(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 370

Geral Comentários 15 de junho de 2012

Notas Gerais


Tragédias evitáveis
O Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres criticou a falta de ação dos Estados-membros da ONU para prevenir tragédias causadas pelas mudanças climáticas, que afetaram 4,4 bilhões de pessoas - mais da metade da população mundial - nos últimos 20 anos. Segundo o levantamento do organismo, desde 1992, desastres naturais como enchentes, furacões, secas e terremotos deixaram um saldo de 1,3 milhão de mortos e um prejuízo de cerca de US$ 2 trilhões em todo o mundo. Para a representante especial da ONU para o tema, Margareta Wahlström, no entanto, uma maior ação dos governos poderia ter evitado resultados tão catastróficos.

Ônibus elétrico
O Brasil está no rol de países que dispõem da tecnologia para o ônibus elétrico. Uma parceria entre a Coppe/UFRJ e a empresa brasileira Tracel desenvolveu um ônibus híbrido movido a hidrogênio e energia elétrica, com capacidade para 70 passageiros. Mais silencioso que os movidos a diesel, o ônibus dispõe de internet sem fio e tomadas para que passageiros possam carregar seus aparelhos eletrônicos. O veículo, cuja tecnologia é 100% brasileira, tem custo estimado em R$ 1 milhão e autonomia para rodar, em média, 500 km com o "tanque" cheio. O hidrogênio é usado para colocar o ônibus em movimento ao passo que a energia garante a manutenção da velocidade.

Recesso parlamentar
O Congresso terá uma espécie de "recesso branco" na semana que vem para os deputados e senadores participarem das atividades da Rio+20, no Rio de Janeiro, além de visitarem suas bases por conta das convenções partidárias e festas juninas. A expectativa é de que não ocorram votações polêmicas nos plenários, nas comissões, registro de presença nem cortes nos salários. No Senado, 24 senadores declararam oficialmente que vão participar da Rio+20, pouco mais de um quarto do total de 81 senadores. Na Câmara, uma comitiva de pelos menos 100 dos 513 deve desembarcar na Rio+20. A bancada nordestina vai para as festas juninas em seus respectivos estados.

Serra X Dilma
O mais recente foco de conflito da CPI do Cachoeira é uma disputa em torno das tentativas de convocação de José Serra (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff. Na semana passada, o deputado Doutor Rosinha (PT-PR) apresentou requerimento para ouvir Serra e o ex-diretor do Departamento de estradas de São Paulo, Paulo Vieira de Souza. Para o deputado, Serra precisa esclarecer a razão do crescimento dos contratos feitos com a Delta entre 2005 e 2010, quando este foi prefeito e governador. Já os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Fernando Francischini (PSDB-PR) querem ouvir Dilma e o tesoureiro da sua campanha, deputado José de Filippi Júnior (PT-SP).

Vendendo mais
As vendas do comércio varejista subiram 0,8% em abril frente a março, segundo dados do IBGE. Em relação a abril de 2011, houve crescimento de 6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 7,2%, enquanto no acumulado do ano a alta foi de 9,2%. O comércio intensificou o ritmo das vendas em abril frente a março, quando houve alta inferior (0,3%). Oito das dez atividades registraram variações positivas para o volume de vendas. Tal aceleração foi puxada pelo bom desempenho dos ramos de móveis e eletrodomésticos (1,5%), combustíveis (2,5%), tecido vestuário e calçados (1,1%), artigos farmacêuticos (0,9%) e equipamentos de informática (1,3%).

Prisão absurda
Um cidadão palestino de 95 anos foi detido na manhã de quinta-feira, 14, por soldados israelenses no sul da Cisjordânia, informaram à AFP as autoridades locais e muitas testemunhas. Mohamad Husein al Daraghmine, de 95 anos, foi preso em sua própria casa na localidade de Samuaa, ao sul de Hebron, muito próxima da fronteira com Israel. O Exército israelense afirmou que o caso era conduzido pela polícia, e, portanto, negou-se a fornecer informações adicionais. Várias lideranças políticas internacionais consideram o ato um verdadeiro absurdo, levando-se em conta a idade avançada do preso que, por conta disso, não representa qualquer perigo no conflito naquela região.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...