(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 366

Geral Comentários 18 de maio de 2012

Notas Gerais


Mais vendas
As vendas do comércio varejista subiram 0,2% em março na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados pelo IBGE. Em relação a março de 2011, houve crescimento de 12,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 10,3%. O IBGE revisou as vendas do comércio de fevereiro, passando de uma queda de 0,5% para estabilidade. Segundo o IBGE, entre as dez atividades pesquisadas em março seis apresentaram variação negativa. Subiram as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmético (2,3%); móveis e eletrodomésticos (1,2%); tecidos vestuário e calçados (0,8%); material para a construção civil (0,3%).

Comissão da verdade
O ex-marido de Dilma Rousseff, Carlos Araújo, que militou com ela no grupo clandestino Var-Palmares contra a ditadura militar (Golpe de 64) acredita que a Comissão da Verdade não tem o que investigar na esquerda. "Aqueles de nós que não foram mortos foram julgados e condenados. Todos sabem o que fizemos. Mas, se quiserem nos convocar para que contemos tudo de novo, não haverá nenhum problema quanto a isso. Não temos nada a esconder. Eu, pelo menos, vou lá quantas vezes forem necessárias." A Comissão da Verdade pretende apurar fatos, ainda, nebulosos sobre o paradeiro de militantes que se insurgiram contra o Governo no período de exceção.

Guerra ao Irã?
Os planos dos EUA para um possível ataque contra o Irã estão prontos, e tal opção está "totalmente disponível", disse o embaixador norte-americano em Israel, Dan Shapiro, dias antes de Teerã retomar as negociações com potências mundiais acerca do seu programa nuclear. A exemplo de Israel, os EUA dizem ver a força militar como último recurso para impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. Teerã insiste no caráter pacífico do seu programa atômico. "Seria preferível resolver isso diplomaticamente e por meio do uso da pressão em vez do uso da força militar", disse o embaixador Shapiro em declarações transmitidas no meio da semana pela Rádio do Exército de Israel.

Desconhecimento
Se o sucesso da Rio+20 dependesse da sua popularidade, a conferência da ONU estaria em maus lençóis. Conforme uma pesquisa feita em oito países, incluindo o Brasil, só 19% das pessoas já "ouviram falar" sobre o evento. E, nem todo mundo que ouviu falar dela consegue dizer exatamente sobre o que trata a conferência ambiental da ONU. Apenas 6% da amostra foi certeira ao ser convidada a definir a Rio+20. Os resultados são do Barômetro da Biodiversidade, da União para BioComércio Ético, uma associação que reúne entidades e empresas dos setores de cosméticos e de alimentos. Foram ouvidas mil pessoas em cada país onde o trabalho de pesquisa se realizou.

Jornalistas imunes
A comissão de juristas criada pelo Senado para atualizar o Código Penal aprovou uma imunidade para os jornalistas não serem punidos ao fazer críticas: o jornalista poderá emitir "opinião desfavorável" sem ser condenado por injúria ou difamação. A proposta coloca a imprensa junto a críticos literários, de arte e ciência, que já têm essa mesma imunidade. No debate ocorrido em março, falou-se que a proposta seria uma carta branca para ataques pessoais. Mas o texto acabou aprovado por acordo, após a ressalva de que poderá haver crime "quando inequívoca a intenção de injuriar ou difamar". No caso, quem se considerar ofendido, terá de provar que aquela crítica não é jornalística.

Bebês americanos
Bebês de minorias raciais e étnicas representam, atualmente, mais da metade dos nascimentos nos Estados Unidos, segundo dados divulgados pelo Censo 2010 do país. Com isso, pela primeira vez na história, o número de nascimentos de crianças brancas não-hispânicas deixou de ser majoritário. Recém-nascidos negros, hispânicos, asiáticos e de outras misturas étnicas equivaleram, entre julho de 2010 e julho de 2011, a 50,4% dos nascimentos americanos. Mas, os brancos continuam representando a maior fatia individual do total de nascimentos, com 49,6%, e seguem sendo a maior parte da população americana (63,4%). As minorias étnicas somam 36,6% dos americanos.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...