em cinco anos, mais dia menos dia isso iria acontecer", afirmou Barreto, em evento promovido pela BM&FBovespa e a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, esta semana.

Enem - resultados
As três escolas cujos alunos se saíram melhor no Enem, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - têm algo em comum: aulas em turno integral. Segundo a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Márcia Malavasi, "o aluno se envolve muito mais, tem uma grade curricular muito mais ampla. Os conhecimentos acabam sendo muito superiores porque não se estuda apenas áreas específicas do conhecimento, se estuda também pintura, leitura, musica, teatro, jogos e outras somadas a essas áreas de conhecimento, como matemática e português", disse Maria Márcia, em um seminário para avaliar a questão.

Polícia Federal
Quase um quarto dos delegados da Polícia Federal diz sofrer pressão e influência interna na condução de inquéritos policiais, revela pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. O levantamento mostra que 22,9% dos profissionais afirmaram ser alvo de pressões, enquanto 72,1% declararam o contrário. Outros 5% não opinaram. As informações foram divulgadas esta semana. O presidente da associação, delegado Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, concorda com a maioria dos entrevistados. Para ele, o grau de autonomia interna na PF é elevado, embora admita que seja ingenuidade imaginar que a corporação esteja livre de tentativas de coerção.

Exercícios
Um programa norte-americano que treina os médicos para que eles recomendem e prescrevam exercícios físicos a seus pacientes será lançado no Brasil. O projeto foi criado em 2007 e visa capacitar profissionais da área da saúde para a adição da atividade física aos tratamentos convencionais. "Queremos que os profissionais entendam os benefícios da atividade física. A maioria ainda tem receio, acha que o paciente pode quebrar algo, ter um infarto, mas ele tem muito a ganhar com a inserção da atividade moderada no dia a dia", diz Sandra Mahecha Matsudo, médica e diretora-geral do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

Espionagem papal
Policiais do Vaticano encontraram quase mil documentos na casa de Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa Bento XVI. Um dos responsáveis pela operação policial que prendeu o funcionário do Papa, Silvano Carli, disse que foram encontrados "quase mil documentos com a assinatura do Santo Padre". Dentre os papéis estão informações classificadas pelo Papa para serem destruídas, como cartas pessoais dele. Ainda foram apreendidos recortes de jornais, livros e outros materiais mostrando que o mordomo se interessava por maçonaria, serviço secreto e os escândalos do Vaticano no passado, além de instruções de como lidar com os documentos e fugir de grampos telefônicos.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Convênios públicos têm nova regulamentação

11/05/2017

A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira,11, em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, para trata...

Corpo encontrado em lago é de empresário anapolino

04/05/2017

Na noite desta quinta-feira, 04, informação colhida pelo Jornal “A Voz de Anápolis”, junto a um irmão de Edmar Almeid...