(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 379

Geral Comentários 16 de agosto de 2012

Notas Gerais


Indenização
Por entender que uma mulher de 35 anos teve uma grave síndrome decorrente do uso da Novalgina (dipirona sódica), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o fabricante da droga a pagar indenização de R$ 1 milhão. A decisão judicial determina ainda que a empresa farmacêutica pague pensão mensal (de um salário mínimo até a paciente completar 60 anos) e o tratamento futuro de Magnólia Almeida. A empresa, Sanofi-Aventis, afirma que não é possível relacionar o uso do remédio ao caso e diz que vai recorrer. Em 2007, Magnólia teve a síndrome de Stevens-Johnson, que ataca pele e mucosas, boca, olhos e genitais, formando muitas bolhas e uma espécie de queimadura.

Novo pacote
O lançamento do pacote de concessões foi alvo de ironia do PSDB, que divulgou nota cumprimentando a presidente Dilma "por ter aderido ao programa de privatizações". O partido foi criticado pelo PT, em campanhas eleitorais anteriores, por ter patrocinado medidas semelhantes. "Lamentamos o atraso dessas iniciativas, que, em curto prazo, não poderão atenuar o decepcionante crescimento do PIB. Porém reconhecemos que essa mudança de rumo adotada pelo governo significa avanços para o País." Dilma anunciou que repassará ao setor privado concessões para a exploração de rodovias e ferrovias, com as quais deve gastar R$ 133 bilhões no decorrer dos próximos 30 anos.

Educação
O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática). A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza). A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a compreensão do que é ensinado.

Liberdade
As autoridades sírias libertaram jornalistas de uma emissora de televisão pró-Governo que haviam sido sequestrados há uma semana quando cobriam os enfrentamentos entre o Exército e os rebeldes em um subúrbio de Damasco. Fontes oficiais disseram que o repórter Yarah Saleh, o cinegrafista Abud Tabarah e o motorista Hussam Imad, membros da emissora "Al Ijbariya", foram recebidos pelo ministro da Informação, Omran Zubi, após o que qualificaram como uma "operação de libertação qualitativa". Na segunda-feira, esse mesmo canal anunciara que seu fotógrafo Hatem Abu Yahia teria sido morto por grupos terroristas, depois de ser sequestrado com mais três pessoas.

Reajuste
O Governo informou às centrais sindicais que, apesar de limitações fiscais, dará reajuste global a todas as categorias do funcionalismo na faixa de 15% até 2015. Só não será contemplado com o aumento médio de 5% ao ano a partir de 2013 quem continuar em greve. Apesar de poder, no limite, contemplar todas as carreiras com percentuais muito próximos de aumento, não será um reajuste linear. Isso porque a lei determina que, se for linear, até mesmo quem não aceitar a oferta e mantiver a greve terá direito ao benefício. Isto garante ganho a todos nos próximos três anos. Para evitar a indexação da economia, o Governo não fará a reposição inflacionária, mas pretende ficar perto disso.

Vendas sobem
As vendas do comércio varejista subiram 1,5% em junho, ante queda de 0,8% em maio, na série com ajuste sazonal. A receita nominal registrou alta de 1,9% em relação ao mês anterior. A alta da receita nominal de vendas representa o quarto mês consecutivo de taxas positivas. As informações foram divulgadas pelo IBGE. Na comparação com junho de 2011, na série sem ajustes, as vendas do varejo nacional cresceram de 9,5% e a receita nominal subiu 12,8%. No acumulado do ano, e no primeiro semestre sem ajustes, foi registrada alta de 9,1% nas vendas e 12,1% na receita. Já nos últimos 12 meses, as vendas subiram 7,5%, enquanto a receita registrou um incremento de 11,5%.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...