(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 354

Geral Comentários 04 de maio de 2012

Notas Gerais


Menos produção
Em mais um sinal de desaceleração da economia, a produção industrial recuou 3% no primeiro trimestre na comparação com igual período de 2011. Com relação ao último trimestre de 2011, a queda foi de 0,5% - na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação mensal, a indústria recuou 0,5% em março na relação com fevereiro. Na comparação com março de 2011, a produção diminuiu 2,1% - o sétimo resultado negativo. No acumulado dos últimos 12 meses, houve recuo de 1,1%, registrando mais uma baixa na trajetória de quedas que vem desde outubro de 2010.

Juros menores
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) saiu em defesa da decisão do Governo de fazer mudanças na regra de correção das cadernetas de poupança. "É importante criar as condições para continuarmos podendo abaixar os juros e poder continuar financiando a produção em condições adequadas", afirmou o ministro após participar de cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT). Carvalho voltou a afirmar que o governo não declarou "guerra" ao sistema financeiro ao realizar ofensiva contra os juros elevados praticados pelos bancos privados. "Não tem puxão de orelha, não tem guerra, tem um processo de indução, de discussão, que é importante para o país."

Enterro de graça
A capital do país com a maior taxa de homicídios per capita do mundo oferece funerais de graça para seus cidadãos mais pobres. A Funerária do Povo foi promessa de campanha de Ricardo Alvarez, prefeito de Tegucigalpa, em Honduras. Ele diz que resolveu introduzir o serviço por que a grande maioria das vítimas de homicídios era pobre, com familiares sem recursos para bancar um funeral. "Quando estava na campanha, há quase sete anos atrás, descobri que as pessoas estavam sendo enterradas em sacos plásticos de lixo", diz ele. "Eu disse 'isto não pode acontecer no meu país'. Então venho dirigindo o serviço funeral nos últimos seis anos, e este é o meu sétimo."

Guerra na selva
O governo brasileiro iniciou na quarta-feira (2) uma operação para combater narcotráfico, garimpos e desmatamento irregulares na Amazônia. O Exército enviou um representante a países vizinhos para esclarecer eventuais temores com a operação. A ação, denominada "Ágata 4", levou 8.700 militares para a fronteira com Venezuela; Guiana, Suriname e Guiana Francesa. São usados, ainda, 11 navios, 09 helicópteros e 27 aviões. A região é considerada o ponto fraco da Amazônia, com poucas guarnições das Forças Armadas. Segundo o General José Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto do Ministério da Defesa Brasileira, a ação não é uma demonstração de força.

Situação de Demóstenes
O presidente do Conselho de Ética do Senado, Antônio Carlos Valadares, negou pedido do advogado do senador Demóstenes Torres, Antônio Carlos de Almeida Castro, de apresentação de nova defesa do parlamentar. O advogado queria cinco dias para se manifestar sobre o relatório do senador Humberto Costa, que pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes - o que pode resultar na cassação do seu mandato no Senado. Kakay disse que Costa baseia o relatório em fatos não listados pelo PSOL na representação que deu origem ao processo contra Demóstenes. O advogado disse que precisava analisar o teor do texto antes de formalmente questioná-lo no colegiado.

Papagaio sabido
Um papagaio de estimação perdido foi devolvido com segurança a seu proprietário no Japão depois de 'dizer' à polícia o seu endereço residencial. A dona do pássaro, uma mulher de 64 anos, disse que ensinou o endereço para o seu animal de estimação depois que comprou a ave, há dois anos. Segundo a polícia de Tóquio, ela havia perdido outro papagaio anteriormente e queria garantir que isso não ocorresse de novo. O pássaro, um macho, foi entregue às autoridades locais no domingo, e levou dois dias para 'contar' à polícia o seu endereço. O papagaio tinha fugido de casa, no oeste de Tóquio, domingo. Ele foi capturado em um hotel próximo, ao empoleirar-se no ombro de um hóspede.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...