(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 358

Geral Comentários 16 de maro de 2012

Notas Gerais


Segurança adiada
O Governo Federal engavetou o projeto que previa a instalação 2.883 Unidades de Polícia Pacificadora pelo Brasil. Segundo o Ministério da Justiça, técnicos avaliaram a principal promessa de campanha da Presidente Dilma Rousseff como "superdimensionada". Os técnicos apontaram, inclusive, que não haveria sequer efetivo policial suficiente em algumas cidades para instalar as UPPs. Com isso, os recursos inicialmente previstos para a construção das unidades pacificadoras, que chegam a cerca de R$ 1,6 bilhão, irão para outras ações, como combate ao uso do crack. O eixo é a construção de bases de segurança que funcionam 24 horas por dia em várias cidades.

Bebidas na Copa
Diante de possível derrota na votação da Lei Geral da Copa na Câmara, o Governo Federal cedeu à pressão da base aliada e aceitou retirar da proposta a liberação de bebida alcoólica nos estádios. O texto com a alteração, exigida pela bancada evangélica, deve ser votado na semana que vem - depois seguirá para o Senado. O recuo acontece após o governo ter garantido à FIFA que não haveria "restrições legais" a "comida e bebidas" dos patrocinadores. O assunto promete render mais polêmicas ainda, conforme adiantaram os especialistas. É que a venda de produtos com conteúdo alcoólico produz cifras extraordinárias em todo o mundo e, em especial no Brasil, o “país do futebol”.

Desenvolvimento
O Índice de Qualidade do Desenvolvimento recuou, no ano passado, de 280,7 pontos para 269,3 pontos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O indicador leva em consideração o crescimento econômico, comércio exterior e qualidade de vida no Brasil. Entre as variáveis citadas estão crescimento da formação bruta de capital fixo; aumento da produção; massa salarial; exportação de bens manufaturados; investimento estrangeiro direto; reservas internacionais; desemprego, taxa de pobreza e desigualdade de renda. "A área social permaneceu, ao longo de 2011, como o setor mais dinâmico da qualidade do desenvolvimento, aponta o estudo.

Protesto ambiental
Políticos e ambientalistas brasileiros fizeram na quarta-feira (14) uma manifestação durante 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, contra a aprovação do texto do novo Código Florestal. O grupo, liderado pela fundação SOS Mata Atlântica, instalou um copo gigante de plástico, em forma de troféu, no meio do estande oficial do Brasil no evento. A ideia, de acordo com Mario Mantovani, diretor de mobilização da SOS, é simbolizar a entrega do troféu "copo vazio" a quem apoia o novo código em debate na Câmara dos Deputados. "A situação está mal resolvida. Não é possível continuar a chantagem contra o governo, a sociedade e a natureza", disse Mantovani.

Lula de volta
Em recuperação de uma infecção pulmonar, o ex-presidente Lula voltou à atividade política. Ele telefonou para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para tratar do apoio do PSB à campanha de seu afilhado político e aposta pessoal para a Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Lula trata um tumor na laringe. Desde janeiro, quando começou a radioterapia, já perdeu 12 quilos. Na semana passada, Lula ficou internado para tratar de uma pneumonia, doença comum na fase de recuperação quando o paciente está com a imunidade baixa, segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês. No fim do mês, Lula faz vários exames para avaliar o final do tratamento contra o câncer.

Proibido morrer
O prefeito da cidade de Falciano del Massico, no Sul da Itália, proibiu os moradores de morrer, porque o cemitério local chegou ao limite de sua capacidade. De acordo com o prefeito Giulio Cesare Fava, a situação teve sua origem em 1964, quando Falciano se emancipou do município vizinho de Carinola. A cidade vizinha permaneceu, no entanto, administrando o cemitério, que ainda abriga os mortos das duas cidades. Mas elas divergem quanto à expansão do cemitério atual. Diante do impasse, o prefeito decidiu criar o que chamou de medida ''provocativa'', na qual diz, enfaticamente, ser ''proibido para os moradores irem além das fronteiras da vida terrestre e passar para o além'''.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Ampliado o alcance do Portal do Cidadão

20/10/2017

O Portal do Cidadão, lançado em julho pela Prefeitura, já apresenta resultados efetivos e se confirma como facilitador na ...

Audiência vai discutir o Estatuto do Desarmamento

20/10/2017

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) prorrogou o prazo das inscrições para os interessados em assistir à audiên...

Donos de postos e funcionário do Inmetro são presos pela PF

20/10/2017

Até a manhã desta quinta-feira,19, dois empresários de Anápolis se encontravam presos na carceragem da Polícia Federal, ...

Vereador quer melhorar transporte interestadual

20/10/2017

vereador Lisieux José Borges (PT), se reuniu com o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Ridoval Chiareloto, p...