(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 304

Geral Comentários 25 de fevereiro de 2011


Juiz absolvido
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na quarta-feira (23), a suspensão do afastamento do juiz Edilson Rodrigues, punido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por ter declarado em uma sentença que a Lei Maria da Penha era um "conjunto de regras diabólicas", afirmando ainda que "a desgraça humana começou com a mulher". Rodrigues respondeu a processo administrativo - que determinou seu afastamento pelo período de dois anos - depois de fazer "considerações de cunho preconceituoso e discriminatório" às mulheres em uma sentença proferida em 2007. A declaração do magistrado, à época, foi objeto de incontáveis polêmicas.

Economia melhora
A economia brasileira cresceu 0,7% em dezembro de 2010, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pela Serasa Experian. O crescimento no terceiro trimestre ficou em 0,8%, e o acumulado do ano chegou a 7,4%, o maior de toda a série histórica do indicador iniciada em 1991. Se os números se confirmarem, será a maior taxa de crescimento anual desde 1986, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 7,49%. O mercado interno foi o principal fator de elevação do PIB em 2010. A formação bruta de capital fixo avançou 21,5% e o consumo das famílias contribuiu com o crescimento de 6,6%, fruto da grande oferta de crédito e ganhos reais de renda.

Exame de Ordem
O juiz federal Julier Sebastião da Silva, titular da 1ª Vara da Justiça Federal de Cuiabá concedeu liminar determinando que a Ordem dos Advogados do Brasil inscreva o bacharel em direito Davi Soares de Miranda como advogado sem exigir aprovação no Exame de Ordem. Para fundamentar sua decisão, o juiz afirmou que “a Constituição Federal garante, em seu artigo 5º, XIII, o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Dispõe ainda que é da União a competência privativa para legislar sobre a organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício das profissões (artigo 22, XVI)”.

Bolsa família
A presidente Dilma Rousseff anunciará, na próxima terça-feira, em Irecê, no sertão baiano, um reajuste no benefício do Bolsa Família, que paga em média R$ 94 para famílias de baixa renda. O porcentual de aumento será definido esta semana. O último reajuste do principal programa de transferência de renda do governo ocorreu em setembro de 2009. Em Irecê, Dilma deverá visitar uma feira de produtos agrícolas realizada por beneficiados pelos programas sociais do governo. Com sete mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, o município baiano faz parte do “polígono das secas” no Nordeste. O programa atende hoje um total de 12,9 milhões de famílias no País.

Excentricidade
Se há quem possa se gabar de ter informações privilegiadas sobre Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, esse alguém atende pelo nome de Eric. Trata-se do novo cachorrinho do empresário, um pastor alemão que tem passaporte alemão, dois adestradores que só falam com ele na língua de Goethe e circula com ele para cima e para baixo em seus deslocamentos pelo céu e pela terra. Um dos poucos bilionários da América do Sul, Eike Batista tem demonstrado suas excentricidades em diferentes projetos que vão desde iates de proporções descomunais, a coleções de automóveis e outros artigos inalcançáveis pela maioria dos pobres mortais. Quem pode, pode!

Violência
O mapa da violência no Brasil divulgado na quinta-feira (24) pelo Ministério da Justiça, a partir de um levantamento feito pelo Instituto Sangari, revelou que a taxa de homicídios entre os jovens de 15 a 24 anos cresceu de 30 para 52,9 por 100 mil habitantes entre 1980 e 2008. Segundo o coordenador do estudo, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, há 30 anos, a população jovem e não-jovem morria “praticamente da mesma forma”, ou seja, a proporção de mortes violentas e naturais era quase igual. Mas, a partir da década de 80, ocorreu o que ele chamou de “novo padrão de mortalidade juvenil”, com aumento nas mortes por homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura vai contratar OS para promover os eventos natalinos

12/10/2017

A Prefeitura está lançando edital de chamamento público para seleção e posterior estabelecimento de Termo de Colaboraç...

Anápolis tem 1ª Olimpíada Digital de Matemática

12/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a 1ª Olimpíada Digital de Matemática. O...

Pesquisa retrata infância em Goiás

12/10/2017

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)...

Fisco flagra transporte com notas irregulares

12/10/2017

A equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Anápolis flagrou na última terça-feira,10, dois cam...