(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 349

Geral Comentários 13 de janeiro de 2012

Notas Gerais


Mais vendas
As vendas no comércio varejista voltaram a crescer. Em novembro, houve alta de 1,3% na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em relação a novembro de 2010, houve alta de 6,8%. No acumulado do ano, verifica-se avanço de 6,7% na comparação com igual intervalo no ano passado. Nos últimos 12 meses, as vendas cresceram 7%. A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 1,3%, na comparação com o mês anterior. Em relação a novembro de 2010, a receita do comércio aumentou 10,9%. Na comparação com outubro, sete das oito atividades pesquisadas pelo Instituto registraram crescimento no volume de vendas.

Calor aumentou
O ano de 2012 pode se tornar um dos dez mais quentes desde 1850, com temperaturas globais quase 0,5 grau Celsius mais elevadas que a média registrada no período 1961-1990, afirmou o Met Office, o Departamento de Meteorologia do Reino Unido. O Met Office e a Universidade de East Anglia divulgaram, no mês passado, dados preliminares mostrando que 2011 foi o 11º ano mais quente já registrado, 0,36 grau Celsius acima da média de longo prazo aferida entre as décadas de 60 e 90, que foi de 14 graus. Os meteorologistas previram que em 2012 o desvio acima da média será de 0,48 grau, com uma margem de erro de 0,14 grau para mais ou menos. Mas, não foi o que aconteceu.

Banco dos réus
Começa na próxima segunda-feira o julgamento do ex-deputado federal alagoano Talvane Albuquerque (ex-PTN), acusado de mandar matar, em dezembro de 1998, a deputada Ceci Cunha (PSDB) para ocupar a vaga dela na Câmara Federal. Talvane será julgado pela Justiça Federal em Alagoas depois de o processo passar por uma série de idas e vindas entre as justiças estadual e federal. Ceci foi morta durante uma visita à casa de sua irmã, depois de ser diplomada deputada pela Justiça Eleitoral. Ela, o marido, Juvenal Cunha, o cunhado Iran Maranhão e a mãe dele, Ítala Maranhão, estavam em frente de casa quando foram baleados por vários pistoleiros. Todos morreram na hora.

Vida mais cara
Os preços da alimentação pressionaram a inflação para a terceira idade, que registrou alta de 1,67% no último trimestre de 2011. Com a elevação no período, o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade) fechou o ano em 6,19%, segundo divulgação da Fundação Getulio Vargas. Houve aceleração em relação ao terceiro trimestre, quando o indicador registrou alta de 0,91%. Já na relação com 2010, quando acumulou alta de 6,27%, o índice perdeu ritmo. Os dados mensurados pelo IPC-3i, verificam a "inflação" da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por pessoas com mais de 60 anos. Os índices são considerados preocupantes pelo Governo.

Suco de laranja
Os Estados Unidos suspenderam, temporariamente, a importação de suco de laranja de todos os países enquanto realiza testes neles. O país informou que irá destruir ou proibir produtos que contenham o fungicida carbendazim (vetado nos EUA). De acordo com a agência americana reguladora de alimentos e medicamentos, foram feitos testes iniciais em cargas trazidas do Canadá, mas o material não continha a substância química. A agência diz que estudos relacionam o produto ao aumento do risco de tumores no fígado em animais. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo, e cerca de 15% da produção vão para os EUA. Lá, o produto brasileiro custa menos que o suco local.

Fim de greve
Após acordo com o governo, os policiais civis do Ceará resolveram encerrar a greve iniciada no dia 4. O Sindicato dos Policiais Civis disse que a categoria vai ter reajuste salarial de 17% e mais 7% do reajuste anual do servidor público relativo a janeiro. Com o acordo, o ganho real foi de cerca de R$ 500. O salário de escrivães e inspetores no Estado era de R$ 2.125. Foi definido ainda que os policiais que participaram de paralisações desde julho do ano passado não sofrerão processos administrativos. Quem havia participado do movimento e teve seus salários descontados por faltas receberá o valor integral, mas terá de fazer horas extras para compensar os dias não trabalhados.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Convênios públicos têm nova regulamentação

11/05/2017

A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira,11, em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, para trata...

Corpo encontrado em lago é de empresário anapolino

04/05/2017

Na noite desta quinta-feira, 04, informação colhida pelo Jornal “A Voz de Anápolis”, junto a um irmão de Edmar Almeid...