(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 332

Geral Comentários 16 de setembro de 2011


Divisão
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que os Estados produtores de petróleo devem ceder parte de suas receitas com os royalties do pré-sal em favor dos estados não produtores. Mantega confirmou que a União está disposta a abrir mão de parte dos seus ganhos. “Nós estamos num processo de reconstrução de um consenso para elaboração de uma nova lei que possa satisfazer todas as partes, o que não é fácil, pois há conflito entre estados produtores e não produtores. Cada um tem que ceder um pouco, a União vai ceder um pouco e Estados produtores tem que ceder um pouco também", declarou Mantega. A declaração do ministro não foi bem aceita pro alguns estados produtores.

Repercussão
A presidente Dilma Rousseff, que perdeu seu quinto ministro em menos de nove meses de governo, "vem se equilibrando entre limpar seu governo manchado e em manter estável a coalizão que a levou ao poder", disse o jornal argentino "La Nación" nesta quinta-feira. O ministro do Turismo, Pedro Novais, foi obrigado a renunciar após a revelação de que ele estaria usando verba de gabinete para pagar uma empregada doméstica e o motorista que serve a sua mulher. "Novas denúncias de corrupção voltaram a sacudir o governo da presidente do Brasil", comenta o jornal. A reportagem diz que Pedro Novais é do PMDB, o principal parceiro da coalizão liderada pelo PT.

Abandono
Prometido há um ano pelo governo, o sistema de detecção do desmatamento no cerrado em tempo real, com imagens de satélite, ainda não saiu do papel. Ele seria feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nos moldes do Deter, que vigia a Amazônia. A previsão era de que estivesse em funcionamento neste ano. A falta de verba também deixou empacada a parceria entre o INPE e o IBAMA para criar um sistema que revele a taxa anual de desmate. Hoje, ela é medida anualmente por um sistema do IBAMA que é mais simples que o Prodes (do INPE, que dá a taxa de desmatamento na Amazônia). O sistema não dá taxas anuais, nem diferencia vegetação secundária de cerrados nativos.

Idiomas
A globalização e a pressão sobre comunidades indígenas de integrarem-se à cultura dominante estão acelerando o desaparecimento de centenas de idiomas no mundo todo. Isto representa mais que uma perda de palavras e a destruição de uma forma de levar a vida, avaliam analistas reunidos recentemente em Quito, no Peru. Dos 6.000 idiomas pesquisados no mundo, mais de 2.500 correm o risco de extinção, diz a UNESCO. Entre eles estão o andoa equatoriano, com, apenas, uma pessoa falante do idioma, e o zapara, com seis idosos fluentes. Com eles somem seus conhecimentos naturais, além da maneira de conceber o espaço, o Universo e a relação com outros seres humanos.

Animais
O país poderá ter menos testes pré-clínicos ou de segurança com animais. Esse é o objetivo de um termo de cooperação assinado na terça-feira (13) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O termo foi firmado com a Fiocruz, que será o "guarda-chuva" do futuro Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos. De acordo com Maria Cecília Brito, uma das diretoras da ANVISA, o objetivo é desenvolver e validar as chamadas metodologias alternativas de experimentação, que não usam animais para determinar a segurança ou eficiência de um produto. A ANVISA passará a chancelar produtos que só são aceitos após comprovações que envolvem animais em laboratório.

Visita papal
Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, confirmou que o Papa Bento 16 vem ao Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. Na sexta, no Campo de Marte, o religioso recebe a cruz peregrina, que correrá o Brasil deste mês até o evento. No dia 21 de agosto, Bento 16 anunciou que a Cidade do Rio de Janeiro acolherá a próxima JMJ (Jornada Mundial da Juventude), em 2013, durante discurso para centenas de milhares de jovens católicos reunidos na eucaristia que encerra o evento de Madri, na Espanha. Bento 16 esteve no Brasil em maio de 2007, e visitou as cidades de São Paulo e Aparecida (167 km de SP), além de outros eventos importna5es para a Igreja Católica.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...